Fatores relevantes para consolidar uma carreira de advogado

Tempo de leitura: 2 minutos

Para ter uma carreira de advogado consolidada é necessário mais do que um diploma de uma instituição de ensino de referência. Estudo constante e fatores comportamentais são indispensáveis para o sucesso profissional, assim como a capacidade de organização e gestão, que auxiliam o profissional a desempenhar atividades que realmente fazem a diferença, investindo menos esforço e tempo nas tarefas menores.

Abaixo, confira dicas para qualificar seu trabalho e ter uma carreira de advogado bem-sucedida

1 – Atualização constante

Como já destacado, os conhecimentos adquiridos durante a faculdade não são suficientes para ter uma carreira de advogado consolidada. Frequentemente, nossa legislação sofre alterações — como a do Novo Código de Processo Cível (CPC) — e quem tem nela sua base de atuação precisa estar constantemente atualizado. Para isso, além de se manter informado com leituras diárias, é recomendado buscar cursos e especializações em sua área de exercício. Conforme citado no post “6 dicas indispensáveis para jovens advogados”, não basta ler intensamente sobre um assunto, é preciso estudá-lo em profundidade. Ser especialista  em uma área de direito transmite confiança e credibilidade, ajuda a captar clientes e reforça o papel do profissional como referência no mercado.

carreira de advogado

2 – Relacionamento interpessoal

Uma carreira de advogado bem-sucedida depende da capacidade de relacionamento interpessoal. O dia a dia do profissional prevê interações com clientes, testemunhas, juízes, promotores e outros colegas. É fundamental desenvolver a habilidade de discursar e de ser um bom ouvinte. Perceber as mensagens não verbais implícitas nos comportamentos das pessoas também lhe será vantajoso. Advogados em início de carreira que não possuem essas competências devem adquiri-las por meio de cursos e leituras.

3 – Capacidade de gestão

A gestão do escritório, da agenda e do tempo são fatores que influenciam diretamente a produtividade do profissional. O advogado, que precisa lidar diariamente com prazos externos, deve buscar soluções para organizar suas tarefas de forma mais rápida e objetiva. A utilização de um software jurídico é uma alternativa para gerenciar e acompanhar em um único lugar as informações que transitam no escritório. A ferramenta, quando opera na nuvem — como é o caso do SAJ ADV — permite o acesso às informações em qualquer lugar, propiciando economia de tempo com o cadastro de intimações, leitura e delegação de prazo. A tecnologia ainda faz o controle financeiro de atendimentos, processos e da operação do escritório de advocacia.



As condições acima são importantes para se alcançar o sucesso na profissão, mas vale lembrar que a ética e o trabalho bem feito ainda são os pilares para conquistar e manter uma próspera carreira de advogado.

Quer ficar por dentro de todas as nossas novidades? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *