Como planejar e otimizar a gestão em escritórios de advocacia

A gestão do seu escritório de advocacia 100% mais eficiente

É curioso como os gestores de escritórios de advocacia (na verdade, empreendedores em geral) relegam a estratégia empresarial a segundo plano. Não percebem, assim, as consequências de uma falta de atenção à gestão na advocacia. Prejuízos à saúde, sustentabilidade e à longevidade do negócio, enfim, são apenas alguns dos riscos.

Mesmo escritórios de grande porte, os quais já atingiram um relevante posicionamento no mercado jurídico, sofrem com a falta do direcionamento estratégico estruturado.

A estratégia na advocacia, além de apontar o horizonte para o qual a banca deve caminhar, faz a conexão entre todas as áreas da gestão. É na estratégia, portanto, que tudo se alinha e se encaixa; de onde saem as diretrizes e para onde retornam os indicadores de resultado para observar se o empreendimento está na direção pretendida.

É comum, também, encontrarmos escritórios de advocacia que acreditam ter uma estratégia para o negócio, entretanto, focada apenas em aspectos mais explícitos do empreendimento, como por exemplo, os econômicos e financeiros.

Uma estratégia que foca apenas em tais indicadores é acometida por profunda miopia empresarial.

Outra falha importante que atinge as estratégias dos escritórios de advocacia é o foco apenas no curto prazo, relegando o importante aspecto da sustentabilidade e perenidade.



O que é estratégia?

O conceito de estratégia nasceu da necessidade de realizar objetivos em situação de concorrência. É o caso, por exemplo, na guerra, nos jogos e nos negócios. Pensemos no exemplo emblemático de um jogo da velha: se você conseguir colocar o x em determinados campos, trancará seu oponente. Assim, com estratégia, estabelece-se um plano de superação – ou vitória.

Estratégia, portanto, é uma forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório. É um procedimento formalizado e articulador de resultados. É uma programação de trabalho. ( Maximiano, 2004, p.  379).

Chiavenato (2000, p. 280) nos ensina que:

“em termos empresariais, pode-se definir a estratégia como a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando atingir os objetivos a longo prazo”.

Vale enfatizar que, para alcançar o objetivo de longo prazo, é imprescindível que esteja absolutamente absorvido e seja prestigiado por todos os níveis do negócio. Mas também é necessário que todos os estratos tenham igual clareza sobre como cada núcleo contribui e sustenta a estratégia do escritório como um todo. Do contrário, pode gerar uma falha na comunicação entre equipes e membros que prejudique as estratégias definidas.

Para atingir objetivos é  imprescindível que o escritório de advocacia “olhe para fora”. Deve conhecer:

  • tendências; mercados; tecnologias jurídicas;
  • pontos fortes e fracos dos concorrentes;
  • oportunidades de curto médio e longo prazos; e
  • as ameaças encontradas no ambiente externo.

Olhar para dentro do escritório é, também, fundamental para alcançar o sucesso. Os pontos fortes do escritório, as demandas de melhorias, as políticas de gestão de pessoas entre outros.

A gestão em escritórios de advocacia deve ser orientada a dados

À medida em que o escritório faz a leitura dos pontos fortes e demandas de melhoria, bem como das ameaças e oportunidades que estão no mercado, as decisões tomadas elevam sobremaneira a probabilidade de atingir os objetivos almejados pelo escritório.

Sem estratégia as decisões são como um tatear cego, regido pelo ensaio e erro e, quem sabe, no fator sorte!

Assim, a estratégia deve ter um olhar 360o. Ou seja, ter atenção aos aspectos econômicos, financeiros, de mercado, de pessoas e de processos, além de inovações e tecnologia, como na adoção de um software jurídico, e, principalmente, na execução do planejado. É justamente nisso, contudo, que 90% dos gestores falham. Deixam de ter uma visão esférica e adotam uma visão plana do negócio, sem considerar as outras facetas.

Pode parecer muito teórico e abstrato num primeiro momento, mas sem o direcionamento estratégico tudo fica mais difícil. E as ações de um setor perdem em eficiência em decorrência da ausência de planejamento integral. Consequentemente, perde-se a nos resultados finais do escritório de advocacia.

Liderança e gestão de equipes no escritório

Veja, então, um exemplo de como isso poderia acontecer na prática de um escritório de advocacia. Imagine um escritório com 60 colaboradores. Destes, 40 são advogados e os outros 20 estão distribuídos em funções de suporte jurídico e administrativo.

Os gestores deste escritório fictício sofrem com a falta de comprometimento do time em relação às metas e objetivos de longo prazo da organização, pois estão focados no dia a dia (por vezes as metas são alcançadas, mas não é uma constante).

Percebem, ainda, que o seu time de líderes (advogados sêniores e gerentes) está acomodado, pois obtém bons honorários e encontram-se numa situação estável.

Pode parecer a você, leitor, num primeiro momento, que este é um escritório sem muitos problemas. Afinal todos trabalham muito, algumas vezes as metas da advocacia são alcançadas e os líderes são bem remunerados.

A falta de um horizonte estratégico em escritórios de advocacia

Acontece que há um problema muito grave que impede este empreendimento de crescer. E no longo prazo, pode até comprometer sua sustentabilidade: a falta de estratégia.

Note que há, por falta de um horizonte estratégico bem definido, a desconexão entre os profissionais e os objetivos da organização.

Além disso, podemos perceber que não existem programas de desenvolvimento de pessoas, uma vez que há uma acomodação dos líderes em suas atuais posições.

A meritocracia e a remuneração variável atribuída ao atingimento de metas, certamente, não são aplicadas. Isto acaba desestimulando alguns integrantes enquanto coloca outros em uma zona de conforto. E prejudica, dessa forma, a eficiência do escritório de advocacia.

Fica nítido, no  exemplo fictício apresentado, como a estratégia permeia, assim, toda a organização. E faz, assim, o papel de conectora de todos os recursos necessários e disponíveis para o alcance do objetivo global do empreendimento.

Balanced Scorecard e PDCA em escritórios de advocacia

Utilizamos, aqui na ÉOS e com os nossos clientes, dentre as metodologias de gestão estratégica disponíveis, o Balanced Scorecard (BSC), pois nos permite ter essa visão 360o das bancas para as quais trabalhamos e traçar as melhores estratégias para cada caso.

Em linhas gerais:

“o BSC pretende tornar claro para todos os níveis da banca a visão, missão e estratégia, para que todos saibam o que deve ser feito e como suas ações afetam o desempenho organizacional. A ideia central é focar os esforços, evitando a dispersão das ações e recursos destinados em favor da implementação da estratégia”.

Já escrevemos um artigo abordando este tema e sugiro que você clique no banner abaixo e o leia para enriquecer ainda mais o seu conhecimento.

gestão em escritórios de advocacia

Naturalmente, um planejamento não conseguirá contemplar absolutamente todas as variáveis possíveis para um empreendimento. Contudo, isto não minimiza a importância de um planejamento estratégico. Pelo contrário, a gestão parte do princípio de que tudo o que fora planejado deve ser aplicado, monitorado e, quando necessário corrigido e padronizado.

O que acabamos de descrever no parágrafo anterior é, exatamente, o famoso Ciclo PDCA (do inglês: Plan, Do, Check, Act/Adjust). O Ciclo PDCA é um método iterativo de gestão da qualidade para alcançar a melhoria contínua de processos, produtos ou serviços. E não só pode ser aplicado à advocacia, como pode trazer grandes benefícios ao meio.

Assim, especialmente no mundo veloz no qual vivemos, a avaliação de resultados e correções de rota devem acontecer sistematicamente. A estratégia também deve ser revisitada constantemente, fazendo a avaliação dos resultados obtidos e os ajustes necessários para o alcance dos objetivos organizacionais. Dessa forma, a gestão dos escritórios de advocacia será mais eficiente.

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