Como o LinkedIn pode ajudar um advogado a promover seu trabalho

O LinkedIn é uma rede social como foco no aprimoramento de conexões profissionais e pode ser utilizada como ferramenta de networking e prospecção de clientes na advocacia.

Dicas de como utilizar o LinkedIn na advocacia

O LinkedIn é uma das principais redes sociais do momento. E tornou-se, dessa forma, indispensável para os profissionais da área jurídica que queiram promover o seu trabalho de modo prático e sustentável.

Diferentemente de outras plataformas, o LinkedIn foi desenvolvido com um foco específico, voltado para o mundo dos negócios. Por meio da criação de conexões, ele tem por objetivo aproximar pessoas com objetivos profissionais em comum.

Sendo assim, um advogado que queira conquistar um espaço na internet e se relacionar mais facilmente com os seus clientes pode apostar no seu perfil do LinkedIn para isso.

Há uma série de ferramentas na plataforma que pode ser aproveitadas. Elas possibilitam, por exemplo, que um profissional como os de empresas de manutenção de elevadores divulgue o seu trabalho. E , assim, ele pode alcançar as pessoas certas, atraindo a atenção dos usuários na plataforma.

Nesse sentido, o LinkedIn também possibilita que você amplie o seu networking. Isto porque você pode estabelecer contatos fundamentais para o desenvolvimento da sua carreira jurídica.

Por isso, é essencial que você conheça a rede social e saiba utilizá-la para promover o seu trabalho de modo interessante e eficaz.



Então, se você quer saber mais sobre o tema e conhecer as ferramentas disponíveis no LinkedIn siga na leitura deste artigo. E veja como alançar resultados importantes para a sua atuação profissional!

As características e a importância do LinkedIn para a advocacia

O LinkedIn é uma das redes sociais com maior quantidade de usuários atualmente. Diferentemente de outras redes sociais, contudo, tem como foco o aprimoramento de conexões profissionais.

Nesse sentido, ele facilita tanto a contratação de profissionais para uma empresa de gerador de energia portátil, quanto na divulgação dos serviços de um advogado.

Para entender o cenário promissor oferecido pelo LinkedIn, as características que revelam detalhes valiosos sobre a rede são:

  • Cerca de 600 milhões de usuários no mundo;
  • Cerca de 45 milhões de usuários brasileiros;
  • Permite a montagem do seu currículo;
  • Realiza conexões entre funcionários e empresas;
  • Possibilita que os usuários se candidatem a uma vaga;
  • Entre outros pontos.

Justamente por apresentar funcionalidades como as mencionadas acima, cada vez mais profissionais aderem à plataforma, dada a sua importância para buscar melhores oportunidades de trabalho.

Com isso, um advogado pode firmar uma parceria com um estabelecimento que oferece serviço motoboy, por exemplo. Isto facilita, assim, a rotina do seu escritório de advocacia quanto à retirada e entrega de contratos e documentos.

Ao mesmo tempo, é possível utilizar o LinkedIn para se conectar com usuários que precisam do tipo de serviço que você oferece. Dessa maneira, você garante a conquista de novos atendimentos.

Por esses motivos, o LinkedIn se transforma em uma ótima ferramenta de trabalho para advogados. E estes, assim, podem trazer mais resultados para o seu escritório ao utilizar a plataforma como uma estratégia de divulgação.

linkedin na advocacia

Dicas para promover o seu escritório de advocacia no LinkedIn

Assim como é possível que um estabelecimento que venda rodas aro 19 atue no LinkedIn para promover os seus produtos e firmar parcerias dentro do seu segmento, um advogado pode utilizar as funcionalidades da rede para conquistar clientes.

A plataforma oferece algumas ferramentas interessantes que ajudam na divulgação de um negócio. E isto faz com que mais usuários dessa rede social sejam impactados pelo trabalho de um advogado.

Se você tem por objetivo divulgar o seu escritório no LinkedIn, é possível aproveitar as dicas que auxiliam nessa tarefa de modo prático e eficiente.

Invista na atualização do seu currículo

Como é sabido, o LinkedIn permite que o profissional que deseja ganhar destaque na rede inclua o seu currículo, com detalhes sobre cada uma das experiências anteriores.

Por isso, para garantir uma boa visibilidade na rede, você deve se preocupar em manter o seu perfil sempre atualizado. Afinal, é um modo de transmitir aos usuários a sua capacitação e atuação em diferentes áreas.

Se você atua com advogado empresarial e ofereceu serviços para a uma fábrica de compressor parafuso, essa pode ser uma característica importante do seu currículo. Portanto, deve ser explorada de modo interessante para atrair clientes.

Aposte no Marketing de Conteúdo

O LinkedIn permite uma ação de publicidade utilizando as estratégias do Marketing de Conteúdo. Para isso, o profissional deve escrever artigos relevantes sobre a sua área de atuação.

Por meio dessa estratégia, é possível atingir um bom número de pessoas que utilizam o LinkedIn. Isto porque, quando as pessoas buscam por temas relacionados à área jurídica, elas desejam obter conhecimentos que possam esclarecer temas complexos.

Nesse sentido, assim como uma empresa que trabalha com laudo de ECV para carro deve tornar o assunto compreensível para os seus clientes, o advogado precisa investir na linguagem apropriada para a rede social.

Até porque muitos dos assuntos que envolvem processos legais costumam apresentar termos difíceis, prejudicando o entendimento das pessoas que não possuem formação na área. Por isso, cabe ao advogado traduzi-las para os leitores.

Sendo assim, é necessário que você desenvolva um cronograma para postar artigos tratando dos assuntos mais comuns dentro do direito, de modo a divulgar informações que sejam de interesse geral.

Com uma frequência de postagens no LinkedIn, você consegue atrair um maior número de conexões, que podem se transformar facilmente em clientes do seu escritório.

Interaja em grupos do LinkedIn

Uma ferramenta de grande auxílio que tem sido responsável por garantir mais visibilidade para os profissionais presentes no LinkedIn são os grupos, que tem por objetivo tratar de temas específicos e promover a interação dos usuários.

Sendo assim, é possível participar de grupos com os mais variados temas, para que os profissionais que comercializam shake pré treino dentro do segmento de produtos esportivos possam compartilhar experiências de venda e dicas de logística.

Para os advogados, a ideia é a mesma: é possível solicitar a entrada em um grupo, assim como você pode criar o seu, personalizando esse ambiente virtual e direcionando os participantes para os seus objetivos principais.

Lá você também consegue apostar na estratégia de Marketing de Conteúdo ao postar um breve artigo sobre as novidades do sistema jurídico, permitindo que os integrantes do seu grupo interajam, gerando assim debates enriquecedores.

Com isso, você consegue divulgar os serviços oferecidos pelo seu negócio, ao mesmo tempo em que eles se tornam bastante atrativos para os usuários, trazendo resultados para o seu escritório.

Recorra aos anúncios da plataforma

Assim como as demais redes sociais do momento, o LinkedIn permite que os seus usuários façam anúncios na plataforma, como um meio de garantir maior sucesso nas suas campanhas de divulgação.

Se você optar por essa estratégia, é preciso ter conhecimento sobre como configurar o seu anúncio, já que o LinkedIn oferece uma ferramenta com diferentes funcionalidades, garantindo a segmentação adequada.

Então, uma loja que venda sombrite para horta pode recorrer a um profissional que faça esse tipo de serviço, já que cada característica oferecida na plataforma vai influenciar diretamente nos resultados da divulgação.

Sendo assim, para promover o seu escritório de advocacia, fazendo com que os seus anúncios sejam vistos por pessoas que precisem realmente dos seus serviços, você conseguirá muito mais assertividade nas campanhas patrocinadas.

Isso é fundamental, porque essa estratégia se trata de uma ferramenta paga, que exige investimento financeiro por parte do profissional.

Desse modo, quando um usuário decide recorrer ao serviço de anúncios do LinkedIn, é preciso garantir que a elaboração dele atenda aos requisitos da sua área e faça com que você alcance os potenciais clientes do seu negócio.

Comunique-se pelo chat do LinkedIn

O LinkedIn disponibiliza para os seus usuários uma funcionalidade muito prática, que ajuda na comunicação com as suas conexões dentro plataforma. 

Essa ferramenta é o chat, onde é possível trocar mensagens instantâneas diretamente pela rede social.

Além de facilitar a interação com os usuários que precisam saber mais informações sobre os seus serviços jurídicos, você consegue facilmente se comunicar com possíveis parceiros da sua área.

Esse é um modo eficaz de conversar sobre qualquer assunto de modo privado, já que o chat permite uma interação particular.

Nesse sentido, o comunicador também atua como uma ferramenta de comunicação da sua empresa, já que um cliente pode utilizar esse benefício para falar com você sobre um processo dele que está em curso.

No chat, você consegue enviar mensagens para qualquer um dos usuários que utiliza a plataforma, de modo que a sua interação no LinkedIn se torna prática e eficiente.

As redes sociais para a promoção da advocacia

Justamente porque o LinkedIn se tornou uma das redes sociais mais conhecidas do momento, com a sua atuação voltada para o setor de negócios, muitos profissionais foram beneficiados pela plataforma.

Se antes era preciso participar presencialmente de eventos para construir o seu networking, hoje com pouco cliques você se comunica facilmente com outros advogados, firmando parcerias ou trocando ideias sobre assuntos variados.

Sendo assim, se você ainda não utiliza o LinkedIn para promover o seu escritório, é indicado iniciar o quanto antes, já que a plataforma disponibiliza meios interessantes de atuar no seu nicho e garantir o aumento dos seus clientes. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Guia de Investimento é um blog que surgiu com a ideia de transmitir informações relacionadas ao universo dos negócios. São diversos procedimentos que permeiam esse mundo, como por exemplo assessoria empresarial através da contabilidade, atendimento judicial, auxílio na confecção de laudos e até mesmo nos processos burocráticos da corporação. Porém, quando o assunto é empreendedorismo, o blog oferece diversas dicas para melhor desenvolvimento dos negócios, independente do setor. Cada segmento possui algumas particularidades, tanto para o funcionamento e licenciamento, quanto para melhor processamento de todos os trâmites da corporação. Por isso, podem contar com a assessoria de empresas focadas em negócios.

ARTIGOS RELACIONADOS

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *