Marketing para advogados: as melhores estratégias para a advocacia

O marketing jurídico ou marketing para advogados é o conceito que caracteriza o conjunto de técnicas utilizadas para fortalecer a imagem de advogados no meio digital, atuando de acordo com as limitações determinadas pelo Código de Ética da OAB

  • Soluções Industriais
  • 24 de junho de 2020
  • ATUALIZADO EM: 26 de junho de 2020
  • TEMPO DE LEITURA: 4 minuto(s)
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Saiba o que é o marketing jurídico e como ele pode auxiliar

O marketing jurídico ou marketing para advogados é uma ferramenta valiosa para o sucesso de profissionais e escritórios do ramo. Dessa forma, com a aplicação de estratégias bem elaboradas e, principalmente, pensadas, é possível captar novos clientes e alcançar bons resultados.

O conceito, relativamente novo, tem conquistado cada vez mais espaço no cenário jurídico nacional e internacional. No entanto, ele também é responsável por causar uma série de dúvidas, como: o que é o marketing jurídico? Qual a sua importância e vantagens?

Na medida em que o marketing para advogados cresce, os questionamentos em relação às limitações estabelecidas pelo Código de Ética da OAB também aumentam. Mas, vale ressaltar que a ferramenta atua conforme as normas e as regras da propostas pela OAB.

Pensando em responder a essas e outras perguntas, preparamos este conteúdo com o objetivo de mostrar a você, profissional, o que é o marketing jurídico e quais são as vantagens que ele é capaz de proporcionar. Boa leitura!

O que é marketing jurídico ou marketing para advogados?

O marketing jurídico é o conceito que caracteriza o conjunto de técnicas utilizadas para fortalecer a imagem de advogados no meio digital, atuando de acordo com as limitações determinadas pelo Código de Ética da OAB.

A metodologia é extremamente visada para fins de captação e destaque de mercado. Ou seja, adotando as estratégias corretas, é possível conquistar novos clientes, promover a marca no cenário jurídico e conquistar diferenciais perante a concorrência.



Contudo, vale destacar que a elaboração de boas estratégias exige um bom planejamento e o aprimoramento de técnicas. Por isso, para conquistar bons resultados, as ações aplicadas devem estar alinhadas a missão e objetivos do escritório.

Como o marketing jurídico pode ser útil?

O avanço da internet transformou o cenário jurídico. O marketing é um ótimo exemplo de inovação e mudança. A ferramenta auxilia na potencialização de oportunidades e permite a entrega de valor ao público-alvo, mesmo em áreas restritas, como lavadora de piso.

Além desse conjunto de benefícios, o marketing para advogados é extremamente útil em outros aspectos e questões comerciais. Listamos algumas vantagens a seguir. Confira:

marketing para advogados

1. Expandir as oportunidades de negócios com marketing para advogados

O contato físico ainda é muito presente no ramo jurídico. Mas, podemos considerá-lo como uma alternativa um pouco ultrapassada. Por isso, implementar estratégias do marketing para advogados permite que você alcance uma rede enorme de clientes e potenciais clientes.

Além disso, é importante considerar o fato de que, com o avanço da internet e a inclusão das plataformas digitais, as barreiras geográficas foram eliminadas no mundo dos negócios, tornando o alcance ainda maior.

Portanto, com a elaboração de ações do marketing jurídico, é possível atingir um público mais propenso a fechar novos negócios. Afinal, os seus potenciais clientes já vão conhecer minimamente as soluções do seu escritório.

Optando por uma boa estratégia, você consegue segmentar o perfil de cliente ideal para a realidade do seu negócio. E, justamente por essa razão, o marketing para advogados mostra-se tão importante na sociedade contemporânea.

2. Aproximação com o cliente

O objetivo de toda estratégia de marketing é o relacionamento. Afinal, a boa relação com os clientes é a maneira mais assertiva para convertê-los e fidelizá-los. Nesse sentido, o marketing para advogados atua na aproximação entre cliente e marca.

Além do mais, com algumas estratégias de relacionamento, é possível transformar os clientes em grandes admiradores e, principalmente, disseminadores da marca. Dessa forma, gerando o interesse mútuo e genuíno por parte do consumidor.

No entanto, essa não é uma atividade tão simples. Nesse sentido, é importante mencionar que a construção de um bom relacionamento exige tempo e paciência, além de uma base consistente de confiança.

3. Alcance de metas e objetivos do escritório com marketing para advogados

Outra característica predominante do marketing para advogados é o auxílio no alcance de metas e objetivos individuais ou coletivos do escritório. O que, nesse sentido, se faz fundamental, uma vez que resulta no crescimento sustentável do negócio.

Dessa forma, a partir da criação de um plano estratégico para o escritório, é possível gerar boas ações que aproximam o profissional do objetivo estipulado.

Mas, é importante dizer que para que as metas sejam traçadas, é necessário alinhamento, paciência e muito desempenho por parte dos profissional e da equipe em geral.

4. Competitividade de mercado

É fato: a competitividade se faz cada vez mais presente com a implementação de novas tecnologias e com o desenvolvimento digital. Em outras palavras, a concorrência está mais acirrada devido as plataformas de alcance e visibilidade.

Portanto, uma ótima maneira de identificar a satisfação do público-alvo é quando os consumidores preferem confiar no seu trabalho do que se arriscar a contratar outro profissional ou escritório, mesmo que renomado.

Sendo assim, quanto mais você pensa e atua de forma estratégica, melhor é a reputação e a imagem do seu negócio no mercado.

Além disso, vale lembrar que a satisfação do cliente é fundamental, uma vez que ele pode influenciar outros consumidores a respeito da sua marca.

Dicas para aplicar o marketing para advogados

A ferramenta mais valiosa do marketing jurídico é a criação de conteúdos relevantes e informativos. Afinal, na medida em que o mercado mercado fica cada vez mais competitivo, a exigência do consumidor aumenta.

Atualmente, o consumidor não deseja apenas receber um serviço de qualidade, mas também busca por conhecimento e informação. Portanto, construa conteúdos respondendo as principais dúvidas e questionamentos do público-alvo.

Além disso, é importante segmentar o público-alvo, ou seja, utilize métricas para identificar as principais características demográficas dos consumidores, como: gênero, faixa etária, renda, preferências, entre outras alternativas.

Outra opção para aplicar o marketing jurídico é realizar um breve estudo sobre os casos solucionados pelo escritório para entender como os profissionais têm resolvido os problemas apresentados. Mas, é preciso seguir algumas recomendações, veja:

  • Estude e aplica técnicas de SEO em seus conteúdos. Essa é uma ótima alternativa para que a sua página se posicione no Google;
  • Responda comentários e mensagens privadas. Além de interagir com os clientes nas redes sociais. Lembre-se: o marketing jurídico tem como princípio o relacionamento;
  • Produza conteúdos específicos para cada rede social. Por exemplo: no Facebook você pode pensar em pautas sobre acidentes envolvendo molas de compressão.

Por fim, como você pode perceber, o marketing jurídico é fundamental para o crescimento dos negócios. Lembre-se que a fidelização e o bom relacionamento é o que garante os bons resultados!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

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