Gestão de Escritório de Advocacia – 5 dicas para advogados individuais

Tempo de leitura: 3 minutos

Quais são os maiores desafios e as dificuldades na gestão de escritório de advocacia para advogados individuais? É a gestão financeira, a captação de clientes ou a necessidade de manter a produtividade nos atendimentos tendo que cuidar das atividades do escritório? Talvez a complexidade do trabalho do advogado que atua sozinho envolva um pouco das três questões. Mas você sabia que é possível otimizar a rotina por meio da informatização dos procedimentos do escritório? Quando o computador conectado a internet é inserido na rotina de um advogado individual contribui para a organização das informações, economia de  espaço físico, aumento da produtividade e ainda promove a mobilidade de várias atividades.

Confira as 5 dicas  de gestão de escritório de advocacia para implantar a informatização na rotina do advogado individual

Tenha uma agenda on-line

advogado individual é responsável pela gestão financeira, comparece à reuniões, audiências e confere as intimações referentes aos processos dos clientes, entre outros procedimentos. Diante de tantas atividades para gerenciar, a agenda acaba sendo a maior aliada para o profissional que trabalha sozinho. Crie uma agenda on-line e verifique todos os seus compromissos no início do dia. Ao adotar essa boa prática, o advogado individual  pode evitar a perda de prazos e faltas a compromissos, quando esquece a agenda física em casa, por exemplo. Além disso, é possível comunicar clientes caso ocorram atrasos ou aconteça algum imprevisto. O calendário pode ser criado em ferramentas gratuitas como o Google Calendar ou Trello.

Digitalizar documentos

Ter uma versão digital dos documentos e processos dos clientes economiza espaço no escritório de advocacia. O advogado individual pode criar uma pasta para cada atendimento em seu computador  ou manter esses documentos em ferramentas gratuitas, como o Google Docs ou o Dropbox.

Leia intimações on-line

advogado individual não precisa mais sair do escritório para ler intimações e publicações referente aos processos dos seus clientes. Hoje já é possível acessar os Diários de Justiça on-line ou os sistemas de intimações eletrônicas, como o Advise e o  Publicações Online, por exemplo.

Controle as finanças do escritório

Um dos erros na gestão de escritório de advocacia apontado por quem já atua no mercado jurídico mais tempo é não separar as finanças pessoais das do escritório. Nesse caso é preciso criar planilhas eletrônicas de contas a pagar e a receber, separar o valor referente aos honorários e criar um fluxo de caixa.



Gestão de escritório de advocacia

Conte com o apoio de um software jurídico

Se o advogado individual achar complicado colocar as dicas anteriores em prática, pode contratar um software jurídico em que todos esses passos podem ser organizados e otimizados em um único lugar. O SAJ ADV, por exemplo, conta com uma agenda em que o profissional pode incluir os compromissos sejam eles pessoais ou de trabalho, permite salvar os documentos digitalizados, possibilita a leitura de intimações, integração com o processo e também organiza a gestão financeira. Num primeiro momento, pode não fazer sentido incluir pagamentos ou contas a receber em um sistema, já que o profissional atua sozinho, mas com o aumento da carteira de clientes haverá a necessidade de contratar colaboradores e, com isso, as informações precisam estar organizadas.

O advogado individual que optar por contratar uma solução em gestão de escritório de advocacia para advogados individuais como o SAJ ADV, receberá um e-mail todas as manhãs com as notificação de tarefas, compromissos e novas intimações que estão programadas para aquele dia. O profissional pode começar suas atividades diárias a partir deste e-mail: ele acessa a mensagem, visualiza as demandas do dia e já atualiza o sistema.

Quer saber mais sobre gestão de escritório de advocacia? Visite a área de materiais educativos e tenha acesso aos nossos eBooks. Você, advogado individual, passará a receber conteúdos exclusivos em seu email.

Quer saber tudo sobre gestão de escritório de advocacia? Faça abaixo seu cadastro e receba materiais do SAJ ADV em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *