Gestão de escritório de advocacia: como tornar a administração eficaz

Tempo de leitura: 4 minutos

A pauta sobre gestão de escritório de advocacia é recorrente no blog do SAJ ADV. Já falamos sobre os 7 principais fatores para o crescimento das bancas, selecionamos algumas dicas para os advogados individuais e também publicamos um eBook sobre Software para advogados e tecnologias para gestão. Mas você já parou para se perguntar o que é uma administração eficaz em escritórios? A consultora em gestão legal, Camila Berni, tem uma resposta para esse questionamento: “uma gestão eficaz é aquela que consegue fazer com que o escritório se sinta um negócio, que tenha um posicionamento estratégico e que consiga conversar com os clientes.

A consultora destaca que os escritórios de advocacia precisam se enxergar como um negócio e, nesse caso, é fundamental analisar as finanças, a gestão de pessoas e também saber precificar adequadamente os serviços jurídicos prestados. Para ela, os advogados estão muito voltados para o aumento do faturamento e não prestam atenção no lucro ou na rentabilidade. “Não adianta muito para a gestão de escritório de advocacia aumentar o faturamento e manter um custo muito alto. Assim, os advogados não têm lucro nenhum”, explica.

Além disso, outro fator destacado por Camila é a organização dos procedimentos internos para maximizar a gestão do tempo. Ela lembra que os softwares jurídicos foram criados justamente com o objetivo de otimizar a rotina dos advogados, principalmente, em atividades que não são técnicas ou jurídicas, como a organização da agenda, por exemplo. Neste post, mostramos como o software jurídico SAJ ADV consegue reduzir o tempo de gestão dos escritórios.

Confira abaixo 4 pontos destacados pela consultora que são fundamentais para uma administração eficaz e, consequentemente, geram mais retorno para o cliente.

4 pontos da gestão de escritório de advocacia fundamentais para uma administração eficaz

Pessoas

A consultora defende que para administrar um escritório de advocacia de forma eficaz, a liderança precisa exercer o seu papel que é motivar as pessoas e levar a equipe a cumprir o planejamento estratégico e a missão da banca. No post Como criar um plano de carreira para escritórios de advocacia, mostramos como essa ferramenta contribui para a retenção de talentos, engajamento nas metas do planejamento e como isso reflete diretamente no atendimento ao cliente.



Procedimentos internos

Além da satisfação dos colaboradores que atuam na banca, outro ponto importante é ter os procedimentos internos do escritório muito bem definidos. Camila lembra que uma gestão de escritório de advocacia eficaz conta com procedimentos internos rígidos e bem estabelecidos para que o escritório possa entregar o melhor serviço jurídico para o cliente. É preciso ficar claro quem é o responsável por cada atividade, qual a contribuição de cada colaborador no cumprimento da missão do escritório para que a excelência seja mantida. No post Como gerenciar atividades simultâneas,  fornecemos algumas dicas de como um software jurídico pode contribuir para uma gestão de escritório de advocacia mais eficaz.gestão de escritório de advocacia



Gestão financeira

A gestão financeira é um dos maiores desafios de uma administração eficaz. Camila lembra que o lucro é consequência do trabalho prestado pelos advogados. “É necessário saber qual é o posicionamento do escritório, quais problemas os advogados solucionam, quem são os clientes ideais, quanto custa um atendimento e quais são os procedimentos internos para garantir a excelência na prestação do serviço”. Além disso, para a consultora, a preocupação com as finanças do escritório não tem relação com a mercantilização da profissão. “Tornar o escritório mais profissional, levando em conta a lucratividade, a motivação das pessoas e garantindo a excelência dos serviços, faz parte de um processo interno. Já a mercantilização, a banalização da profissão, está ligada a competitividade, a  concorrência desleal e alguns comportamentos que tentam igualar os escritórios a uma empresa normal”, explica.

Clientes

No artigo Como ser (pro)ativo na aquisição de clientes  para seu escritório,  mostramos como definir o perfil  ideal é essencial tanto para fidelização quanto para o aumento da carteira de clientes, já que, ao conhecer o seu público, o escritório pode investir em relacionamento. Com essa aproximação, a gestão de escritório de advocacia pode entender as necessidades do cliente e  definir a melhor forma de atendê-lo.  “Se você tem a solução para o problema de alguém, não é preciso fazer um marketing ofensivo. A contratação do serviço se torna natural no momento que você tem algo que a pessoa precisa”, conclui a consultora de gestão legal.

E você, tem outra dica para tornar a gestão de escritório de advocacia mais eficaz? Deixe sua opinião no formulário abaixo e venha participar da conversa!

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