Como a gestão do conhecimento pode ser aplicada em escritórios de advocacia

A gestão do conhecimento na advocacia é uma parte da gestão de escritórios de advocacia que busca identificar, reorganizar e distribuir o conhecimento armazenado nos dados para garantir maior fluidez nas atividades, e gerencia, assim, o conhecimento produzido dentro do escritório.

Gestão de conhecimento em escritórios de advocacia

Os escritórios de advocacia estão mais modernos: os gestores informatizaram os procedimentos internos, reduziram a utilização de papel e também dividiram os escritórios em segmentos para dar uma roupagem de empresa à sua estrutura. O uso da tecnologia da informação tem contribuído para essa modernização, ajudando administradores de diferentes áreas nas tomadas de decisão e na melhoria dos resultados da organização. A Gestão do Conhecimento também exerce um papel importante nesse cenário, pois busca identificar, reorganizar e distribuir o conhecimento armazenado nos dados para garantir maior fluidez nas atividades.

Mas como a gestão do conhecimento pode ser aplicada gestão de escritório de advocacia? A resposta é bem simples:  os advogados trabalham em atividades que geram conhecimento, como por exemplo, a atualização de jurisprudências, a elaboração de peças e a interpretação de autos.  Identificar o conhecimento gerado pelo seu escritório e aprender a gerenciá-lo pode trazer vários benefícios para o desenvolvimento estratégico do negócio e também para a capacitação dos colaboradores.

1. O que é a gestão do conhecimento afinal?

A gestão do conhecimento é um  conjunto de atividades e procedimentos apoiados por ferramentas de tecnologia da informação, que têm como objetivo descobrir, organizar, armazenar e compartilhar o conhecimento de uma equipe de trabalho.

É importante ressaltar que esse conhecimento pode ser tanto um produto gerado  como artigos e teses –, quanto o know-how, experiência e habilidades entre os vários colaboradores do escritório de advocacia. A gestão de conhecimento, portanto, está relacionada ao capital intelectual, educação corporativa e inteligência empresarial.

2. Quais tipos de conhecimento são compartilhados em escritórios de advocacia?

Existem pelo menos três tipos de conhecimentos compartilhados em escritórios de advocacia e que, portanto, devem ser pensados na gestão de conhecimento:

  1. o material publicado pela equipe;
  2. a experiência dos advogados; e
  3. o conhecimento contido no trabalho dos colaboradores.

O primeiro se trata especificamente de conteúdo acadêmico, como livros, artigos e dissertação.



Uma característica desse tipo de material é que ele pode ser adquirido, seja em livrarias ou em buscas na internet. Já o segundo, é o know-how de cada profissional do escritório e pode ser transmitido de pessoa para pessoa, ao longo do dia. Por fim, o terceiro item é o conhecimento que as peças, pareceres e petições podem gerar.

3. Quais as vantagens de investir em gestão do conhecimento?

Um escritório de advocacia que investe em gestão do conhecimento é mais competitivo, pois estimula a colaboração entre os membros da equipe. De igual modo, aumenta a qualidade dos serviços prestados, aumenta a produtividade no trabalho, melhora a gestão dos procedimentos internos e torna as tomadas de decisão mais eficazes.

gestão do conhecimento

4. Dicas para compartilhar informações no escritório

Fazer a gestão de conhecimento pode parecer algo complexo, mas existem algumas dicas fáceis de serem implementadas no seu escritório de advocacia:

  • Utilize ferramentas de compartilhamento de arquivos (Google Drive, Dropbox, por exemplo)
  • Crie uma newsletter com informações internas
  • Troque mensagens instantâneas por meio de aplicativos de bate-papo
  • Contrate um software jurídico
  • Crie um banco de dados com referências úteis para a equipe, não apenas com leis, mas também com dicas de gestão financeiragestão de tempo e  marketing jurídico.

Agora que você já sabe os benefícios que a gestão de conhecimento pode trazer para um escritório de advocacia, pode focar em outros materiais de gestão e de conhecimento. Abaixo alguns tópicos de materiais que podem te interessar:

Os novos desafios da gestão na advocacia

Camila Berni é advogada, consultora em Gestão e Marketing para Advogados, professora e autora do livro “Gestão de Escritórios de Advocacia“. E gravou, então, um webinar sobre os principais desafios na gestão na advocacia – que devem ser pensados junto à gestão do conhecimento.

No webinar de Camila Berni, você consegue verificar:

  • como aumentar seus resultados financeiros  e fidelizar seus clientes com o modelo de excelência da Disney aplicado à advocacia.
  • como vencer na advocacia em meio à concorrência ultra competitiva e acirrada, e por vezes desleal, é um grande desafio para todos os advogados.
  • como se destacar com nosso Webinar.

São, dessa forma, os tópicos do material:

  • Estratégias de Negócio,
  • Atração e retenção de talentos,
  • Atração e retenção de clientes,
  • Diferenciação que impacta no aumento dos honorários

Da prospecção a fidelização: jornada do cliente na advocacia

Uma vez que se faça a gestão do conhecimento, é preciso também ter onde aplicá-lo. Ou seja, conquistar clientes para o escritório de advocacia. No material de prospecção e fidelização de clientes na advocacia, conheça o passo a passo da Jornada de Compra de seu cliente, respeitando a regulamentação da categoria, e seguindo o Código de Ética e Disciplina da OAB.

  • Prospecção
    • Aprenda como encontrar novos clientes e se posicionar no mercado.
  • Aquisição
    • Conheça quais estratégias e táticas você pode usar para adquirir clientes.
  • Fidelização
    • Saiba como transformar novos clientes em clientes recorrentes com essas dicas.
  • Retenção
    • Aprenda como reativar clientes antigos e fazer com que clientes voltem ao seu escritório.

Advogado produtivo, escritório lucrativo

Rotinas, comunicação e tecnologia para melhorar processos, atender melhor e aumentar a lucratividade da banca. Todo advogado busca uma forma de crescer em sua produção. E técnicas como a gestão do conhecimento, combinadas com um bom gerenciamento pessoal, podem ter, assim, resultados impressionantes. O SAJ ADV – osftware jurídico disponibiliza, então, uma material sobre produtividade na advocacia com os seguintes conteúdos:

  • Caia na rotina!
    • Achou a frase estranha? Acredite – uma rotina organizada de trabalho pode melhorar muito seus resultados no escritório de advocacia. Neste eBook, mostraremos como a boa distribuição de horas de trabalho influencia na gestão da banca.
  • Comunicação é fundamental
    • A comunicação entre os colaboradores (e setores) também é indispensável para evitar sobrecargas e garantir maior produtividade do trabalho do advogado. Veja algumas técnicas para melhorar sua comunicação.
  • Tecnologias que facilitam
    • Com o suporte das tecnologias adequadas, a gestão fica mais fácil. O profissional tem visibilidade de todas as suas tarefas, compromissos e prazos.

Como se desenvolver na advocacia consultiva

A gestão do conhecimento, contudo, não precisa ser aplicada somente em processos judiciais. A advocacia consultiva ou preventiva vem ganhando, então, cada vez mais espaço no meio jurídico. O SAJ ADV promoveu, desse modo, um webinar junto a Cecilia Alvares para falar sobre o tema:

  • Comparativo
    • Conheça as principais diferenças entre advocacia contenciosa e consultiva.
  • Dicas
    • Aprenda como fazer o melhor atendimento consultivo com dicas exclusivas.
  • Características
    • Saiba quais são as características mais importantes que o advogado deve desenvolver para melhorar seu atendimento consultivo.

Desmistificando a Gestão em Escritórios de Advocacia

Por fim, a gestão do conhecimento deve ser entendida como parte da gestão na advocacia. Empreender no meio jurídico é um verdadeiro desafio.  O profissional da área do direito não possui em sua formação conhecimento técnico em áreas estratégicas para o negócio, como administração, recursos humanos, marketing, atendimento ao cliente, entre outras.

Pensando nesse desafio, disponibilizamos gratuitamente o [eBook] “Desmistificando a gestão de escritórios de advocacia“. O material revela dicas importantes que podem contribuir para gerenciar as rotinas de trabalho, melhorar a comunicação entre equipe e clientes.

Tópicos abordados

  • Gestão de escritório de advocacia sem sobrecargas de trabalho;
  • Como a gestão de escritório de advocacia eficaz pode resultar na melhor distribuição de horas de trabalho;
  • Software para advogados: funcionalidades aplicáveis à rotina de trabalho;
  • Benefícios de curto, médio e longo prazos com a utilização de um software para advogados: Automatização das rotinas, permitindo que o profissional tenha mais tempo para advogar e menos dispêndio em atividades burocráticas.

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