5 ferramentas de gestão na advocacia que todo advogado deve ter

Tempo de leitura: 6 minutos

5 ferramentas para facilitar a gestão na advocacia

A carreira do Direito não é fácil. Há, na verdade, muitos desafios a serem enfrentados por aqueles que decidem segui-la. Em primeiro lugar, a aprovação no Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do brasil (OAB). Contudo, este é apenas um dos desafios. É na rotina agitada de um escritório – e na gestão na advocacia – que se encontram a maior parte dos “problemas” de um advogado. Lidar com uma agenda de compromissos – sem perder nenhum evento -, preencher relatórios, manter um controle de documentos, se atentar as despesas e ao fluxo do caixa… isso tudo sem se descuidar do cliente, é claro.

Tarefas como essas podem exigir do profissional um esforço e uma carga horária significativos. E fazem, desse modo, com que o cotidiano se torne maçante sem necessidade.

Com todo o avanço conquistado pela tecnologia nos últimos anos, no entanto, era inevitável que surgissem soluções para questões como essas. Os processos eletrônicos reconfiguraram a dinâmica de trabalho dentro das empresas. E se tornou impossível, então, resistir a todas as facilidades que o meio tecnológico nos fornece.

Até mesmo aqueles que se mostravam mais arcaicos e apresentavam dificuldades para lidar com a nova “era online” reconhecem, assim, que as simplicidade, automatização e otimização oferecidas por ela são, de fato, mais significativas e vantajosas. Resultado: hoje, todo profissional possui um domínio, ainda que pequeno, da tecnologia. E desfruta, dessa forma, de determinadas ferramentas digitais para conseguir realizar suas tarefas com maior excelência.

ferramentas de gestão na advocacia

O mercado, portanto, oferece, hoje, diversas ferramentas para automatizar as atividades do escritório. E claro, para, assim, facilitar o trabalho dos gestores. Com isso em mente, destacamos aqui algumas ferramentas de gestão na advocacia que merecem destaque.



1. Agenda Eletrônica

O número de prazos com quem um advogado precisa lidar é grande. São compromissos no fórum, reunião com os clientes, audiências, o dia do pagamento de uma taxa, tributo ou empréstimo… enfim, muitas atividades em prazos nem sempre condizente. Desse modo, erros pequenos podem gerar danos enormes.

Analisando o número informações com que um escritório lida durante o dia, chegamos a conclusão. Todos os compromissos devem ser, portanto, anotados em um único local. Assim a informação fica centralizada e o acesso é facilitado. Mas também, a gestão na advocacia pode se tornar mais eficaz.

Tudo isso, contudo, pode ser solucionado com a adesão de uma agenda online. Além de poder ser acessada de qualquer lugar – basta que o profissional disponha de um aparelho com conexão a internet – , a essa ferramenta também costuma estar acoplado sistema de alertas que transmite avisos para as datas destacadas-, e o advogado ainda é lembrado de seus eventos.

2. Armazenamento Digital

Possuir o controle dos processos judiciais do escritório por meio de uma planilha pode até atender as necessidades do escritório em um momento inicial. Mas, à medida que a quantidade de clientes aumenta de maneira significativa, essas planilhas se tornam verdadeiras ciladas. Ficam cada vez mais sujeitas a falhas, além do baixo nível de segurança dos dados armazenados. Isto, contudo, não é prejudicial apenas ao advogado e à gestão na advocacia. É, desse modo, também prejudicial ao cliente.

Como solução surgem as ferramentas digitais. A nuvem de armazenamento, por exemplo, é bastante famosa. Essa alternativa permite que as informações sejam lançadas e guardadas na nuvem digital, tudo através de um processo ágil e fácil, mas além disso possibilita um acesso imediato de qualquer lugar.

Os dados agora podem ser compartilhados com as pessoas desejadas, e recebem atualizações em tempo real. Com a nuvem qualquer advogado pode acessar seus documentos do escritório, de casa, e até mesmo de outra cidade – e novamente o único pré-requisito é que se tenha acesso a internet.  



As informações lançadas em um único lugar se mantêm centralizadas, e os relatos de profissionais que adotaram essa forma de armazenamento é de que, se antes eram necessárias salas inteiras para armazenar pasta e planilhas, agora tudo se encontra ao alcance das mãos.

É o fim das horas contínuas dedicadas a organização de documentos e do dinheiro gasto em impressão e cópias.

3. Auxiliar Financeiro

Administrar as finanças de um negócio não é um trabalho simples. Nos escritórios de advocacia, onde essa função normalmente é designada a um advogado, o processo pode se tornar mais complexo. Dessa maneira, aderir a uma ferramenta digital de controle financeiro pode se tornar a melhor opção para aqueles que buscam por melhorias nesse setor.

Com uma ferramenta digital de controle financeiro surge a possibilidade de automatizar e otimizar tarefas como o controle de honorários e despesas, organizar o fluxo de caixa e a emissão faturas. Além disso, esse recurso conta com um complexo de segurança que garante que somente pessoas autorizadas tenham acesso à plataforma.  

4. Software Jurídico para gestão na advocacia

O software jurídico é uma ferramenta tecnológica que auxilia a gestão na advocacia. E atualmente, já faz parte do cotidiano dos melhores advogados e escritórios de advocacia.

As vantagens são inúmeras. E o mercado trabalha cada dia mais no desenvolvimento desse recurso. O SAJ ADV, por exemplo, é um software jurídico que tem como objetivo automatizar, facilitar, e simplificar as tarefas executadas no dia a dia. O software ajuda com a gestão de processos, o controle de prazos, a organização da parte financeira, a integração da equipe, entre outros. Ou seja, adquirindo o software é adquirido também as outras ferramentas citadas até aqui.

5. Ferramentas de PDF

Como a maior parte dos processos jurídicos no Brasil giram em torno de documentos é preciso que se tenha um bom sustento e manuseio do formato desses arquivos. As ferramentas de PDF são um diferencial com inúmeras vantagens para o trabalho dos advogados e escritórios. Isso ocorre porque tais ferramentas garantem o acesso e a segurança do arquivo e dos dados que nele estão contidos.

Nesse ponto indicamos as Ferramentas de PDF da empresa Juristas, que apresenta propriedade e excelência no assunto.  

A adesão de ferramentas para a gestão por um advogado contém inúmeras vantagens, e entre elas se incluem:

  • aumento da produtividade do escritório;
  • uma economia em diversos setores;
  • a possibilidade de uma gestão a distância;
  • a organização e o controle do escritório;
  • automação e otimização de tarefas;
  • melhoria de resultados.

Diminuir o tempo gasto em tarefas repetitivas, otimizar, ter total controle sobre a rotina do escritório e aumentar a produtividade do dia a dia são metas claras de todo advogado. Sem abandonar os valores e princípios da profissão jurídica, é possível se conectar cada vez mais com a tecnologia. Afinal, através dela essas metas se tornam alcançáveis.

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