Gestão de pessoas em um escritório de advocacia

Seu escritório de advocacia precisa trabalhar bem sua gestão de pessoas. Esse conjunto de estratégias minimiza as chances de você perder bons profissionais.

Quando um grupo de amigos recém formados decide unir forças e montar seu próprio negócio, é normal que, em um primeiro momento, todos façam um pouco de tudo. Fazem, assim, do atendimento de clientes ao pagamento das contas de água, luz e telefone. Contudo, com o passar do tempo, a complexidade das atividades do escritório de advocacia aumenta. Então, o que deveria ser um situação provisória, torna-se definitiva, permanente.

Embora as tarefas operacionais sejam deixadas a cargo de estagiários e secretárias, o conceito de que todos fazem tudo acaba por prevalecer, o que frequentemente significa desperdício de energia, custos mais elevados e maior esforço por parte de todos.

Este é apenas um dos problemas que a má gestão de pessoas traz ao escritório de advocacia.  Aspectos como o papel do líder, a importância do processo de comunicação e os processos e técnicas de atração, seleção e retenção de talentos, sequer são discutidos pelos sócios. Quando muito, estes assuntos são abordados quando se tornam um problema legal para o escritório de advocacia.

gestão de pessoas em escritório de advocacia

1. Valorizando pessoas e colhendo resultados no escritório de advocacia

Problemas como a falta de autonomia na execução das tarefas, a inexistência de programas de participação nos resultados, a falta de perspectiva de crescimento e, até mesmo, a sobrecarga de trabalho, apontados pelas pesquisas como os principais responsáveis pela rotatividade de pessoal nos escritórios de advocacia, são, quando muito, uma preocupação “distante”, quando, na verdade, deveriam ser uma preocupação “constante”. Isso evitará, em certa medida, que os bons profissionais deixem o emprego atual para empreender por conta própria. Ou seja, que estejam dentro do que se conhece como turnover.

A remuneração variável, com base na meritocracia, e a avaliação de desempenho formal, seguida de um plano de desenvolvimento individual são questões que melhoram de forma significativa a performance dos profissionais de qualquer empresa. Mas, para isso, é preciso dedicar um pouco de tempo do líder a estas atividades.



Escritórios de advocacia como o Aidar SBZ, um dos mais admirados de São Paulo, já adotam algumas dessas práticas. E este não é o único caso. O KLA – Koury Lopes Advogados, fundado em 2002, que conta com 110 advogados, investe em um plano de carreira bem estruturado, que permite que os honorários e participação nos lucros evoluam ao longo do tempo.

Ainda de acordo com a revista, no Stocche Forbes, são realizadas reuniões mensais com todos os colaboradores. Nessas, os principais os números são apresentados. Lá os bônus são ilimitados e os honorários calculados sobre a média de todos os advogados, para evitar competição interna.

2. Equipe planejada

Valorizar os integrantes de uma equipe também implica no reconhecimento das capacidades e habilidades de cada um. Portanto, é importante conhecer mais sobre aqueles que participam das atividades do escritório de advocacia. E assim, fazer um planejamento do escritório também pensando na individualidade deles.

Por exemplo, uma pessoa que seja extremamente organizada, mas não tenha tanto conhecimento técnico quanto outros profissionais, não necessariamente será menos qualificada. Pelo contrário. Ela poderia, por exemplo, estar mais apta a cargos de gestão que outras pessoas. E alocá-la em posições mais coerentes às suas habilidades pode resultar positivamente para ambas as partes.

É importante ter isso mente tanto na organização do escritório de advocacia quanto na hora da contratação. Se há necessidade de um profissional com determinadas capacidades, é necessário considerar isso. E isto seja para um advogado contratado ou mesmo um estagiário de Direito.

3. Gerindo equipes

Após planejar bem uma equipe, aproveitando da melhor forma as habilidades e capacidades de cada um, tudo transcorrerá bem? Não necessariamente. Uma boa equipe deve sempre contar com um bom processo de gestão.

A ausência de alguém que organize cotidianamente o trabalho pode transmitir a sensação de que não há reconhecimento da atividade. Por isso, é importante manifestar interesse pelo modo como a equipe está produzindo e se relacionando no dia-a-dia.

Não obstante, uma boa gestão consegue identificar os problemas antes que eles atinjam níveis altos. Se um indivíduo está com dificuldades, por exemplo, pode-se oferecer incentivo e auxílio antes que isto repercuta em seu desempenho ou mesmo em seu descontentamento com a profissão.

Alguns softwares e outras ferramentas, como planilhas jurídicas, ajudam  ver se a equipe está entregando resultados ou quanto tempo demora em determinadas atividades. Além de informar números para o escritório de advocacia, auxilia na identificação de eventuais problemas.

Dessa forma, é possível guiar melhor uma equipe de sucesso e evitar maiores dificuldades com antecedência.

4. Alinhamento ao código de cultura

Outro ponto fundamental na gestão de pessoas na advocacia é estabelecer um código de cultura dentro do escritório. E isto, na verdade, é algo importante em qualquer equipe.

O código de cultura reúne não apenas os objetivos da empresa, de modo a alinhar todos os integrantes de uma equipe em busca de uma meta em comum. Ele também integra os preceitos éticos e as principais regras de conduta dentro de um grupo.

Isto evita, por exemplo, que integrantes ajam de forma desrespeitosa ou que não seja condizente com a atividade e o trabalho em equipe. Consequentemente, isto gera segurança para os demais. mas também integra diferentes indivíduos.

Além, disso, estabelece parâmetros de conduta. E conduz na busca por resultados em comum.

5. Oferecendo oportunidades

Incentivar a equipe do escritório de advocacia é, sem dúvidas, uma das principais formas de motivá-la. Claro, valorizar as capacidades e os resultados de cada um e oferecer remuneração e recompensas condizentes são fatores essenciais. Mas oferecer outras oportunidades de crescimento pode ser tão importante quanto.

Pode-se incentivar o estudo de novos idiomas, por exemplo. Ou a especialização em temas que possam refletir não apenas no crescimento individual, mas também para o coletivo da equipe. Por exemplo, se há uma demanda muito recorrente na área de direito trabalhista, pode-se incentivar alguém que manifeste desejo em conhecer mais sobre o assunto.

Um profissional qualificado certamente aumentará o valor do serviço de advocacia oferecido.

6. Oferecendo praticidade

Além de incentivar com oportunidades de crescimento, é possível incentivar a equipe oferecendo novas formas de realizar o trabalho. Algumas delas podem auxiliá-la a produzir de forma mais fácil e a otimizar o tempo. E a praticidade pode influenciar tanto nos números do escritório de advocacia quanto na felicidade do profissional.

Se uma equipe, por exemplo, encontra problemas de organização, é possível sugerir novas técnicas de gestão de tempo e definição de prioridades. Se a equipe perde muito tempo em busca de processos e documentos, é possível promover uma nova organização no escritório. Pode-se, também, sugerir e implantar novas ferramentas dentro do escritório. Indicar aplicativos para advogados, desse modo, pode auxiliar e surpreender positivamente.

De igual forma, pode-se sugerir, ainda, implantar tecnologias de gestão, como um software jurídico. Utilizados principalmente para gerir processos, eles podem facilitar a vida de toda a equipe, desde aqueles que exercem cargos administrativos àqueles que exercem cargos de produção de peças.

Contudo, deve-se levar em conta que a equipe deve estar presente no processo de decisão. Ainda que a decisão final não seja dela, é essencial que ela se sinta parte do projeto. E que saiba que a sua opinião também é considerada.

7. Feebacks

Por fim, ofereça feedbacks. Nem todos conseguem identificar sozinhos aquilo que estão desempenhando bem ou não. Na gestão de pessoas em um escritório de advocacia, então, é imprescindível oferecer esse retorno aos membros da equipe.

Como já mencionado, deve-se valorizar o que há de positivo. Elogios incentivam na continuidade de um modo de operação, mas também podem incentivar no crescimento.

Do mesmo modo, se foi identificado que algo não anda bem, é importante oferecer um feedback tanto para que o indivíduo se esforce para melhorar, como para descobrir se existe algo maior dificultando seu desempenho. Muitas vezes, pode ser um problema pertinente ao próprio escritório, e não apenas individual.

Portanto, fazer essa análise, oferecendo dados e dialogando, pode contribuir para o resultado do escritório como um todo.

Ajustando rotas e fortalecendo estratégias

Resumindo. Como toda organização baseada em conhecimento técnico especializado, fundada e administrada por técnicos, chega um momento em que os sócios do escritório de advocacia precisam parar e se perguntar: estamos no caminho certo? Certamente, muitos concluirão que precisam de uma reorganização, adaptando-se a sua nova realidade gerencial. São as “dores do crescimento”.

Assim, busquem outros escritórios que são casos de sucesso nas áreas em que sua gestão está falhando. E, na medida do possível, adaptem essas práticas vencedoras a sua realidade.

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