Gestão de Escritório de Advocacia – 7 fatores para o crescimento

Na aba de materiais educativos do blog do SAJ ADV é possível encontrar vários eBooks relacionados à gestão de escritório de advocacia: como informatizar a gestão, como manter a carteira de clientes estável e um guia de organização pessoal. No post de hoje convidamos a consultora de gestão legal, Camila Berni, para responder a pergunta: quais fatores são fundamentais para o crescimento de um escritório de advocacia?

A consultora destacou que, antes de fazer o planejamento estratégico, é necessário analisar os gargalos e identificar as dores do escritório: quais são os principais problemas de gestão de escritório de advocacia hoje? É a gestão financeira, a divisão de atividades entre os colaboradores ou o gestor que tem perfil centralizador e não consegue delegar tarefas? Depois de observar e corrigir esses obstáculos, o próximo passo é definir uma visão de futuro junto aos sócios do escritório de advocacia e criar um plano de crescimento claro e sólido, com objetivos alcançáveis e que contemple as tendências de mercado, novos clientes e novos serviços.

gestão de escritório de advocacia

Outro ponto importante apresentado por Camila Berni é o engajamento da equipe. Os sócios responsáveis pela gestão de escritório de advocacia precisam motivar os colaboradores e mostrar que as as mudanças trazem benefícios para todo o escritório, não apenas para a marca ou para os sócios, mas também para a carreira individual de cada advogado. É necessário conscientizar a equipe acerca da visão que foi traçada no planejamento estratégico, pois mexe com a estrutura e com o fluxo de trabalho nos escritórios. “O planejamento estratégico, quando levado a sério dentro de uma banca, mexe com a rotina nos escritórios. Além de todas as pautas que já estão na agenda, é preciso tirar um tempo para cumprir as metas traçadas. Então, o papel da liderança é essencial nesse momento.”

Confira quais os pontos destacados pela consultora para melhorar a gestão de escritório de advocacia e promover seu crescimento

1)    Uma visão bem construída de onde se quer chegar e um plano estratégico de ação focado em execução.

2)    Liderança dos sócios ou gestores capazes de construir, inspirar e engajar a equipe na concretização da visão de longo prazo da banca,  na criação de planos com clareza e  definição dos objetivos que alinhem a estratégia e a execução.



3)    Conhecer o mercado em que se quer atuar: seus clientes, suas dinâmicas, seu segmento e suas demandas e necessidades, tornando possível o mapeamento de oportunidades.

4)    Cultura empresarial que deve permear não só a operação interna do escritório, mas toda a estratégia de negócio, partindo do planejamento estratégico, posicionamento, marketing ético e relacionamento com clientes, passando pela gestão de custos e produtividade. Lembre-se que os números não mentem: um olhar atento a eles é primordial para tomada de decisões.

5)    Excelência dos profissionais – o investimento na qualificação dos profissionais de um escritório é pilar fundamental para sustentar o crescimento. As mentes de uma banca são o seu maior ativo!

6)    Capacidade de inovar – a advocacia está passando por um momento crítico, reflexo da morosidade do Judiciário. Um novo jeito de advogar e resolver conflitos, novas alternativas de soluções mais eficazes, com foco no resultado prático para o cliente, são a cereja do bolo.

7)    Excelência no atendimento – o atendimento ao cliente deve ser encarado como um ativo econômico de todos os escritórios, independentemente do modelo de negócio em que atuem.

Agora que você já sabe quais são os fatores fundamentais para o crescimento de um escritório, amplie ainda mais seu conhecimento baixando gratuitamente nosso eBook Modernização na gestão de escritório de advocacia.

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