OAB: Os detalhes mais importantes sobre a prova

O exame de ordem da OAB é uma prova realizada em duas etapas (uma objetiva e uma subjetiva) para avaliação das competências e dos conhecimentos técnicos candidatos, cuja aprovação é necessária para a inscrição nos quadros da OAB e para o exercício da advocacia.

  • Soluções Industriais
  • 17 de março de 2020
  • ATUALIZADO EM: 17 de março de 2020
  • TEMPO DE LEITURA: 4 minuto(s)
  • 0 Comentários. COMENTE!

Dicas essenciais para passar no Exame de Ordem da OAB e exercer a advocacia!

Se você está lendo esse post, provavelmente chegou a uma parte muito importante da sua carreira, onde você quer mostrar todo os esforços que teve, com a finalidade de se tornar um advogado de sucesso. Mas antes disso, existe um obstáculo a ser ultrapassado: o Exame de Ordem da OAB.

Com tantas opções diversas para seguir no ramo de advocacia, o estudante de direito precisa seguir, assim, uma rotina de estudo e disciplina intercalando assuntos gerais, leis, assuntos de contratos diversos, entre outros.

Após concluído o bacharelado em Direito, o estudante pode escolher, então, se quer se tornar um advogado, juiz, consultor legislativo, procurador, promotor, entre outros. Cada uma dessas escolhas, no entanto, demandará esforços distintos, seja em especialização ou em provas e concursos.

Para que o sonho de exercer a advocacia seja concretizado, é necessário realizar uma prova organizada pela OAB, com o intuito de mostrar que o estudante realmente adquiriu os conhecimentos técnicos necessários para iniciar sua carreira.

Quer se tornar uma advogado e passar em uma ótima classificação pelo exame da OAB? Então acompanhe esse post, nós vamos te explicar todos os detalhes possíveis para você obter sucesso!

1. O que é a OAB?

A OAB significa Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, ou apenas Ordem dos Advogados do Brasil.



O órgão foi fundado em 1930, embora já existisse o IAB (Instituto dos Advogados do Brasil) e o seu projeto também fosse anterior. Seu principal intuito era formalizar e gerenciar, dessa maneira, os profissionais do ramo de advocacia do país, além de estabelecer regras e normas para regularizar as ações advocatícias.

De forma resumida, portanto, a OAB possui, hoje, o objetivo de representar e gerenciar o interesse dos advogados do Brasil.

É importante, contudo, ressaltarmos que a OAB não trata apenas de profissionais autônomos. Até mesmo uma empresa que faz instalação câmera de segurança, por exemplo, e que possui um departamento jurídico, precisa estar devidamente regulamentada pela OAB.

Além disso, a OAB também é reconhecida por organizar uma prova periódica para que o estudante em direito possa ser regulamentado como um profissional qualificado para atuar no ramo. Vamos falar mais sobre essa prova no próximo tópico. Continue lendo!

oab

2. O que é a prova da OAB?

Como dissemos acima, a prova da OAB é imprescindível para qualquer profissional que queira exercer a advocacia e assim crescer no ramo.

Isto porque, para ser registrado em qualquer área do ramo de advocacia, você precisa ter a carteirinha que comprova sua aprovação no exame.

Sem a prova realizada e concluída, desse modo, o bacharel em Direito também não consegue realizar seu registro e obter sua carteira.

Há algumas situações, inclusive, em que que não é preciso necessariamente obter a prova da Ordem dos Advogados, como no caso de quem realiza concursos públicos que não exigem a inscrição nos quadros da OAB.

No entanto, ter o certificado da Ordem continua sendo interessante para que o profissional demonstre mais credibilidade e prove que realmente possui o conhecimento técnico necessário.

Além disso, com o certificado do exame, você consegue abrir mais portas entre diversas empresas de diferentes segmentos.

Imagine que até mesmo indústrias que fazem o aluguel de compressor podem te contratar, desde que tenham um departamento jurídico ou legislativo, por exemplo!

3. Quais as características da prova?

Se você chegou até aqui, provavelmente você realmente tem interesse em realizar o teste e procura formas para se capacitar até o dia do Exame de Ordem da OAB.

Se você possui curiosidade sobre as características da prova e de que forma que deve realizá-la, é preciso saber, primeiro, sobre os temas das perguntas, quais temas envolve e também ter um bom conhecimento em áreas relacionadas, como código de ética, regulamento geral, entre outros. A partir disso, poderá elaborar um cronograma de estudos qualificado.

Sobre as características do exame da Ordem, o teste é separado por duas fases. A primeira fase é alternativa e conta com 80 questões envolvendo 17 disciplinas diversas. A segunda, por sua vez, é composta por uma redação e 4 questões dissertativas.

Ao contrário da primeira, na segunda fase da prova, você pode escolher entre as seguintes áreas:

  • Civil
  • Constitucional
  • Administrativo
  • Penal
  • Trabalhista
  • Empresarial
  • Tributário

Normalmente, o teste é desenvolvido três vezes durante o ano, e o tempo de duração da prova é de 5 horas. Por essa razão, também é preciso ficar atento a duração da prova e se organizar para responder cada questão.

Se você estuda, ou trabalha em uma indústria de lençol de borracha ou qualquer outra atividade que exija que você esteja presente, até mesmo nos fins de semana, procure conversar com a empresa e explique a sua situação para conseguir realizar a prova sem impedimentos.

Para passar na primeira fase, é preciso pelo menos obter um aproveitamento de 50%, ou seja, acertar 40 questões.

4. Quais são os assuntos abordados na prova?

Como dissemos, a 1ª fase da prova da OAB aborda 17 disciplinas diferentes. Como as áreas são muito diversas, é preciso ter um bom domínio sobre cada tipo de conteúdo a ser tratado.

Veja abaixo, portanto, quais são os assuntos abordados:

  • Filosofia do direito;
  • Direito internacional;
  • Direito do trabalho;
  • Processo do trabalho;
  • Direito penal;
  • Processo penal;
  • Direito constitucional;
  • Direitos humanos;
  • Estatuto da criança e do adolescente;
  • Direito ambiental;
  • Direito administrativo;
  • Ética;
  • Direito do consumidor;
  • Direito civil;
  • Processo civil;
  • Direito tributário;
  • Direito empresarial;

Mas lembre-se: o número de quantidade de questões por disciplina é variável. Isso significa que, se você já viu ou prestou alguma vez a prova, e viu que a quantidade para a disciplina do direito do trabalho é de 5 questões, por exemplo, na próxima prova, isso pode alterar.

5. Como se preparar para a prova?

Para se adaptar ao processo do Exame de Ordem da OAB, é extremamente necessário ter uma preparação adequada. A nossa recomendação é que você sempre se baseie onde as informações são confiáveis, ou seja, em apostilas e em livros didáticos.

Faça um cronograma de estudo e separe por dia de semana ou mês. Assim, você também controla melhor o estudo por cada disciplina.

Além disso, não desista se você já tentou realizar a prova mais de uma vez. É exatamente a persistência e a dedicação que faz com que você sempre aprenda e se capacite cada vez mais! E você ainda poderá reaproveitar a sua aprovação na primeira fase por mais uma vez, caso não seja aprovado na segunda.

O que acha da prova da Ordem dos Advogados? Você já realizou alguma vez? Achou interessante? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Quer saber tudo sobre a OAB e a prática da advocacia? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV – software jurídico em seu e-mail.

Soluções Industriais

A Soluções Industriais é uma poderosa plataforma de geração negócios para o mercado B2B, pois conecta compradores e tomadores de decisão aos melhores fornecedores industriais. É também uma referência para o lançamento de produtos e atualização das últimas inovações e tecnologias do mercado industrial.

ARTIGOS RELACIONADOS

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *