Inbound Marketing Jurídico: qual o prazo para gerar resultados?

Inbound Marketing Jurídico: qual o prazo para gerar resultados?

Inbound Marketing Jurídico a médio e longo prazo: qual o tempo médio para que os resultados da estratégia adotada pelo advogado apareçam?

Ter clientes satisfeitos e fiéis é o sonho de todos os profissionais. Sobretudo na área da advocacia, em que a conquista de novos clientes se deve principalmente às impressões dos clientes anteriores. Mas, obviamente, isto não é obtido da noite para o dia. A construção de vínculos de afinidade e confiança requer tempo. E essa máxima também vale para o marketing digital e o inbound marketing jurídico.

Investir sem receber resultados imediatos pode assustar em um primeiro momento. Todavia, é preciso compreender os mecanismos das estratégias de marketing jurídico digital e ter consciência de que a paciência pode gerar resultados mais positivos que uma ação imediatista. Desse modo, venha entender como são gerados os resultados nos projetos de inbound marketing jurídico. E saiba por que o seu escritório deveria priorizar o sucesso a médio e longo prazo na hora de conquistar clientes com marketing jurídico.

Como funciona o inbound marketing jurídico

O inbound marketing, ou marketing de entrada, compreende estratégias de marketing pensadas para atrair o cliente através do seu espontâneo interesse por um determinado conteúdo ou informação. E apesar das vedações no mundo do Direito, essa estratégia tem total sintonia com o Código de Ética da OAB. Adapta-se aqui, portanto, algumas concepções do inbound marketing para o marketing jurídico.

Para que isso aconteça, é preciso ter consciência do posicionamento da marca – no caso, do próprio advogado ou do escritório de advocacia. Através de um estudo da carreira, do negócio e do mercado, é possível identificar se a marca segue os seguintes passos e, consequentemente, garante:

  • a informação correta > para o cliente correto > na plataforma correta.

inbound marketing juridico prazo para resultados

Quando essa sinergia acontece, o cliente é naturalmente conduzido por aquilo que chamamos “funil de vendas”.



Funil de vendas

O funil de vendas é um conceito típico do marketing. Apesar disso, pode ser transportado para o universo do Direito e, claro, para o marketing jurídico Dessa maneira, ele compreende:

  • Topo – é a etapa em que o cliente toma conhecimento da marca. Nessa etapa, as estratégias devem ser desenvolvidas para atrair o cliente. Ou seja, trazê-lo para conhecer a marca, com a finalidade de gerar leads (possíveis clientes). Mas é também um momento de aprendizado e reconhecimento de um problema para o cliente;
  • Meio – nessa etapa o cliente já conhece a marca e seus produtos/serviços; e a marca também já tem algumas informações sobre o perfil do cliente. É, então, o momento de apresentar soluções mais específicas e certeiras para as necessidades dele. Desse modo, ele poderá fazer considerações acerca dos meio de solucionar o problema identificado;
  • Fundo – é a etapa na qual a marca já ofereceu a solução de que o cliente precisa, e ele já se sente à vontade para comprá-la. Assim, é preciso mostrar a ele os benefícios de finalizar o negócio;

Estratégias de inbound marketing na advocacia

A jornada do funil de vendas se empenha em mostrar ao cliente o que a marca pode oferecer, a fim de que o próprio cliente se sinta convencido e interessado a engajar um relacionamento e uma contratação. Diferentemente do outbound marketing, que leva o negócio ao cliente, o inbound marketing se coloca à serviço de um cliente em busca de aprendizado. E, na advocacia, não é difícil encontrar indivíduos em busca de uma solução de conflitos.

Assim, os projetos de inbound marketing jurídico são, essencialmente, uma maneira estratégica de analisar como o posicionamento da marca, principalmente na internet, pode influenciar a decisão de consumo do seu público alvo. E assim identificar oportunidades para se destacar.

Esse posicionamento é feito, por exemplo, com sites, redes sociais, blogs, newsletters, e-books, apps e produção de conteúdo próprio em geral. Através deles, portanto, o advogado pode levar conteúdo educativo ao seu público, consolidando seu nome e apresentando o conhecimento que possui para resolução das lides. Mas também pode-se, e deve-se, contar com técnicas de SEO e outros recursos digitais. Afinal, elas poderão impulsionar o que se constrói com os estudos jurídicos do profissional.

prazo resultado inbound marketing grafico 1

Por que apostar no inbound marketing jurídico?

O inbound marketing jurídico se destaca por levar os clientes a conhecerem e interagirem com a marca de uma maneira mais natural. Não força, portanto, um relacionamento. Tampouco incomoda o cliente com propagandas ostensivas que, muitas vezes, podem acabar se tornando invasivas.

A autonomia e a liberdade do cliente são respeitadas durante todo o processo. E mesmo as estratégias digitais que possam ser consideradas invasivas (captação de dados, envio de e-mails etc), são sempre precedidas do consentimento do cliente . É, desse modo, o que chamamos de “marketing de permissão”.

Outra importante característica do inbound marketing jurídico é que ele gera resultados a médio e longo prazo. Você pode se perguntar: por que isso seria uma vantagem? A resposta tem a ver com a sustentabilidade, elemento fundamental para o sucesso e sobrevivência de qualquer negócio, mas que muitas vezes é negligenciado em detrimento do sucesso a curto prazo.

Foco no médio e longo prazo gera resultados melhores

O objetivo do inbound marketing jurídico não é apenas vender um produto ou serviço uma vez; é conquistar efetivamente o cliente. Para isso, a marca precisa provar-se constantemente, por meio de todas as etapas do funil de vendas; e precisa empenhar-se para criar um relacionamento saudável, no qual o cliente não se sinta forçado a fechar negócio.

O interesse do cliente é priorizado a todo tempo, durante a elaboração dos conteúdos que serão apresentados a ele nas plataformas digitais.

Dessa forma, o processo de compra se torna mais natural, respeitoso e, por isso, mais sustentável. Isto porque a tendência é que o cliente se sinta confortável com a marca, volte a fechar negócios com ela e recomende-a para outras pessoas.

Implementação das estratégias de inbound marketing

O primeiro ano da execução de uma estratégia de inbound marketing jurídico é dedicado à construção da identidade da marca, e ao seu posicionamento na Internet.

Em um primeiro momento, geralmente até o 4º ou 5º mês, é definida a identidade visual. Ou seja, é trabalhado o branding no Direito. A imagem será refletida no material gráfico e na presença digital da marca. Junto a ela também, será feito o alinhamento dos propósitos da marca com o seu público alvo.

Em seguida, inicia-se o ciclo de conteúdos, por meio de:

Os resultados costumam aparecer entre os 8 e 12 primeiros meses, quando a marca já está:

  • suficientemente posicionada para ser encontrada; e
  • com uma identidade suficientemente forte para cativar o cliente que o encontra.

Contudo, não basta que só um dos requisitos acima estejam preenchidos. Afinal, uma marca mal posicionada não é encontrada nos mecanismos de busca, redes sociais, etc. Do mesmo modo, uma marca com identidade mal construída não conseguirá conquistar o cliente que toma conhecimento dela. Logo, é preciso pensar no panorama do escritório ou da imagem do advogado como um todo.

Etapas do Inbound Marketing na prática da advocacia

Veja, na imagem abaixo, um exemplo de resultado de um projeto de inbound marketing jurídico desenvolvido ao longo de 12 meses:

prazo resultado inbound marketing grafico 2

Todas as estratégias para cada etapa do funil de vendas devem ser desempenhadas com o mesmo patamar de qualidade e personificação. A constância é a chave do sucesso da estratégia. Afinal, o objetivo é conquistar o cliente; logo, é preciso apresentar qualidade sempre.

Também é importante que todos os resultados sejam devidamente medidos. Por meio dessas métricas, é possível visualizar o efeito que cada estratégia tem na condução do cliente por entre as etapas do funil, até chegar a resultados surpreendentes como esse da imagem acima.

Empresas especializadas em marketing jurídico

A In Company é uma empresa que pode ajudar com isso! Ela é especializada no assunto e desenvolve projetos de inbound marketing jurídico há 13 anos para:

  • Advogados;
  • Escritórios;
  • Institutos jurídicos.

Todos os nossos projetos são personalizados e desenvolvidos com a observância das normas éticas de cada profissão. Para mais informações, é possível entrar em contato direto com a empresa ou acessar o site da In Company.

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