Gestão de escritório de advocacia: como aprimorá-la?

É claro que todo escritório jurídico tem aspiração de crescer e ser referência na sua área de atuação. Entretanto, o aumento da carteira de clientes e as consequentes novas demandas torna a gestão de escritório de advocacia um desafio. É preciso adaptar-se e aperfeiçoar os procedimentos internos da empresa, de forma a não deixar de lado a busca pelo atendimento de excelência a todos os clientes e a manter a organização da equipe, evitando a perda de prazos, fazendo o melhor por cada serviço contratado e melhorando a gestão de escritório de advocacia.

Para mostrar como a gestão de escritório de advocacia pode ser aprimorada com o crescimento do negócio, conversamos com o advogado Rafael Horn, sócio e diretor-geral do Mosimann, Horn & Advogados Associados, com sede em Florianópolis. O escritório em questão atua nos principais ramos do Direito — Contratos, Societário, Responsabilidade Civil, Ambiental, Administrativo, Eleitoral, Criminal, Trabalhista, Sucessões, Família, Imobiliário, com atuação destacada no âmbito dos Tribunais Estaduais, Federal da 4ª Região (Porto Alegre) e Superiores (Brasília).

Confira as observações do advogado Rafael Horn sobre a gestão de escritório de advocacia ao ter um aumento considerável na carteira de clientes:  

“Com o crescimento do negócio, mudanças na gestão de escritório de advocacia devem ser introduzidas para possibilitar um trabalho em equipe harmonioso”

  • Mudanças na rotina do escritório e aumento da equipe

Com o aumento de demandas, o Mosimann, Horn & Advogados Associados passou a sentir no dia a dia a necessidade de profissionais de outras áreas, como secretariado executivo, administração, recursos humanos e financeiro. Além da contratação de colaboradores nesses ramos, foram necessárias consultorias para avaliar o clima organizacional e para incrementar a motivação e produtividade da equipe.

  • Os desafios de uma carteira de clientes numerosa

O crescimento da receita e do volume de trabalho trouxe demandas inéditas relacionadas às atividades financeira e administrativa, essenciais na gestão de escritório de advocacia. Com o aumento da carteira de clientes, torna-se necessário mais atenção ao controle de inadimplência, fluxo de caixa, produtividade, fluxo de pessoas e documentos e estrutura organizacional. Mudanças tiveram de ser introduzidas para possibilitar um trabalho em equipe harmonioso no Mosimann, Horn & Advogados Associados. “Hoje, o escritório conta com cerca de 30 advogados, 10 estagiários e 20 profissionais de outras áreas que, em conjunto, atendem e formam a força de trabalho do Mosimann, Horn” destaca o sócio Rafael Horn.

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  • Fidelizar clientes é fundamental

“Damos muita importância à fidelização. Temos clientes de partido que estão conosco há mais de duas décadas, que cresceram junto e servem como garantia de qualidade de nossos serviços”. A fidelização de clientes pode ser feita a partir de bom atendimento e boa comunicação. O Mosimann, Horn está atento a aspectos que vão desde o atendimento do telefone, a qualidade do café, a pontualidade e presteza, até a qualidade final dos serviços jurídicos prestados. “Estamos, a cada dia que passa, tentando evoluir para chegar à excelência. Para tanto, tentamos medir cada setor do escritório para encontrar os nossos pontos fortes e os mais frágeis”.

  • Atraindo novos clientes

Para atrair novas demandas ao escritório, é fundamental atender muito bem os atuais clientes em todos aspectos. Cliente satisfeito com o serviço prestado é ainda a melhor ferramenta de marketing do escritório. “90% de nossa clientela é proveniente da indicação de antigos clientes ou de colegas de profissão que conhecem o escritório”, complementa Horn.

E você, precisou adaptar a gestão de escritório de advocacia devido ao crescimento do negócio? Compartilhe conosco quais foram os seus desafios e as medidas adotadas.

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