Como ativar o marketing na gestão de escritório de advocacia

Tempo de leitura: 6 minutos

(Last Updated On: 6 de abril de 2018)

Um dos principais desafios da gestão de escritório de advocacia é como transformar ótimas ideias em ação. Nela, encaixa-se a continuidade do que consta no planejamento das atividades de marketing do escritório, que já ressaltamos ser muito importante. Sabemos que o primeiro passo é transcrever os objetivos e o que será feito para alcançá-los, o que requer uma compreensão profunda do que é possível realizar, em quanto tempo e quais serão os impactos. Contudo, parar nesse estágio é não aproveitar o esforço anterior e deixar escapar excelentes oportunidades. As desculpas para não concretizar o planejamento podem ser muitas: falta de tempo, sobrecarga de atividades ou insegurança. Por isso, para não deixar a animação enfraquecer e acabar arquivando o projeto, é preciso muita organização e persistência.

Antes de entrarmos na consolidação do planejamento, para os que ainda não possuem ações de marketing jurídico e digital dentro da gestão de escritório de advocacia, recomendamos a leitura de nossos artigos sobre o tema, como o curso de Marketing de Conteúdo para advogados. É fundamental estar atento ao Código de Ética e Disciplina (CED) mantido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e as restrições apresentadas neste tema. O foco do plano de marketing precisa estar sempre direcionado para conteúdo e relacionamento, muito mais do que somente a divulgação de serviços.

Após isso, é preciso definir uma série de questões: quem é o público-alvo, como mapear o cliente ideal do escritório de advocacia, em quais canais tal público se encontra, as melhores formas de investir em marketing de conteúdo nesses canais e as ações para aproveitar os meios digitais e realizar networking. No material educativo “Como usar técnicas de marketing digital para aquisição de clientes”, oferecemos as principais diretrizes para a elaboração de um planejamento de marketing com foco em ações digitais.

Desenvolver e aplicar um planejamento de marketing não deve ser encarado como um grande obstáculo pela gestão de escritório de advocacia. É sim necessário um alto nível de comprometimento, porém, é plenamente possível de ser implementado. Um dos motivos que podem ser utilizados como motivação para dar prosseguimento nas atividades é que a medida em que o planejamento de marketing é construído e aplicado, acaba trazendo um novo entendimento das atividades profissionais e dos processos do escritório de advocacia. Isso acontece principalmente pela necessidade de estabelecer metas específicas e mensuráveis e que levam a reflexão do que é indispensável para cumpri-las, e se o escritório possui tais requisitos. Ou seja, se é preciso aumentar o número de pessoas no círculo de contatos, o advogado terá que elencar uma lista de clientes com os quais deverá reservar certa quantidade de tempo para criar uma rotina de convivência.

A partir do momento em que o planejamento começa a se tornar realidade, a banca passa também a buscar novos recursos para mantê-la e, até mesmo, avançar nos objetivos. O que significa um alto retorno no próprio desenvolvimento profissional e na gestão de escritório de advocacia. Por mais que a implementação exija que sejam criados novos processos que, realmente, vão exigir tempo e disposição, os resultados farão valer o investimento, inclusive com ganhos na própria organização pessoal. Nesse contexto, separamos três dicas iniciais que tornarão mais descomplicado a implementação do plano de marketing jurídico. Confira abaixo.



Confira 3 dicas para tirar o plano de marketing do papel e contribuir para a gestão de escritório de advocacia

  1. Determine prazos: coloque metas em todas as etapas do planejamento de marketing. O que será colocado em prática primeiro? Feito isso, anote tudo em sua agenda ou utilize ferramentas digitais que contribuam para o aumento da produtividade da gestão de escritório de advocacia. Você pode utilizar soluções gratuitas como o Google Calendar e o Trello ou, ainda, explorar todos os benefícios de um software jurídico para otimização do tempo. Leia o artigo Como reduzir o tempo de gestão de escritório de advocacia com o SAJ ADV para melhor conhecê-los.
  1. Crie uma equipe de apoio: tirar o planejamento de marketing do papel exige envolvimento de toda a gestão de escritório de advocacia e também dos colaboradores que não atuam diretamente nas tomadas de decisão. Um dos passos mais importantes dessa etapa é delegar tarefas: crie responsabilidades, metas e as distribua entre as equipes do escritório.gestão de escritório de advocacia
  1. Mantenha contato – crie uma lista com nomes, telefones e e-mails em uma planilha e determine a frequência com que essa comunicação será feita. Esse arquivo pode conter ex-clientes, clientes potenciais e também os que estão em atendimento. Nele, coloque o resultado do telefonema e qual o objetivo do contato. Um bom período para entrar em contato é o trimestral, mas você pode enviar mensagens em datas comemorativas e até criar alertas do Google, que podem criar motivos para um novo contato.

Agora que você já conhece essas dicas que podem contribuir para o projeto de prospecção de clientes da gestão de escritório de advocacia,  clique AQUI e baixe nosso eBook: Como garantir a retenção de clientes com a organização de dados. Abaixo você pode conferir um pequeno trecho do material:

Como a qualidade dos dados influenciam na gestão do escritório

Manter a organização dos bancos de dados dos clientes é um dos trunfos de escritórios de advocacia bem-sucedidos. A informação é um dos commodities mais valiosos para um advogado. Manter informações imprecisas, incorretas ou até mesmo sem validade não tem a mínima utilidade para o seu negócio. É preciso inserir dados de qualidade e gerenciar essas informações de maneira eficaz. Uma das muitas vantagens da manutenção dos dados da clientela é a fidelização.

Assim, armazenar os dados de seus clientes e seu histórico de ações deve ser um aspecto prioritário. Registrar o que é tratado com cada um deles e poder acessar com facilidade processos anteriores são requisitos essenciais para o dia a dia da profissão.

Temos também alguns materiais que tratam diretamente de marketing jurídico e tecnologia, dentre eles o ebooks “Marketing digital na área jurídica” e “Direito Digital: Tudo o que os escritórios precisam saber a respeito“.

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