Gestão de escritório de advocacia: como acertar nas contratações

Os primeiros passos do Direito no Brasil ocorreram em 1827 quando o primeiro curso foi criado por Dom Pedro II, em Olinda (PE).  Depois veio a criação da IAB (Instituto dos Advogados do Brasil), em 1827, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em 1930, e em 1994 foi publicada a lei nº 8.906 que dispõe sobre o estatuto da advocacia e da OAB. De lá pra cá muita coisa mudou, os escritórios se modernizaram, ganharam roupagem de empresa e foi dividido em vários setores, como o financeiro, o administrativo e, claro, o gerenciamento de processos e a gestão de escritório de advocacia.

Nos escritórios de advocacia que funcionam nesses moldes, o gestor tem mais tempo para investir em planejamento estratégico e criar estratégias para fidelizar clientes. Além disso, é necessário delegar tarefas e confiar na equipe de colaboradores. Diante de tantas responsabilidades, surge a dúvida como melhorar a gestão de escritório de advocacia, otimizando a contratação dos advogados para o meu escritório?

O advogado Thiago Schütz, do Schütz & Tavares Advogados Associados, selecionou algumas dicas para contratar um advogado para o escritório de advocacia.

3 dicas para contratar um advogado e otimizar a gestão de escritório de advocacia

Buscar referência profissional

Para contratar um advogado para atuar junto a equipe de colaboradores de um escritório de advocacia é essencial avaliar a experiência profissional do candidato. Os pontos mais importantes a serem avaliados são as bancas que o advogado passou e quais processos atendeu.  Para Thiago Schütz, uma boa prática é solicitar algumas referências e entrar em contato com os antigos gestores para conhecer um pouco mais sobre o histórico profissional de quem pleita a vaga.

Pesquisar histórico acadêmico

Outro ponto importante para ser analisado na hora de contratar um advogado para o escritório é o histórico acadêmico. E avaliação nesse ponto não está relacionada com as notas dos estudantes nas disciplinas, mas nos estágios e projetos que o candidato atuou durante a graduação. Se fez estágios em gabinetes ou cartório, etc. Além disso, outro ponto que Thiago Schütz gosta de analisar é o período que o candidato passou em cada estágio.

Gestão de escritório de advocacia

Contratar uma empresa especializada em recrutamento

O advogado Thiago Schütz também aconselha a contratação de uma empresa especializada em recursos humanos para contratar um advogado para o escritório. O gestor constrói um briefing junto a empresa de acordo com a missão, visão e  valores do escritório. Em seguida, o recrutamento entra em contato com os candidatos que mais se adequam à vaga, eles passam por dinâmicas de grupo e testes psicotécnico. Depois dos testes, a empresa envia um dossiê com os melhores candidatos e o gestor seleciona os que mais se enquadram no perfil da vaga para uma entrevista. Para Schütz, as empresas especializadas em seleção,  além de pouparem tempo da equipe de colaboradores do escritório,  também fazem uma análise mais detalhada do perfil dos candidatos.



Gostou das dicas para melhorar a gestão de escritório de advocacia através de uma boa contratação de profissionais? Então, conheça 3 tecnologias que auxiliam na gestão de pessoas em escritórios.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *