Brasil sediará em 2018 o 1º Fórum Íbero Americano de Sustentabilidade

Tempo de leitura: 6 minutos

Brasil sediará o 1º Fórum Íbero Americano de Sustentabilidade, e a cidade escolhida foi Goiânia. O Fórum foi idealizado e será realizado pela Fundação Pró-Cerrado, agendado para ocorrer em setembro de 2018.

A Fundação Pró-Cerrado, organização da sociedade civil que atua, há mais de 20 anos, na promoção da cidadania, em parceria com o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor, e é inspirado pelo Jovem e sua expressiva capacidade de transformação social, usando entre outras frentes a sustentabilidade. Sua sede em Goiânia, Goiás, mas a organização mantém núcleos socioeducativos também em outras cidades, tais como Aparecida de Goiânia, Anápolis e São Miguel do Araguaia.

Qual a relação de uma Fundação pautada na promoção social dos jovens com a sustentabilidade?

O Relatório Brundtland, publicado em 1987, definiu o desenvolvimento sustentável (ou sustentabilidade) como aquele que “satisfaz as necessidades do presente sem pôr em risco a capacidade das gerações futuras de terem suas próprias necessidades satisfeitas”. Os pilares do desenvolvimento sustentável são, tradicionalmente, três, quais sejam: econômico, social e ambiental.

A sustentabilidade configura-se como uma forma de pensar e agir das pessoas e do governo em sua busca. Nesse sentido, esforços são despendidos para que ela seja alcançada. Trata-se de um fenômeno complexo, que não permite segregações, e sim, sua compreensão e aplicação.

O Brasil, ao sediar o Fórum Íbero Americano de Sustentabilidade, demonstra preocupação com as questões que envolvem o tema. A apresentação do Fórum ocorreu em Goiânia no último dia 12 de dezembro e contou com a presença de uma das maiores ambientalistas do mundo, a peruana Albina Ruiz, da organização Ciudad Saludable. Albina Ruiz é detentora de vários prêmios de sustentabilidade ao redor do mundo e já criou empregos e melhorou a qualidade de saúde de mais de seis milhões de pessoas na Bolívia, Brasil, Colômbia, México, Peru, Venezuela e Índia.

Na apresentação do Fórum foi assinado um termo de cooperação entre a Fundação Pró-Cerrado e seus parceiros internacionais, como a Ciudad Saludable, para a troca de experiências e implantação de futuros projetos comuns. Além do mais, em seu discurso, Albina Ruiz destacou a importância da adoção de mudanças nas políticas públicas, do modo produtivo e de consumo para que os objetivos da sustentabilidade sejam alcançados.

sustentabilidade

Próximos anos já possuem sedes escolhidas

O Fórum possui parceria da Liga Ibero-americana de Organizações da Sociedade Civil para a Superação da Pobreza e da Exclusão Social – La Liga, constituída em 2 de dezembro de 1999, e que agrupa 31 organizações da sociedade civil, representantes de 18 países Ibero-Americanos, especializados no desenvolvimento humano, social e comunitário.

Além de Goiânia, que receberá o encontro em setembro do ano próximo ano, Perú em 2019, Espanha em 2020 e Panamá em 2021 serão os próximos países que sediarão o Fórum Íbero Americano de Sustentabilidade.

Espera-se que esta iniciativa venha a somar a outras tantas já idealizadas em prol da promoção do desenvolvimento sustentável, que, em que pese ter sido desenvolvido seu conceito na década de 80, ainda não foi devidamente concretizado em sua plenitude, e que haja a efetiva compatibilização entre a promoção da justiça social, crescimento econômico e a preservação ambiental.

Sobre a Pró-Cerrado

O trabalho da Fundação Pró-Cerrado (FPC) é inspirado pelo Jovem e sua expressiva capacidade de transformação social. Organização da sociedade civil que atua, há mais de 20 anos, na promoção da cidadania, em parceria com o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor.

Por meio de programas diversos de atendimento ao Jovem, a FPC colabora para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país: combate a violência e a evasão escolar, gera emprego e renda, estimula a formação integral do ser humano. A Pró-Cerrado atravessa a vida de mais de 100 mil famílias brasileiras.

Conselho Diretor

Adair Antonio de Freitas Meira |Manoel Sérgio Alves Teixeira |Renata Martin Miceli Meira |Osmar Rodrigues de Oliveira Junior |Sheila Domenciano Silva

Conselho Fiscal

Manoel de Souza Lima |Sebastião Batista Ribeiro |Antonio Fernandes Junior

Diretor-Secretário Geral

Adair Antonio de Freitas Meira

Adair Meira

Instituidor da Fundação Pró-Cerrado, cujo trabalho de promoção do Jovem é reconhecido por organizações internacionais como a Ashoka Empreendedores Sociais, Fundação Avina e Schwab Foundation.

Nascido no Rio Grande do Sul, transferiu-se para Goiás há mais de 30 anos, onde iniciou atuação no campo social, por meio de obras espíritas.

Militante ambiental e da causa da criança e do adolescente, na década de 1990, criou o Programa Jovem Cidadão, premiada tecnologia social que, atualmente, é replicada para todo o Brasil por meio da Rede Pró-Aprendiz.

Histórico

1996

  • Parcerias internacionais – Defesa do Cerrado ganha reforço do Governo japonês
  • Educação ambiental e Ecoturismo – A Fundação Pró-Cerrado inicia a formação de agentes ambientais

1997

  • Profissionalização – O trabalho com o jovem é intensificado por meio de cursos de capacitação e qualificação
  • Expansão de atividades – O primeiro núcleo socioeducativo e ambiental é aberto em Palmas/TO

1999

  • Parque da Criança – Revitalização e gestão compartilhada de espaços públicos abandonados
  • Programa Jovem Cidadão – Reconhecimento nacional da tecnologia social criada pela Fundação Pró-Cerrado

2003

  • Caravana Jovem Cidadão – Manifestação pelo direito de ser jovem cidadão. Brasília/DF
  • Dia Internacional do Jovem Trabalhador – Marco da defesa da Aprendizagem como ação de política pública

2004

  • Casa da Família – Atendimento sistêmico à família do Jovem Cidadão. Parceria: Fundação Roberto Marinho
  • CET Vale do Araguaia – Desenvolvimento socioeconômico para a região do Vale do Araguaia
  • Escola Fazenda de Araçu – Revitalização de áreas verdes, estrutura física, atividades de formação para jovens do meio rural

2005

  • Cavalgada dos Amigos do Cerrado – Mobilização pela preservação ambiental e pelo fortalecimento da Escola Fazenda de Araçu
  • Jovem Gestor Rural – Cursos para jovens empreendedores do meio rural. Parceria: Instituto Unibanco

2006

  • Núcleo Bernardo Sayão – Atividades de Aprendizagem iniciadas no pólo industrial de Anápolis/GO
  • Núcleo “Seu” Jaime – Concluídas as reformas do núcleo socioeducativo e ambiental referência da FPC. Aparecida de Goiânia/GO

Confira o histórico completo clicando AQUI.

 

Contribuiu para o artigo Dr. Jocelino Antônio Laranjeiras Neto, advogado, professor, secretário na Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, juiz do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Goiás, Diretor do Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) e Conselheiro da Associação Goiana dos Advogados Trabalhistas (AGRATA).

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o gestão de escritório de advocacia? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *