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Marketing de Conteúdo para Advogados: por que utilizar essa estratégia?

O marketing de conteúdo para advogados é uma estratégia de marketing essencial para quem trabalha com advocacia, afinal, é desta maneira que a publicidade pode ser feita na área, em respeito ao código de ética da OAB

  • Colunistas
  • Equipe SAJ ADV
  • 23 de março de 2022
  • Atualizado em: 24 de março de 2022
  • Tempo de Leitura: 5 minuto(s)

Marketing jurídico: Quais os limites para a divulgação da advocacia? 

Quando se fala em marketing jurídico, muito se tem dúvida de que tipo de ação os advogados podem ou não fazer? Isso porque, existem, de fato algumas limitações para ações de marketing no mercado jurídico. No entanto, algumas ações, como o marketing de conteúdo para advogados, podem ser realizadas sem problemas.

E é exatamente sobre marketing de conteúdo para advogados que vamos falar neste artigo. Acompanhe!

O que é marketing de conteúdo para advogados?

O marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital voltada para a atração de clientes através da criação de materiais relevantes que ajudem o público-alvo a solucionar um problema.

Dessa forma, à medida que o público consome esses conteúdos e se beneficia das informações contidas nele, mais próximo da empresa ele fica. Isso porque, passa a ter a visão de que a marca é uma referência no assunto.

Assim, é formada uma construção natural de autoridade da marca no assunto. Contribuindo, então, para o branding, gerando popularidade para o nome, ajudando na atração e controle de leads e ainda reforçando os valores importantes para o negócio.

O que muita gente não sabe é que, a área jurídica também pode se beneficiar dessa estratégia. Claro que, desde que os profissionais respeitem o Código de Ética e Disciplina da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e, agora, o provimento 205/2021.

Os advogados podem utilizar a Publicidade Informativa. Entretanto, esta deve ser utilizada com moderação e discrição, o que se encaixa perfeitamente com a estratégia de marketing de conteúdo para advogados. Isso porque, essa estratégia visa atrair o público oferecendo conteúdos informativos e relevantes.

Há algum tempo, a indicação de um profissional de confiança era a única forma de um advogado atrair novos clientes, atualmente, após diversas mudanças no cenário digital, não existem motivos para os advogados não investirem nesses meios de comunicação. Até mesmo as redes sociais podem ser utilizadas como um canal para utilizar estratégias de forma ética para atrair a atenção de novos clientes ou até mesmo para fidelizar os clientes atuais. Utilizar um CRM para gestão de contatos pode ajudar nessa tarefa.

Como utilizar o marketing de conteúdo no setor jurídico?

Atualmente, a maioria das pessoas quando tem alguma dúvida, recorrem aos mecanismos de busca para saná-las através das pesquisas de materiais sobre o assunto. Quando se fala em legislações e leis, não seria diferente.

Através dessas pesquisas, eles conseguem tirar dúvidas sobre os seus problemas jurídicos, descobrir as avaliações de outros clientes sobre os escritórios de advocacia, e até mesmo saber os valores de serviços.

Por isso, apostar em marketing de conteúdo para advogados é uma estratégia certeira. Afinal, quanto mais materiais relevantes você publicar sobre assuntos jurídicos, mais chances você terá de atrair novos clientes. Utilizar um CRM plano para gerenciar as informações e dados, pode te ajudar na criação de conteúdo.

3 estratégias para usar o marketing de conteúdo na advocacia

Entre as vantagens de utilizar o marketing de conteúdo no setor jurídico, podemos destacar:

  • Gerar tráfego orgânico;
  • Educar o público-alvo;
  • Criar autoridade;
  • Gerar mais leads;
  • Fidelizar clientes.

A seguir, confira 3 estratégias para utilizar o marketing de conteúdo de forma ética para atrair mais clientes para o seu escritório de advocacia.

1 – Respeitar o código de ética da OAB

Para desmistificar o uso do marketing na área jurídica, a própria OAB disponibilizou um documento esclarecendo que há como utilizar o marketing digital no âmbito jurídico para melhorar as estratégias do negócio.

Mas, é preciso lembrar que a área jurídica possui uma função social. Logo, precisa ser trabalhada com seriedade e ética, sem caracterizar a mercantilização da profissão. Apesar dessas regras, é possível trabalhar o marketing de conteúdo para advogados de forma eficiente.

Por exemplo, se o seu escritório trabalha com Direito do Trabalho, você pode oferecer diversos conteúdos como artigos, e-books, vídeos, as próprias redes sociais, etc., para fazer a divulgação do seu negócio. A diferença está nos temas destes conteúdos ofertados.

Você pode criar um calendário de publicações nas redes, por exemplo, onde toda semana você tira uma dúvida sobre algum artigo da CLT. Ou ainda, pode escrever artigos com a legislação comentada, como é feito aqui no SAJ ADV sobre o CPP e o CPC.

2 – Criar um site para o seu escritório

Sem um site, não é possível implementar as estratégias de marketing digital. Quando você possui um site responsivo e ferramentas de gestão, como o CRM grátis, o seu cliente em potencial pode encontrar os seus dados com facilidade, como o telefone de contato.

Dessa forma, é importante ter um site de fácil navegação e que tenha todas as informações disponíveis para o cliente te encontrar. Além disso, é preciso postar os conteúdos relevantes no seu site para facilitar que você apareça nas páginas de busca através deles.

Lembre-se, o marketing de conteúdo para advogados se pauta em agradar o público, mas também, aos mecanismos de busca. Isso porque, além de o conteúdo ser bom, ele precisa estar em um “padrão” que os mecanismos exigem.

Mas, calma! Você não precisa saber de tudo isso sozinho ou sozinha. Se você tiver condições, procure um profissional acostumado com esse tipo de produção. Assim, é mais fácil executar as atividades corretas da estratégia de crescimento e divulgação.

3 – Usar as redes sociais

As redes sociais são uma importante fonte de comunicação direta com o seu público. Entretanto, é preciso ter cuidado para não fugir da ética profissional. Diante disso, utilize as redes sociais como uma extensão do seu escritório.

Ou seja, poste conteúdos relevantes e informativos para que as pessoas tenham acesso à informação. Assim, ele verá que o seu escritório é uma autoridade no assunto e chegará até o seu site e o seu escritório de forma espontânea, através da leitura do seu conteúdo.

É importante destacar que, em qualquer ação de marketing de conteúdo para advogados, o público alvo, em geral, não é de formados em direito. Portanto, utilize uma linguagem menos técnico-jurídica e se aproxime do seu público.

Hoje, existem até certos advogados e advogadas que utilizam as redes sociais para falar sobre advocacia de uma maneira super descontraída, inclusive, utilizando as “trends” para fazer um marketing informativo.

Veja como a Ludmilla Gomes utilizou essa estratégia em sua carreira:

Faça bons conteúdos para uma boa reputação

É possível utilizar o marketing de conteúdo para advogados para realizar publicidade informativa e respeitando o Código de Ética, basta criar materiais informativos e relevantes, sem emitir opiniões pessoais e externando casos ganhos.

A gestão de informações através de um CRM preço acessível pode te ajudar nessa tarefa, realizando a gestão de informações para criar e planejar conteúdos periodicamente para o seu site e redes sociais.

Portanto, invista nessa estratégia respeitando os limites e ofereça materiais de qualidade, de forma estratégica, para aumentar a interação do seu público-alvo com o seu escritório de advocacia.

Garanto que, quanto mais – e melhor – você produzir, mais pessoas vão o ver como referência!

Marketing de conteúdo para advogados

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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