Fórum de debates: a importância dessa ferramenta para advogados

Fórum de debates ou de discussões jurídicas é um espaço online destinado a profissionais, estudantes ou leigos, para conversa sobre questões relacionados ao Direito, troca de experiências profissionais e construção de conhecimento.

Entenda o que é, como funciona e por que ele pode ajudar na sua carreira

A humanidade sempre teve o hábito de expor e defender suas opiniões, conhecimentos ou dados. Se na antiguidade essas discussões se davam na ágora, hoje elas se dão na internet. E no meio online, essa prática acontece em um fórum de debates.

O primeiro fórum foi criado ainda na década de 1980, por John Smith. Ele o fez com o intuito de proporcionar aos usuários da web a possibilidade de discutir por mensagens. Em outras palavras, um espaço para permitir a interação entre pessoas de todos os lugares. Como em um diálogo, com perguntas e respostas diretas.

No meio jurídico, em particular, há várias opções. Uma delas é o Fórum Juristas. O canal fica dentro do Portal Juristas, um site 100% voltado para o mundo jurídico e as várias áreas do Direito.

Mas o que você precisa saber antes de entrar em um fórum de debates para advogados? E o que observar antes de escolher um? E, finalmente, mas não menos importante: como isso pode ajudar na carreira?

Você vai saber neste post! Então, continue a leitura!

fórum de debates para advogados

O que caracteriza um fórum de debates

Como já dissemos, um fórum de discussão é um espaço interativo e agradável para debate. Por isso, a prática tem crescido bastante. E serve tanto a operadores de direito quanto a leigos. Para os primeiros, há informações ou dados de fácil acesso, o que agiliza o trabalho do cotidiano. Para os segundos, há riqueza de conteúdo da área jurídica, que auxilia com informações precisas e assertivas.



Via de regra, o acesso é gratuito. E a maioria dos membros são incentivados a contribuir. Afinal, um fórum sem conversas não é um fórum.

Por isso, todos têm a possibilidade de compartilhar ou fazer perguntas sobre informações, jurisprudência e experiências da vida como advogado atuante. Justamente por isso, obtém-se muitas dicas para a profissão.

Contudo, é necessário que o membro esteja atento o tempo inteiro às regras de convivência. Na internet, elas continuam valendo. É preciso saber usar o bom senso ao avaliar as informações e as dicas de outros usuários.

Como entrar em um fórum de debates

Os fóruns de discussão para o meio jurídico ou especificamente para a advocacia funcionam como qualquer outro. De modo geral, todo internauta pode visualizar os fóruns existentes na internet. Entretanto, boa parte solicitará a criação de um login para participar, seja para publicar um novo tópico ou responder a uma publicação.

Por isso, antes de entrar, veja se as discussões lhe interessam. Observe qual o tema geral do fórum. Por exemplo, se você tem um escritório de advocacia, temas como gestão, finanças, marketing e prospecção podem ser importantes. Se você busca jurisprudência em um ramo específico da advocacia, veja o quão atualizada ela está. Se o seu interesse é discutir notícias jurídicas, cheque as fontes etc. Em suma, verifique o grau de seriedade das discussões.

Outro ponto importante para conhecer, antes de entrar, é a política de uso. Leia todas as regras de publicação e de convivência no espaço, para não cometer erros logo ao chegar.

Para que o fórum de debates funcione bem, há regras claras e válidas para todos os membros. A premissa de funcionamento de um fórum é a livre aceitação e colaboração de todos.

Além disso, normalmente, há um moderador. Ele é o responsável pela “manutenção” da ferramenta. E vai monitorar as atividades dos membros, apagando spans e verificando abusos ou violações às regras do fórum.

Por que participar de um fórum ajuda na carreira

1. Fonte de informações, entendimentos jurisprudenciais e conteúdos

A participação em fóruns de discussão do meio jurídico ajuda, e muito, o profissional que quer se atualizar no Direito. Afinal, a base é fonte de informações extremamente positiva para o advogado, especialmente diante do dinamismo do Direito.

Outro ponto é a possibilidade de tirar dúvidas. Você fica a par de novas legislações, comenta entendimentos jurisprudenciais, além de compartilhar e divulgar conhecimentos práticos e teóricos, mantendo-se atualizado sempre.

E, ainda, você conta com a contribuição dos demais membros, que também podem ser colegas da profissão. Com o aporte deles, a conversa se enriquece. Em resumo, quando o foco é bem direcionado, aumentam as chances de os usuários aprenderem novas teorias e conteúdos.

2. Visão geral ou específica à sua escolha

Na hipótese de você não querer perder tempo, uma dica de grande valia é direcionar seu foco a fóruns que discutam temas específicos em vez de tópicos jurídicos em geral.

Geralmente, os fóruns são subdivididos em temas ou categorias para facilitar a busca e a interação dos usuários. Assim, você encontra o conteúdo que deseja com facilidade e sem perda de tempo.

3. Networking, autoridade no cenário jurídico e novos clientes

Sem nenhuma dúvida, a participação em um fórum de debates ainda pode ser positiva para aumentar consideravelmente seu networking e, assim, conquistar parcerias com outros profissionais, participar de eventos etc.

Outra grande vantagem de fazer parte e ser participante ativo de fóruns de discussão do meio jurídico é se posicionar como uma autoridade na sua área. Ao conquistar a audiência, certamente você chamará a atenção também de clientes.

Como agir dentro de um fórum de debates?

Por várias razões, participar de fóruns de debates jurídicos vale a pena. Mas os louros só virão se você conquistá-los. E isso depende de sua atitude. Seu comportamento em relação aos demais membros do fórum, sua atividade, seu respeito às regras do espaço são condições para estar no espaço. Mas, para ir além, há que fazer mais.

1. Afaste-se da guerra de egos

Seja genuíno em suas manifestações. Portanto, jamais busque medir forças com outros usuários por puro esporte. O interesse maior não são as pessoas, mas as questões.

2. Seja claro

Uma vez que vários advogados estão habituados com o excesso de palavras para se expressar, destaque-se pela clareza. No caso de um fórum de debates, vale o ditado popular de que menos é mais. Palavreado floreado, normalmente, peca pela carência de conteúdo. Com objetividade e concisão, você demonstra autoridade sem enrolar, sem encher linguiça nem dar margem a uma compreensão errada da mensagem.

3. Arrogância não funciona

O terceiro ponto tem a ver com a definição de fórum de discussão. Participe dele com o objetivo para que ele foi criado: meio de aprendizagem e aprimoramento com base na conversa. Por isso, não seja arrogante nem se faça de dono da verdade. Tampouco tente impor seu ponto de vista ou polemizar, e sim argumente. Para isso, passe longe da arrogância e da grosseria.

4. Participe sem medo

Ninguém entra em um fórum se não for para participar. Interagir não é obrigação, entretanto faça-se presente de acordo com as suas possibilidades. Os demais usuários vão admirar você naturalmente, caso sua postura seja profissional e colaborativa.

Pronto para os debates?

Por fim, está convencido de que um fórum de debates jurídicos é um bom lugar para marcar presença?

Então, participe agora mesmo de um deles! Entre no Fórum dos Juristas e acompanhe desde já as discussões do meio jurídico. Além disso, aproveite para conhecer o Portal de Assinaturas Juristas Signer.

Você verá como é proveitoso para a sua carreira como advogado. Só não esqueça de voltar aqui depois para me contar!

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre carreira na advogacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *