Prospectar e fidelizar clientes com gestão de escritório de advocacia

Tempo de leitura: 4 minutos

Para entender como conquistar novos clientes e manter os atuais satisfeitos, são necessárias algumas reflexões: como você conquistou sua carteira de clientes? Como a gestão de escritório de advocacia tem trabalhado a retenção de clientes? Se você não se recorda ou não consegue contestar essas questões, talvez esteja na hora de repensar a forma como realiza a prospecção de clientes.

A forma tradicional de gestão tem a seguinte equação: vender ou fechar um negócio e a partir desse primeiro contato criar (ou não) um relacionamento. Quando  os interesses dos clientes são priorizados, as possibilidades de novos negócios aumentam. A base do marketing jurídico é desenvolver relacionamentos duradouros e vantajosos, tanto para o advogado quanto para o cliente.

O livro Marketing jurídico: os neurojurídicos, as novas ideias e ferramentas estratégicas, de Rodrigo Bertozzi, apresenta uma série de mudanças que ocorreram na gestão de escritório de advocacia que, além de interferir na prospecção de clientes, alteraram também a forma como a entrega dos serviços jurídicos é realizada, como por exemplo:

  • Chegou ao mercado uma geração de advogados que tem mais facilidade para lidar com a tecnologia;
  • Caíram as barreiras geográficas para a advocacia. Agora o concorrente pode ser da mesma cidade, estado e, até, de outro país. Nesse contexto, o profissional deve investir em marketing jurídico e prospecção de clientes para fortalecer a marca do escritório no mercado;
  • A advocacia entrou na era da competição real em que acontece uma disputa pelo cliente. Ele nunca teve tantos profissionais para escolher e, hoje, consegue buscar referências desses advogados no conforto de sua casa;
  • O marketing jurídico vem ganhando espaço e o investimento nessa área não tem nada a ver com o tamanho do escritório ou o tempo de experiência do advogado;
  • A gestão de escritório de advocacia está conectada às mudanças econômicas e estruturais do país. Assim, muitas vezes é preciso correr riscos e apostar em ideias inovadoras e diferenciadas, investir em prospecção de clientes de forma ética e criar uma estratégia de fortalecimento da marca.

Mas o que o marketing jurídico tem a ver com a pergunta inicial do post? A resposta é muito simples, o marketing jurídico é o meio que permite que a gestão de escritório de advocacia faça a prospecção de clientes e mantenha a qualidade dos serviços prestados à base atual. Quer saber como? Então, continue a leitura deste artigo.

Como utilizar o marketing jurídico na gestão de escritório de advocacia?

Faça um planejamento

O primeiro passo para prospecção de clientes por meio do marketing jurídico é fazer um planejamento. Ele deve conter informações como, por exemplo, foco de atuação do escritório, seu público-alvo, suas estratégias de negócios, as ações de marketing que serão realizadas, os resultados esperados, entre outras. Uma boa prática é criar aos poucos no escritório de advocacia uma cultura de planejamento. Para tanto, o ideal é que se comece por planejamentos pequenos: por advogado, área de atuação, prospecção de clientes e relacionamento com a base de clientes atual. Ele pode ser feito em uma planilha simples com metas, objetivos, responsáveis e prazos de execução.



Contrate um software jurídico

Um software jurídico ajuda a gestão de escritório de advocacia a atingir as metas do planejamento, já que concentra as informações dos vários departamentos do escritório em um único lugar. O SAJ ADV, por exemplo, auxilia o advogado empreendedor na gestão financeira, processos, atendimentos e ainda centraliza a agenda dos advogados. Além disso, conta com uma área do cliente onde é possível liberar o acesso para que seus clientes possam visualizar informações sobre os seus processos e também enviar documentos para o escritório.

gestão de escritório de advocacia

Invista em ações de marketing

Por ações de marketing entende-se um leque variado de atividades: artigos publicados em jornais e revistas, investir em marketing digital, criar uma presença na mídia, fazer networking na advocacia, explorar novas mídias, entre outros. Recentemente, publicamos um eBook com várias dicas para captar clientes utilizando técnicas de marketing digital. Clique aqui e baixe o material de forma gratuita.

Agora que você já sabe que é possível fazer prospecção de clientes, satisfazer a base atual e otimizar a gestão de escritório de advocacia, confira nossas videoaulas sobre marketing jurídico.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *