Má gestão do escritório de advocacia pode acarretar na perda de clientes

Uma boa gestão do escritório de advocacia é o primeiro passo para advogados que querem conquistar competitividade no mercado.

Durante muito tempo, a advocacia foi uma profissão pautada apenas na confiança. Isso significa que, um nome reconhecido no mercado bastava para que o advogado tivesse uma boa cartela de clientes. Com o aumento da concorrência, mais do que um bom nome, o advogado precisa oferecer soluções efetivas aos seus clientes. Além de, claro, prestar serviços com altíssima qualidade.

Para conquistar e manter uma boa cartela de clientes, algumas medidas na gestão são essenciais! Quer saber quais são? Então, não deixe de conferir!

Tenha uma boa comunicação com seus clientes

A maioria dos advogados sabe como é ter uma rotina multitarefa. Além das atividades rotineiras, como o acompanhamento de processos e redação de peças, muitos advogados se desdobram com as questões administrativas e financeiras. Nesse cenário, dar a devida atenção aos clientes parece praticamente impossível.

Porém, a tecnologia pode se transformar em uma grande aliada, especialmente no que se trata da comunicação rotineira com os clientes. O andamento processual, por exemplo, é um ponto importante, afinal todo cliente quer ter a segurança de que o advogado está cuidando devidamente do seu processo.

Com um software jurídico, é possível automatizar todos os dados relativos ao andamento processual, fazendo com que a comunicação com o cliente seja muito mais simples e rápida. Isso significa: esqueça a aquela tarefa de escrever e-mails ou dar telefonemas a cada um dos seus clientes. Com apenas alguns cliques você mantém seus clientes informados e seguros de que você está fazendo um trabalho diligente com seus processos.



Tenha método e organização para lidar com as atividades operacionais

Muitos advogados reclamam da falta de tempo para organizar a rotina do escritório. Isso costuma se transformar em uma bola de neve. Afinal, quanto mais desorganizada a rotina, menos tempo o advogado tem e vice-versa. Para eliminar esse problema de uma vez por todas, é fundamental que o advogado desenvolva um método eficiente para otimizar as atividades repetitivas.

Em todo escritório, é comum que o profissional precise encontrar as mesmas jurisprudências na hora de escrever uma peça processual. Ou ainda, necessite de um modelo de contrato para desenvolver um novo documento. Quando essas informações e dados não são organizados, o advogado e sua equipe perdem um tempo precioso apenas para começar o trabalho. Um bom software jurídico pode ser a chave para organizar todas essas informações, permitindo que o profissional tenha um acesso fácil e rápido a tudo o que precisa para executar suas tarefas.

Obviamente é possível organizar a rotina de um escritório de forma manual. Porém, na prática, o que se verifica é que com a entrada de um novo funcionário ou mesmo na correria do dia a dia, muitas dessas práticas vão se perdendo. Com um software o advogado tem toda a rotina de trabalho estruturada, ajudando que ele execute as tarefas repetitivas com mais eficiência.

gestão do escritório de advocacia

Trabalhe para melhorar a fidelização na gestão do escritório de advocacia

Mesmo adotando um bom software jurídico, alguns advogados erram na hora de construir uma boa relação com seus clientes. Uma boa gestão do escritório de advocacia serve para que o advogado preste serviços com eficiência e qualidade. Porém, também serve para que o profissional tenha mais tempo para dar a devida atenção aos seus clientes.

Além de enviar e-mails e mensagens periódicas sobre o andamento dos processos, é essencial que o advogado cuide de manter um contato com seus clientes.

Se você é um profissional mais técnico e não gosta de cuidar do atendimento, que tal contratar um profissional para cuidar disso? A boa notícia é que com um software jurídico você pode automatizar todos os dados relevantes de cada processo, oferecendo todos dados que são essenciais para se fazer um bom atendimento.

Conversando diretamente com seus clientes, muitos advogados encontram oportunidades de novas ações ou novas demandas. Isso faz com que a busca pelos seus serviços se torne mais constante.

Assim como em qualquer outro negócio, na advocacia prospectar um novo cliente custa mais do que manter a sua cartela. Além da qualidade e do resultado, procure também dar atenção mantendo o contato com seus clientes ativo. Isso faz com que seus clientes se sintam seguros com a sua atuação.

Cresça de forma sustentável

Outro erro que acarreta a perda de clientes é o crescimento desenfreado do escritório somado à queda de qualidade nos serviços. É natural que empresas que cresçam sem planejamento tenham uma queda substancial na qualidade de seus serviços. Em um escritório de advocacia, isso não é diferente.

Uma das melhores formas de se crescer sustentavelmente é se preparar com uma boa gestão do escritório de advocacia. Antes de assumir novos contratos, avalie se você tem sua rotina automatizada, a ponto de conseguir absorver novos clientes.

Lembre-se, mais do que conquistar novos clientes, foque seu esforço em prestar serviços com qualidade e eficiência. Com uma boa gestão na advocacia o crescimento da sua cartela de clientes é uma consequência. E, não uma nova atividade para você cuidar!

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