Como fazer gestão de crise em escritórios de advocacia
A gestão de crise inclui inúmeras medidas que o advogado pode adotar para sobreviver em tempos difíceis e não fechar as portas. Nesse artigo falamos um pouco sobre essas medidas como efetivá-las.
- Gestão na Advocacia
- Helga Bevilacqua
- 09 de dezembro de 2020
- Atualizado em: 09 de dezembro de 2020
- Tempo de Leitura: 5 minuto(s)
Muitos advogados estão apostando na gestão de crise para driblar os impactos negativos da pandemia. Com algumas medidas estratégicas, advogados e escritórios estão encontrando formas de sobreviver no atual cenário turbulento e cheio de incertezas.
A crise econômica, contudo, afetou os profissionais da advocacia de forma diferente. Enquanto os autônomos, que dependem da conclusão de processos para receber, estão sofrendo com as suspensão dos prazos processuais, os grandes escritórios experimentaram um aumento da demanda em algumas áreas como trabalhista, contratos e até direito digital.
Mas, independentemente do tamanho, profissionais que acompanham o mercado afirmam que advogados e escritórios estão encontrando formas de se destacar. Segundo apontamentos feitos por uma coach de advogados, quem está gerindo a crise com maestria possui algumas características em comum, como gerar maior percepção de valor para o cliente e usar ferramentas de gestão e marketing no dia a dia.
Estas, certamente, são boas medidas, mas não são as únicas. No post de hoje vamos compartilhar algumas ações que podem ser realizadas para uma boa gestão de crise e a manutenção das atividades jurídicas, mesmo nesses tempos difíceis.
Invista no controle do financeiro
Diante de um cenário de crise, muitos advogados saem cortando gastos sem qualquer critério. O único objetivo desses profissionais é enxugar o orçamento. Porém, esse tipo de atitude pode trazer mais problemas do que benefícios. Isso porque, o corte de gastos impacta diretamente no clima organizacional do escritório, o que pode gerar insatisfação, queda de produtividade e até a perda de talentos.
Antes de fazer qualquer corte no orçamento, o advogado precisa ter um planejamento. E isso, ele só conseguirá através de uma boa gestão financeira. Fazer o monitoramento do fluxo de caixa e proteger ao máximo o capital de giro, são medidas de gestão de crise que podem ser extremamente eficientes para se manter as atividades da banca.
Hoje nenhum advogado precisa de planilhas complexas ou contratar profissionais para ter um bom controle do seu financeiro. Usando um software jurídico, ele só precisa incluir os dados, que a ferramenta se encarrega de processá-los e oferecer um panorama bastante completo sobre a situação financeira do escritório.
Com o financeiro em dia, muitos advogados conseguem otimizar as contas, sem que seja necessário promover o corte de gastos ou de profissionais. Com uma boa ferramenta, ele consegue ter relatórios bastante completos que mostram quais as despesas que podem ser cortadas, sem que isso afete o funcionamento da banca como um todo.
Negocie com fornecedores
Após colocar o financeiro em dia e fazer um monitoramento constante, muitos advogados vão de deparar com gastos cotidianos que podem ser reduzidos. Assinatura de plano de internet e telefone, gastos com o aluguel de salas ou imóvel comercial, gastos com a conta de luz, entre outros. Muitas dessas despesas podem ser renegociadas com fornecedores e um desconto, mesmo que aplicado por alguns meses, já ajuda bastante no orçamento de muitos escritórios e profissionais.
Como o aluguel comercial costuma ser a maior despesa de muitos advogados, trocar o espaço físico pelo home office foi a solução encontrada por muitos. No entanto, essa mudança também deve ser feita de forma estratégica e usando as ferramentas certas.
Ter um bom software jurídico para quem quer administrar um time de advogados remotamente é essencial. Isso porque, com a ferramenta, é possível acessar casos, dados de clientes, documentos, tudo remotamente. Além disso, as melhores ferramentas contam com funcionalidades de comunicação, o que ajuda no engajamento e na manutenção da alta produtividade, mesmo trabalhando de casa.
Não descuide do relacionamento com clientes
Naturalmente, a crise desencadeada pela pandemia não afetou apenas a advocacia. Muitos clientes foram diretamente impactados neste momento.
Como a maioria dos advogados já sabe, conquistar um cliente custa muito mais do que fidelizar a atual cartela. Por isso, afinar a comunicação com o cliente e investir na percepção de valor é uma das principais medidas da gestão de crise.
Para a maioria dos clientes, o valor dos serviços jurídicos não são perceptíveis até a conclusão de um processo ou de um caso. Por isso, uma atitude pró ativa mostrando que você se preocupa com o seu cliente e está fazendo o seu melhor para solucionar o seu problema o quanto antes é, sem dúvida, uma das melhores formas de você conquistar a confiança dele e também melhorar a percepção dele acerca da prestação de serviços.
Mas como fazer isso? A comunicação é a chave. Enviar relatórios periódicos, por exemplo, é a melhor forma de mostrar o que você está fazendo pelo cliente no seu caso. Se coloque à disposição para solucionar dúvidas, seja claro e responda suas demandas.
Se você é um escritório pequeno ou um profissional autônomo, por exemplo, a comunicação pode consumir muito do seu dia a dia. Assim, contar com ferramentas para automatizar o envio de relatórios e ser cuidadoso na escolha dos canais de comunicação pode ser uma ótima maneira de resolver essa questão.
Marketing jurídico: a hora é agora
Se o seu escritório ainda não investe em ações de marketing, está na hora de começar. Hoje o advogado já possui centenas de recursos gratuitos, especialmente no meio digital, para começar ações de marketing. Ter um blog ou uma página nas redes sociais não requer nenhum investimento inicial e podem trazer grandes benefícios para o advogado.
Com os prazos e audiências suspensos, muitos advogados se viram ociosos. Porém, esse é o momento para investir em ações de marketing e aproveitar o momento para se posicionar, especialmente no meio digital.
Antes de começar qualquer ação, no entanto, faça um bom planejamento e avalie as restrições do Código de Ética que devem ser observadas antes de publicar qualquer artigo ou post na internet.
O marketing jurídico, sem dúvida, é uma ótima ferramenta que pode gerar excelentes resultados a longo prazo. Por isso, nenhum advogado deve descuidar do marketing jurídico nesse momento.

Aposte em ferramentas para gestão de crise
Hoje a maioria dos advogados já têm consciência sobre a importância das ferramentas de gestão. Afinal, somente com ferramentas o advogado consegue integrar os dados do escritório e fazer a gestão de forma completa.
Todo advogado lida com inúmeras informações sobre seus clientes e casos. Além disso, ele também precisa gerenciar seu financeiro e suas contas para manter seu escritório funcionando. Quando a gestão é feita de forma mecânica, ou seja, através de planilhas, nem sempre o advogado consegue cruzar esses dados para saber quais ações estratégicas tomar.
Apenas para se ter uma ideia, usando planilhas para fazer a gestão, o advogado não sabe quais são os clientes que demanda mais, quem são os profissionais que estão produzindo menos e quais são as despesas que estão pensando no orçamento. Com uma ferramenta completa e que promove a integração desses dados, fica mais fácil responder questões como essas e assim tomar decisões mais estratégicas.
Para uma boa gestão de crise, essas ferramentas são ainda mais importantes, já que decisões equivocadas em momentos delicados podem custar ainda mais caro.
Gestão de crise na advocacia: boas decisões hoje para um futuro garantido
Experiência no mercado, infelizmente, não é suficiente para sobreviver no atual cenário. Mesmo profissionais renomados e com tempo na carreira estão fechando as portas por não saberem como agir diante do atual cenário de incertezas.
Fazer uma gestão de crise de forma planejada, alinhando as medidas à realidade do escritório é essencial. Afinal, sem uma visão do escritório, dos clientes e do mercado, fica difícil tomar decisões que impactam de forma positiva a banca. É essencial agir com clareza e não tomar decisões baseadas no medo ou em um cenário catastrófico do futuro. Toda crise impulsiona novas realidades e novas possibilidades. É hora de buscá-las.