Indicadores financeiros aplicados na gestão de escritório de advocacia

A profissionalização na gestão de escritório de advocacia é uma realidade que precisa ser incorporada à rotina dos advogados, não apenas como um diferencial em um mercado cada vez mais competitivo, mas também para proporcionar condições favoráveis para um crescimento contínuo e sustentável. Nesse sentido, dedicar atenção especial à gestão financeira do escritório de advocacia é parte fundamental para estruturar e adaptar os processos internos a um planejamento estratégico nos mesmos padrões de uma empresa.

Torna-se, portanto, inevitável a definição de indicadores financeiros para permitir análises que contribuam para a realização do planejamento de negócio. Estes indicadores são elementos primordiais para identificar melhorias nas atividades do escritório em relação aos principais resultados econômicos e administrativos da gestão. Isso permite manter a qualidade na gestão de escritório de advocacia, além de assegurar a lucratividade na prestação de serviços jurídicos, mantendo uma melhora expressiva da performance do escritório.

As decisões dos sócios e dos gestores passam a ser apoiadas em informações analisadas a partir da construção dos indicadores financeiros, que auxiliarão na definição de procedimentos operacionais do escritório e no planejamento estratégico da gestão, conforme apresentado pelo SAJ ADV neste post. Com a ampliação das receitas e do volume de trabalho, incorporar boas práticas de gestão às atividades financeiras e administrativas é fundamental para garantir o sucesso e a estabilidade na gestão de escritório de advocacia.

Indicadores financeiros aplicados em análises e gerenciamento das rotinas operacionais/administrativas

Conforme apresentado, a construção dos indicadores financeiros é parte fundamental na gestão de escritório de advocacia. Esses indicadores servem para medir e avaliar o desempenho de todas as áreas gerenciadas. A partir das análises, é possível avaliar se os resultados apresentados são positivos e satisfatórios. Muitos profissionais da área sentem dificuldade e insegurança em desenvolver esses indicadores, bem como aplicar as análises realizadas na estrutura organizacional estabelecida no escritório. Para isso, a capacitação técnica é desejável, porém a implementação de um software jurídico para auxiliar na gestão de escritório de advocacia é uma opção acessível a ser considerada.

Uma construção de indicadores financeiros bem planejada possibilita um entendimento comum sobre o estado atual das operações. O acompanhamento de métricas e indicadores financeiros proporciona ao gestor identificar oportunidades de melhoria das rotinas operacionais e administrativas. Assim, é possível avaliar como as diferentes áreas do escritório estão trabalhando, verificar quais processos estão ativos e quantos foram atendidos em determinado período e o resultado deles. Além disso, passa a ser viável analisar quantas horas foram dedicadas no atendimento de cada um dos clientes, bem como a fase em que os processos ativos se encontram: inicial, instrutória ou final.

Neste último caso, consegue-se identificar, até mesmo em períodos de sazonalidade, informações que sustentam o desenvolvimento de estratégias gerenciais, além do desenvolvimento de especialidades capazes de aproveitar oportunidades de mercado que tragam retorno imediato. A construção dos indicadores financeiros na gestão de escritório de advocacia viabiliza ainda a documentação dos processos e seus resultados. O objetivo é estabelecer um histórico das experiências e dos aprendizados para respaldar o gerenciamento futuro e determinar a análise da precificação de contratos de honorários com base nos resultados obtidos anteriormente.



Tecnologia aplicada para automatizar a análise dos indicadores financeiros na gestão de escritório de advocacia

A tecnologia aplicada à gestão de escritório de advocacia tem contribuído em diferentes frentes e proporcionado uma atuação mais profissionalizada das atividades. Afinal, a advocacia deve ser entendida também como um ramo empresarial, que precisa de planejamento e avaliação constantes. Contar com softwares que operacionalizam o cumprimento dos indicadores financeiros e a análise das informações contribui para a competitividade do escritório. Isso é possível facilitando o acesso aos documentos e às informações processuais por meio de dispositivos móveis. Basta apenas estar conectado à internet, o que garante maior agilidade e controle financeiro de atendimentos, processos e da operação do escritório.

gestão de escritório de advocacia

Uma gestão de escritório de advocacia moderna inclui o gerenciamento financeiro com apoio da tecnologia, integrando sistemas e processos para acompanhamento periódico de maneira ágil e segura. Além dessa preocupação, a ferramenta escolhida precisa ajudar o advogado em suas principais atividades, favorecendo a construção de parâmetros para avaliar a lucratividade sobre os novos contratos de honorários, a rentabilidade por advogado, o nível de inadimplência de clientes, entre outros aspectos.

Quer saber mais novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *