[Case] Como o escritório Romagnani revolucionou a gestão na advocacia

Tempo de leitura: 6 minutos

(Last Updated On: 9 de julho de 2018)

Como você encara o desafio da gestão na advocacia? Que tal aprender com quem venceu o problema e hoje colhe os frutos desse sucesso? Confira nessa entrevista exclusiva com o Dr. Roberto Romagnani, do escritório Romagnani Advogados Associados.

Antes mesmo de falar de todo o processo que fez do escritório Romagnani Advogados Associados um case de sucesso quando o assunto é gestão na advocacia, vamos conhecer melhor um dos principais responsáveis por esse processo. Humanizar a advocacia é sempre um desafio, trazer para próximo da população a prática da advocacia, tirar um pouco do estigma e mistério que cerca o mundo jurídico.

O paulista Roberto Romagnani, 49 anos, casado e pai de 2 filhos é proprietário do escritório que leva o nome da sua família. Em seu tempo livre gosta de viajar e praticar alguns esportes, mas acima de tudo não conseguia lidar com o acumulo de papel que cercava sua rotina e “decorava” seu ambiente de trabalho. Foi esse problema que fez Roberto começar a procurar um software jurídico para auxiliar na resolução nesse problema.

“Utilizo softwares jurídicos há vários anos, inicialmente com um precário software próprio, posteriormente um particular, que me atendia parcialmente. Este último inicialmente tinha bom atendimento e qualquer problema era rapidamente solucionado. Porém como a empresa foi adquirida por uma multinacional e a qualidade dos serviços despencou. Simples problemas por vezes demoraram mais de uma semana para serem solucionados o que inviabilizou a continuidade da antiga parceria. Decidi mudar e o ponto principal do meu novo sistema que iniciei a procura era a plataforma WEB”, explica Roberto.

Novo software jurídico, nova experiência

Já ciente do seu problema e com uma experiência malsucedida, Roberto tinha ciência do seu principal desafio:  “Gostaria de tornar os processos virtuais, sem pastas físicas, por isso procurava um ótimo sistema de acompanhamento e gerenciamento de processos, agenda, tarefa, etc. Meu antigo sistema cumpria apenas parcialmente meus anseios”. Foi nesse contexto que conheceu o SAJ ADV, software jurídico que ia ao encontro de seus desejos e poderia enfim acabar com seus principais problemas em termos de gestão na advocacia.

Foi procurando um software jurídico na nuvem que Roberto conheceu o SAJ ADV. E ao entrar em contato com a equipe que ele teve a certeza e a confiança para contratar a solução integrada para gestão na advocacia. “Sem dúvida o ótimo atendimento que tive desde meu cadastro para os 15 dias de testes, gerou uma ótima expectativa. Com o prazo para testes, pude verificar que o software jurídico continha as ferramentas que precisava. Também não posso descartar o fato do TJSP ter confiado à Softplan o gerenciamento de seus processos”, esclarece Roberto. Lembrando que a Softplan, maior empresa de desenvolvimento jurídico do país, é a responsável por toda a família SAJ, na qual o SAJ ADV faz parte.

Como inserir um software jurídico na rotina do escritório de advocacia

Mudar a rotina pode ser um desafio em tanto para os advogados. Em meio a um dia a dia corrido, em meio a audiências, peças processuais e rotinas administrativas, sobra pouco tempo para inserir novas ferramentas para gestão na advocacia. Em um primeiro momento os colaboradores do escritório podem ver a inserção de um software jurídico como “perda de tempo”, por conta de experiências passadas ou pelo volume operacional que a implantação desprende.

No caso do escritório Romagnani não foi diferente. “A implantação foi razoavelmente tranquila. Obviamente a migração de um sistema para outro exige trabalho… muito trabalho! Resolvemos iniciar gradualmente com os novos processos e cadastrando processos ainda ativos, para depois cadastrarmos aqueles que já haviam se encerrado. O trabalho ainda está 70% concluído, com todos os processos em andamento já cadastrados e aproximadamente 50% dos processos antigos”, relata Roberto.

Principalmente em casos onde já existia um software para advogados em uso no escritório, algumas dificuldades podem atingir o processo. Vícios de uso, comodidade e migração de dados são alguns desses desafios. Roberto nos relata como foi esse processo no Romagnani Advogados Associados: “Obviamente estranhamos um pouco a formatação do sistema, comparado com nossa antiga ferramenta. Aos poucos moldamos também nossa forma de cadastro e até mesmo nossa rotina, já que pudemos perceber que parte de nosso cadastro era inútil e um cadastramento mais “enxuto” nos traria vantagens. No geral não existiram muitas dificuldades!”.

case gestão na advocacia

Passada a implantação, quais os maiores ganhos em gestão na advocacia?

Foi nesse momento que a revolução da gestão na advocacia chegou ao Romagnani. Passado o período de adaptação, os bons frutos começam a ser colhidos. O uso do SAJ ADV – Software Jurídico foi fundamental nesse processo, trazendo uma melhor experiência, segurança e agilidade ao escritório. Nas palavras de Roberto: “Estamos implementando uma verdadeira revolução no escritório, tornando o cadastro processual totalmente digital, bem como a agenda de contatos e compromissos. Essa mudança permitiu a implementação do trabalho fora de nossa sede, ganhamos muito tempo com a utilização de tablets e notebooks. Ao mesmo tempo em que visito algum cliente, posso realizar um protocolo ou verificar algum compromisso! Posso afirmar que a gestão do escritório melhorou de forma considerável”.

E para chegar nessa revolução são necessários módulos e funcionalidades que tornem possível uma gestão na advocacia eficaz. O SAJ ADV possui cinco módulos: atendimentos, financeiro, pessoas, processos e intimações. Cada escritório possui suas dores, necessidades mais latentes, que precisam ser rapidamente sanadas para acelerar o crescimento.

É por isso que percebemos os diferentes usos de uma mesma solução. No caso do escritório Romagnani, o uso do SAJ ADV foi mais integral, como Roberto nos informa: “Utilizo muito o cadastro de pessoas, processos e compromissos. Pretendo implementar ainda em 2018 a modalidade financeira, único dos módulos que ainda não utilizo”.

Como saber se você possui um negócio eficiente?

Você indicaria algo que não confia para algum amigo ou colega de profissão? Em geral a resposta é sempre a mesma: lógico que não. Indicar um serviço ou produto de má qualidade pode te deixar em maus lençóis, levar a perda de confiança. É por isso que a indicação tem tanto valor para empreendedores, jovens ou experientes. Pesquisas informam que indicações chegam a ter 90% de peso no processo de decisão de compra em alguns segmentos.

Foi pensando nisso que perguntamos ao Dr. Roberto: você indicaria o SAJ ADV para seus colegas advogados?

Sem dúvida!  Aliás, ótimo software, com um custo atrativo que certamente poderá ajudar aos colegas na organização de suas tarefas.

Ouvir esse tipo de depoimento, aliado aos resultados que acompanhamos em nossos clientes, só nos faz querer ser cada dia mais o melhor software jurídico para trazer a revolução para a gestão na advocacia. Seja qual for sua dificuldade, queremos te ouvir, te ajudar a entender como um sistema para advogados pode se transformar em seu principal aliado.

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