Como melhorar a gestão de escritório de advocacia com palestras online

Apenas o conhecimento jurídico não é o bastante para fazer uma gestão de escritório de advocacia de excelência. Com a alta concorrência, é preciso diferenciar a sua banca das demais através de diferentes e inovadoras formas. A estimativa realizada pelo CNJ, que colocava o Brasil com 1 milhão de advogados ativos em 2018, acabou sendo antecipada para novembro de 2016. Por isso, não basta se atualizar sobre as leis e estar atento aos interesses dos clientes. O diferencial pode estar exatamente em outras áreas de conhecimento, como economia e administração.

O planejamento estratégico é tão importante quanto o conhecimento jurídico para o crescimento estruturado de um escritório de advocacia. Isso foi o que especialistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) disseram no Congresso e Feira de Gestão Jurídica, em 2012, e se mantém atual até hoje. O desenvolvimento de habilidades de comunicação e a otimização da gestão de escritório de advocacia são alguns dos pontos a serem seguidos para a fidelização de clientes.

A verdade é que o advogado é mais do que um consultor jurídico. Ele é também um empresário que precisa administrar suas horas, despesas e lucros, mantendo uma rotina de trabalho altamente profissionalizada. Além disso, precisa interagir com os sócios, os clientes, os juízes, as associações e ainda ter tempo para divulgar o seu serviço para a sociedade. Organizar isso é uma tarefa difícil, mas fundamental para a gestão de escritório de advocacia completa.

Para melhorar a gestão de escritório de advocacia e inspirar os advogados a pensar um pouco além das leis, separamos algumas palestras “de” e “para” advogados. Algumas estão em inglês, mas você pode acionar as legendas do Youtube caso não domine o idioma.

Confira 7 palestras para otimizar a gestão de escritório de advocacia

1 – “Changing How You Are Perceived by Changing Your Body Language”, de Amy Cuddy

Na primeira das palestras selecionadas, a psicóloga social Amy Cuddy fala sobre como a linguagem corporal afeta a percepção e o julgamento das pessoas. Segundo ela, a posição de poder – que significa demonstrar confiança, mesmo sem realmente estar confiante – pode alterar os níveis dos hormônios, como a testosterona e o cortisol (que interfere no estresse), e impactar diretamente nas suas chances de sucesso. Para um advogado, isso pode ser a chave no fechamento de um caso na frente de um júri e em uma negociação, por exemplo. Mas, vai além disso. A linguagem corporal pode ajudar no gerenciamento da equipe do escritório e nas conversas com os clientes. 

Só cuidado para não transformar sua argumentação em algo que transpareça intimidação. Em algumas pessoas isso pode soar como provocação e ter um impacto negativo em sua exposição de tese.



Clique aqui para assistir à palestra.

2 – “O novo significado do trabalho”, de Alexandre Pellaes

Como já mencionamos, além dos aspectos técnicos do Direito, os advogados precisam aprender a trabalhar em equipe e, mais do que isso, fazer toda a gestão de escritório de advocacia. Basicamente, os escritórios desenvolvem os já tradicionais modelos de gestão horizontal e vertical. Na palestra para o TEDx, Alexandre Pellaes vai além e explica as estruturações de trabalho nas empresas ao longo do tempo, os líderes e os desafios da autonomia da equipe.

E se alguém interrompesse uma reunião com você para levar o cachorro para passear? Saiba mais aqui.

3 – “The clues to a great story”, de Andrew Panton

O escritor de filmes como “Toy Story” e “WALL-E” fala sobre a importância do storytelling nas profissões. Advogados precisam fazer com que juízes, um júri inteiro, seus clientes e toda a equipe do escritório se importem com o que eles estão falando (o famoso: “Make me care!”). Por que não pegar algumas dicas com alguém que sabe contar história como ninguém?

Todos nós amamos histórias, nascemos para elas. As histórias afirmam quem somos. Assista aqui.

4 – “Persuasion: Influencing the Rational Decision Maker”, de Siemon Scamell-Katz

Decisões são tomadas baseadas na emoção. É isso que Siemon Scamell-Katz, pesquisador dos hábitos dos consumidores, destaca nesta palestra do TEDx (confira aqui). Entender esse aspecto é o primeiro passo para a otimização da gestão de escritório de advocacia, com a prospecção de novos clientes, o engajamento da equipe e a concretização dos resultados. Afinal, nada melhor para um advogado e um gestor do que a persuasão, certo?

5 – “How great leaders inspire action”, de Simon Sinek

Como grandes líderes motivam ações? Seja a Apple, Martin Luther King, ou o sócio em um escritório de advocacia, saber liderar e conseguir alcançar os melhores resultados com a sua equipe é fundamental para um bom gerenciamento do time. Liderança é, sim, um assunto necessário para a sua gestão de escritório de advocacia.

Como você explica algo que acontece quando não supomos? Saiba como aqui.

gestão de escritório de advocacia

6 – “The power of introverts”, de Susan Cain

Nem todos conseguem se expressar da melhor forma diante do público. A advogada corporativa Susan Cain comenta sobre a importância da comunicação no aspecto organizacional e também para a carreira no Direito. Portanto, aperfeiçoar essa técnica serve tanto para os muito introvertidos quanto para os advogados, que trabalham diretamente com pessoas o tempo inteiro.

Confira algumas técnicas para aplicar na equipe e alcançar a otimização na gestão de escritório de advocacia, clicando aqui.

7 – “Gestão de escritório de advocacia”, de Camila Berni

Por fim, na última das palestras indicadas, deixando de lado um pouco o lado motivacional e de liderança. A advogada Camila Berni discursa na OAB Santa Catarina sobre a evolução do trabalho dos profissionais de Direito. Assim como outros negócios, os escritórios precisam gerir despesas e receitas.

Assista aqui ao vídeo com as dicas da especialista sobre gestão de escritório de advocacia

8 – Dica bônus – Materias Ricos SAJ ADV – Software Jurídico

Começamos pelo nossa parceira, Camila Berni, que fez um webinar exclusivo com o SAJ ADV – Software Jurídico. Basta clicar AQUI ou acessar: http://materiais.sajadv.com.br/camila-berni . Além da Camila, disponibilizamos dezenas de materiais, entre ebooks, webinars, planilhas de gestão e trilhas de conhecimento. Todos gratuitos, de qualidade e feitos por quem é referência em sua área de atuação.

Quer saber mais novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça abaixo seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *