Home office na advocacia: dicas para produtividade
O home office é uma modalidade de trabalho realizada do lar ou no local de preferência do profissional, desde que fora da empresa. A forma de trabalho é vista como vantajosa para muitos profissionais, mas exige, também, alguns cuidados.
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- 19 de janeiro de 2021
- Atualizado em: 19 de janeiro de 2021
- Tempo de Leitura: 6 minuto(s)
Os segredos para ser mais produtivo com o modelo home office na advocacia
Muitos profissionais já desejaram trabalhar diretamente de casa. Afinal, a escolha pode facilitar a rotina e diminuir os custos decorrentes de se manter fora durante o dia todo. Custos de transporte e alimentação por exemplo, sofrem um grande impacto com essa mudança. E advogados e advogadas podem apostar no home office advocacia para otimizar o seu dia a dia.
Independentemente da profissão exercida, poder atuar diretamente da sua residência traz uma série de vantagens, mas também alguns desafios.
É válido ressaltar que, no caso de alguns tipos de prestação de serviço, o home office exclusivo pode ser uma impossibilidade. Isto não significa, contudo, que não os profissionais não possam adaptar o formato.
Parte das tarefas pode ser produzida do seu lar, sem prejuízos no oferecimento de um trabalho com qualidade. Depois, as que não podem, devem ser agendadas e realizadas no local marcado.
Cuidados com o teletrabalho ou trabalho home office
Quem já atua diretamente de casa, no entanto, sabe que esse formato também oferece desafios. Isso porque a capacidade de manter o foco e de evitar dispersão é essencial para conseguir entregar todas as demandas no tempo certo.
Acordar no horário adequado e manter a disciplina são exemplos de obstáculos que devem ser enfrentados no home office na advocacia ou em outras áreas. Mas eles se tornam pequenos em comparação aos benefícios. Por isso, contorná-los pode ser mais fácil do que parece.
É preciso, então, tomar alguns cuidados. Os profissionais podem se inspirar em uma cabine de estudo individual e criar o seu próprio ambiente de trabalho em casa para conseguir maior concentração, por exemplo.
Além do mais, estipular horários para levantar e não deixar para ir dormir tarde são soluções práticas para resolver o obstáculo de sair da cama na hora certa.
E conseguir, por fim, conciliar a agenda do serviço com os cuidados com o lar é uma tarefa que requer empenho e dedicação. Dessa maneira, o home office pode ser posto em prática da melhor forma possível.
Portanto, se você é advogado e deseja trabalhar direto da sua casa, colhendo os benefícios dessa decisão, siga na leitura deste conteúdo e conheça algumas dicas que podem ajudar na produtividade do seu dia a dia.
Formatos de trabalho home office na advocacia
Como mencionado, nem todo o tipo de serviço pode ser feito via home office. Uma entrega de jornal com moto necessita que o profissional compareça no endereço dos clientes para que o produto alcance o seu destino.
Na advocacia, todavia, o trabalho feito de casa não apenas é uma possibilidade. Ele também pode ser muito mais produtivo do que a rotina em um escritório de advocacia.
Para começar, é importante entender o que é o home office: ele se trata de um formato de trabalho realizado diretamente da residência do profissional. Ou seja, é a tradução do termo “escritório em casa”.
Existem, contudo, diferentes maneiras de atuar desse modo, tais como ser:
- funcionário de uma empresa;
- freelancer;
- empresário home based (sede da empresa em casa);
- profissional autônomo.
O teletrabalho, inclusive, está se tornando cada vez mais frequente. Isto porque as empresas reconhecem que um profissional que atua em casa pode ser mais produtivo.
Nesse caso, a relação entre empresa e colaborador é remota e feita no período comercial pela internet.
Quem trabalha como freelancer, por outro lado, pode conseguir boas oportunidades de realizar projetos avulsos diretamente de seu lar. E dessa maneira, não precisará se deslocar até o endereço físico do seu cliente.
O home based é outro formato possível. Uma pessoa que queira iniciar um e-commerce para venda de elevador projetor, por exemplo, tem a opção de criar a sede da empresa na sua própria residência, criando uma estrutura que possibilite realizar as suas funções.
Por fim, o profissional autônomo pode também apostar no home office, realizando as tarefas em seu imóvel e sendo produtivo ao distribuir o tempo de acordo com suas necessidades.

Home office: quais as vantagens para um advogado?
Nesse cenário, quem opta pelo home office na advocacia pode colher uma série de vantagens.
Uma delas é fazer o seu próprio horário. Se ele se sente mais produtivo depois do almoço, ele pode iniciar as suas atividades nesse período, ou de acordo com o que achar mais proveitoso, valorizando o seu tempo.
Em paralelo, ao optar pelo home office, o advogado diminui consideravelmente os seus custos, dispensando o aluguel de um escritório e os valores de transporte para chegar no local todos os dias.
É possível ainda utilizar softwares específicos para as suas atividades e dispensar a necessidade de ter uma secretária, por exemplo, o que o ajudará a economizar ainda mais.
Não à toa, o home office se tornou uma configuração de atuação diferenciada para quem deseja vender relógio de ponto biométrico com comprovante em uma loja virtual, principalmente para quem trabalha na área do Direito.
Quais cuidados é preciso ter no formato home office?
Apesar de o trabalho em casa parecer de fácil administração, essa pode não ser uma realidade para vários profissionais.
Isso porque o lar costuma ser um local mais confortável, cheio de demandas e distrações que, se não forem bem administradas, podem trazer prejuízos para o advogado.
Em resumo, o home office na advocacia exige cuidado e atenção. Quando ele é realizado por um profissional de Direito, há ainda a necessidade da confidencialidade, uma vez que é necessário manter em sigilo grande parte do processo de um cliente. E junto a isso, os cuidados exigidos pela LGPD.
Sendo assim, trouxemos algumas dicas que podem ajudar nessa organização e contribuir para a produtividade no meio jurídico. Conheça-as a seguir.
1. Realize o atendimento dos clientes online
A internet trouxe uma série de facilidades para a nossa vida, mas também é um elemento determinante para o home office, pois garante o acesso a uma série de ferramentas e recursos que são indispensáveis para o trabalho.
Seja para contratar uma assistência técnica desktop ou para fazer contato com os clientes, é possível utilizar os aplicativos de mensagens instantâneas, as redes sociais e programas que facilitam a troca de e-mails e ligações telefônicas.
Portanto, uma sugestão para aumentar a produtividade do home office na advocacia é realizar o atendimento ao cliente virtualmente. Essa ação, por exemplo, pode ser feita por chamada áudio ou por vídeo, otimizando a comunicação.
Esse também pode ser um meio eficiente de tirar dúvidas, alinhar pontos e coletar mais informações sobre os casos que você está atendendo.
Ao fazer atendimentos a distância, é possível economizar custos com locomoção e, para atendimentos que precisam ser presenciais, uma ideia é fazer a locação de sala de reunião pequena, por exemplo.
2. Crie uma rotina de trabalho
Se você já trabalhou em um escritório físico, sabe que a demanda diária do local envolve a criação de uma rotina. Atendimento ao público pela manhã, atualização de processos na parte do almoço, comparecimento ao fórum no final da tarde, entre outros compromissos.
Para garantir que o dia seja bem aproveitado no home office, então, é fundamental ter hábitos e organizar a agenda. Dessa forma, garante-se que todas as atividades sejam cumpridas.
Por isso, é fundamental ter um horário estipulado para começar e finalizar o dia, bem como distribuir durante todo o período as tarefas que precisam ser feitas conforme o nível de prioridade, optando também por fazer primeiro o que exige mais concentração e cuidado.
Uma rotina de trabalho no home office na advocacia é essencial, pois com um direcionamento sobre o que precisa ser feito no dia, pode-se ter maior produtividade e saber que os prazos processuais e não processuais serão cumpridos corretamente.
3. Conciliar a vida pessoal com a profissional
Como não poderia deixar de ser, é fundamental conciliar a vida pessoal com a profissional ao trabalhar em casa.
Isso porque a necessidade de comprar uma persiana blecaute automática para o seu quarto vai continuar presente até que seja concluída, assim como enviar um contrato para um cliente só sairá da lista de atividades depois do envio do e-mail.
Desse modo, é de suma importância saber conciliar as atividades pessoais com a do trabalho, conseguindo alinhá-las de maneira a não ficar em pendência com nenhuma delas.
4. Encontrar recursos que otimizem a sua agenda
Otimizar a sua agenda para garantir que todos as suas pendências sejam colocadas em prática é tão importante quanto adquirir uma cadeira universitária dobrável para utilizar no home office.
Não à toa, existem recursos como um software jurídico, que oferece as ferramentas necessárias para que o advogado consiga suprir as suas demandas e organizar o seu trabalho.
O SAJ ADV é um sistema que integra várias funcionalidades, permitindo o gerenciamento de tarefas por meio do desktop ou do smartphone, o que agiliza todo o processo.
Por usar Inteligência Artificial, ele permite o preenchimento automático de documentos, captura de processos, controle de acesso, segurança de dados e até mesmo uma área para o cliente.
De fato, um software personalizado para a rotina do advogado faz com que ele administre o seu negócio, gerencie a sua agenda e simplifique várias atividades da rotina, otimizando o tempo e garantindo um bom uso do home office.
Ao utilizar as dicas abordadas neste artigo, a organização do trabalho do profissional de Direito em casa pode ser muito mais eficaz, proporcionando o domínio da sua rotina e tornando o home office bastante produtivo.