O desafio da fidelização de clientes na área jurídica

Se você acompanha o Blog do SAJ ADV, já conhece os passos fundamentais para conquistar novos clientes na advocacia. Porém, a prospecção é apenas a primeira etapa para um escritório bem-sucedido. Tendo uma carteira de clientes, é hora de começar a se preocupar em mantê-la. Estima-se que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato do que conquistar um novo. Para a fidelização de clientes, é indispensável conhecer quem contrata os seus serviços, além de estar constantemente em contato com eles.

A fidelização de clientes na advocacia em dois passos:

  1. Mantenha contato

Nem todo mundo entende os trâmites de um processo. Apesar de conhecer a morosidade da Justiça, o cliente não tem como perceber a qualidade do seu serviço se ficar muito tempo sem um retorno. O seu papel é deixá-lo ciente de que apesar de o resultado final ser incerto, a banca está fazendo o possível para o êxito da causa. O advogado também deve educar e ajudar o cliente a perceber a qualidade do trabalho desenvolvido pelo escritório jurídico. Para isso, cuide com o juridiquês. Não adianta manter um relacionamento com o cliente e comunicá-lo sobre todos os estágios da ação judicial, se você utilizar uma linguagem que ele não entenderá. Esse é o primeiro passo para a fidelização de clientes em um escritório de advocacia.  

fidelização de clientes

  1. Ouça as reclamações

A regra de ouro em qualquer estratégia de fidelização de clientes é mantê-los satisfeitos. A forma mais efetiva de medir essa satisfação e aprimorar os serviços prestados é a partir do feedback dos clientes. Quando há uma reclamação, o advogado tem que estar à disposição para ouvir, mesmo que inicialmente possa parecer desagradável. Um cliente insatisfeito que não tem meios para reclamar ao escritório, provavelmente compartilhará o descontentamento com amigos, familiares ou até mesmo para todos os contatos dele nas redes sociais. Como já vimos no post que aborda a importância da fidelização de clientes, o boca-a-boca pode atrair muito clientes, mas quando a propaganda é negativa, certamente afastará as pessoas do seu negócio. Lembre-se: ao não dar atenção às reclamações, além de perdê-los, é possível que você perca um mercado a ser conquistado.

Você costuma manter seus clientes informados e receber feedback deles? Usa outros meios para a fidelização de clientes? Conte sua experiência para a gente nos comentários.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre fidelização de clientes? Faça seu cadastro e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *