Gamification na Advocacia – Como a prática pode acelerar o crescimento?
Gamification é uma lógica de trabalho que surgiu na década de 70, a partir de práticas utilizadas pelos desenvolvedores de softwares, e significa utilizar elementos típicos dos games para melhorar a experiência do usuário e tornar o próprio trabalho mais interessante e mais instigante.
- Mercado e Carreira
- Equipe SAJ ADV
- 07 de fevereiro de 2018
- Atualizado em: 16 de dezembro de 2020
- Tempo de Leitura: 3 minuto(s)
Você sabe como motivar seus advogados e mantê-los engajados com o trabalho? Então, talvez seja o momento de você conhecer o conceito de “gamification” ou gamificação. A técnica transporta a lógica dos jogos para criar mais produtividade dentro de empresa. E pode ser, assim, uma ótima forma de trazer mais resultados e acelerar o crescimento do seu escritório.
Ficou curioso sobre gamification na advocacia como forma de gerar resultados? Então, não deixe de conferir!
O que é gamification?
Gamification é um conceito que surgiu na década de 70, a partir de práticas utilizadas pelos desenvolvedores de softwares. Como muitos usavam os elementos dos games para melhorar a experiência do usuário, o que eles acabaram descobrindo é que essa mesma lógica poderia servir para tornar o próprio trabalho mais interessante e mais instigante também.
A lógica dos games envolve diversos elementos que são interessantes para engajar e motivar. Competição, cooperação, resolução de problemas, superação e recompensas são elementos que desafiam e possibilitam o envolvimento, o encorajamento e o incentivo. Não é à toa que o gamification vem ganhando espaço no universo de empresas dos mais diferentes nichos. Como a produtividade em um mercado global passou a ser um fator de competitividade para as empresas, muitas querem compreender e incentivar o comportamento de seus colaboradores para que possam entregar mais resultados.
O gamification é uma técnica cada dia mais utilizada para manter o engajamento e a alta produtividade, gerando mais motivação e mais desafios dentro do ambiente corporativo. Por meio dessa técnica, o alcance de metas se torna mais leve, fazendo com que os funcionários se sintam mais instigados a melhorar a qualidade do que fazem, dedicando-se ainda mais.
[Quer melhorar a produtividade no seu escritório de advocacia? Conheça esse case de sucesso!]

Gamification na advocacia
São muitos os fatores que geram estagnação e falta de motivação dentro dos escritórios de advocacia. Excesso de atividades, falta de reconhecimento dos clientes, entraves burocráticos da Justiça. Muitos advogados se sentem desestimulados com a realidade do mercado.
Outro fator que prejudica a produtividade é o excesso de autonomia. Infelizmente, muitos advogados não sabem trabalhar em equipe e a falta de treinamento e de saber delegar também prejudica os resultados do escritório.
O gamification na advocacia é uma técnica que pode ajudar o advogado a sobrepor essas dificuldades, promovendo maior engajamento entre as equipes e mais resultados para o escritório.
Para que funcione, no entanto, é fundamental identificar quais os pontos que devem ser melhorados, estabelecendo regras para que o jogo comece.
Como implementar o gamification na advocacia
Para implementar uma boa política de gamification na advocacia, primeiramente é preciso identificar quais são os pontos fracos ou os pontos que devem ser melhorados no seu escritório. A partir daí, é preciso criar metas a serem atingidas e transportar a lógica dos jogos para que os resultados sejam alcançados.
Para ficar mais claro, vamos pensar em um exemplo prático. Vamos supor que a meta do seu escritório é dobrar o faturamento neste ano. Para isso, será necessário prospectar novos clientes e vender mais serviços jurídicos a sua atual cartela. Com base nessas metas, você pode criar um sistema de bonificação, onde o advogado que conseguir um novo cliente ou vender um novo serviço para um mesmo cliente, poderá receber um percentual a mais em seu salário. Caso ele traga 1 cliente, esse percentual será de X, caso traga 2 clientes X+1, caso traga 3 clientes X+2 e assim por diante. O trabalho de prospecção deverá ser feito em um período de 6 meses e finalizado o prazo, o advogado que mais conseguir captar clientes receberá mais por isso.
A regra do jogo
Note que para estabelecer as regras foi preciso identificar o problema, estabelecer uma meta, definir as recompensas e estabelecer um prazo para a realização das ações. Esses são conceitos básicos que envolvem a lógica dos games e fazem com que os participantes se envolvam em prol de atingir as metas.
O gamification na advocacia é uma técnica de motivação, mas também de como captar clientes na advocacia. E assim como qualquer metodologia deve ser aplicada ao caso concreto. Assim, para advogados que pretendem inovar gerando mais engajamento, produtividade e crescimento para o seu escritório, é preciso analisar com cautela quais são os pontos que merecem melhorias, criando regras e metas concretas para que o gamification na advocacia possam trazer mais resultados.