Marketing tradicional e Marketing Digital no âmbito Jurídico
- Colunistas
- Diego Martins
- 16 de dezembro de 2020
- Atualizado em: 14 de dezembro de 2020
- Tempo de Leitura: 6 minuto(s)
Marketing tradicional e Marketing Digital no âmbito Jurídico
Estamos prestes a encerrar mais um ano e com isso, podemos observar as mudanças que esse ano trouxe, por exemplo, mudamos nossa forma de consumir, adquirir serviços e produtos, etc. Por isso, muitas empresas começaram a investir em marketing digital.
O segmento jurídico, assim como os demais, teve que se enquadrar em novas ações para conseguir “driblar” esse momento delicado pelo qual estamos passando.
Por essa razão, muitos advogados têm dúvidas de como sair totalmente do Analógico/tradicional e ir para o Digital de forma harmônica sem interrupções de canais.
Sabemos que até o momento muitos escritórios tradicionais ainda não olharam para o Digital – algo essencial para a sobrevivência de qualquer empresa na atual situação de pandemia da COVID-19.
Dessa forma, este artigo abordará algumas dicas de como seu escritório pode tirar proveito da junção do Marketing tradicional e o Marketing Digital.
O que é marketing digital?
O Marketing Digital não tem a intenção de substituir o Marketing Tradicional, pelo contrário, ambos os caminhos devem coexistir de forma harmônica com funções e papéis perpétuos ao longo da jornada de compra de um serviço ou produto.
Na primeira interação entre empresa x lead, o marketing tradicional performa bem por promover a consciência e interesse, tendo em vista o planejamento de Marketing. A medida que o consumidor começa a desenvolver afinidades com seu escritório, aumenta então a importância do Marketing Digital, sabendo que ele será o responsável por dar autoridade para o nome do seu escritório.
Com o Marketing para advogados na internet é possível fazer ações escaláveis, diferentemente do Marketing tradicional. O Marketing Digital deve ter resultados como foco, já o Marketing tradicional deve ter como premissa o início da interação com o consumidor.
O “Feeling” do Marketing Digital para escritórios Jurídicos em 2021, é portanto, reconhecer os papéis do Marketing tradicional e do Marketing Digital em prol de se conseguir sempre melhores engajamentos e ROI.
Confira algumas peculiaridades e diferenças
Abordagem do Marketing tradicional
- Segmentação e definição do mercado-alvo;
- SIM (Sistema Integrado de Marketing);
- Posicionamento e diferenciação do escritório;
- Mix de Marketing (Produto, preço, praça e promoção);
- Serviços oferecidos pelo escritório e Criadores de valores.
Abordagens do Marketing Digital
- Confirmação do mercado consumidor por afinidades homogêneas (target);
- Obtenção de leads qualificados;
- Segmentação direta e objetiva;
- Análise de dados quantitativos e qualitativos;
- Integração com o Marketing tradicional;
- Captura de leads;
- Automatização de processos por meio de Inbound Marketing.
O Marketing que temos que ter em mente para 2021 é algo que deve ser fácil e direto para o cliente. Isto é, não devemos permitir que ele faça muitas ações até falar com alguém do seu escritório.
O marketing Jurídico online deve conter uma abordagem entre o Marketing tradicional e o Marketing Digital, e também entre o escritório e os clientes. Deve haver uma mescla entre estilo com substância no desenvolvimento das estratégias de Marketing Digital Jurídico, sempre levando a humanização em conta. Afinal, o segmento Jurídico necessita desse tom interpessoal
Na prática, faça com que os seus clientes e leads, que antes eram tradicionais e analógicos, venham para o mundo digital, como por exemplo: usando um QRCODE que você enviará para eles por meio de um panfleto de final de ano.
Nesse sentido, sabemos que com a pandemia muitas pessoas estão aderindo à aquisição de serviços ou produtos pela internet. Antes dessa situação, no entanto, as pessoas já eram consumidores assíduos de Smartphones e tablets, lendo notícias, acompanhando as redes sociais ou pesquisando algo no Google. Isso é, portanto, uma ação comportamental.
Assim sendo, é muito importante que o seu escritório esteja preparado para essa nova era de uma vez por todas.
Com o que devo me preocupar?
Site: muito importante que seu site Jurídico seja clean, amigável e cumpra os requisitos da normativa LGPD. O site Jurídico deve conter, assim, elementos que irão favorecer a conversão do seu lead, sendo aspectos de UX ou de conteúdo persuasivo, sem ferir as normas e éticas da OAB.
Software Jurídico: seu escritório deve entregar agilidade e segurança para o seu cliente. Com isso, é fundamental que tenha um Software Jurídico que ajude todas as rotinas do seu escritório a fim de conseguir melhores retornos.
Estratégias de Marketing de Conteúdo: É fundamental que tenha em mente seu público e conheça suas dores, elaborando artigos que vão de encontro com esses leads em diferentes etapas do funil de compra (Topo, Meio e Fundo).

Quais são as principais tendências em Marketing Digital Jurídico?
Assim como acontece com qualquer outra área, o Marketing Digital Jurídico segue uma onda de tendências e contratendências que o seu escritório precisa conhecer para poder se posicionar adequadamente no mercado.
Isso não significa que a sua estratégia deve mudar a todo momento, uma vez que a estrutura básica dela deve permanecer a mesma. Ou seja: seu escritório deve produzir conteúdo de qualidade, que seja informativo, entregue valor ao lead, crie autoridade e possa direcionar o leitor de uma posição passiva para uma posição de ação para contratar os seus serviços.
A maneira como fazer isso, no entanto, pode receber pequenas alterações com o tempo. Em 2021, existem certas tendências claras que podem trazer mais resultados no Marketing Digital Jurídico. Veja então quais são elas a seguir:
Foco em SEO
Um dos grandes focos do Marketing Digital Jurídico (e outras vertentes também) em 2021 será o trabalho de otimização para motores de busca, ou seja, o SEO. A pandemia do COVID-19 acelerou essa tendência, que já vinha se cristalizando nos últimos tempos.
Isso porque, com as pessoas mais tempo em casa, a Internet se tornou o único caminho de conexão com o mundo externo. Assim, o Google aumentou a sua relevância por fazer o “meio de campo”, por assim dizer, entre as pessoas e suas necessidades.
Isto significa que qualquer pessoa com uma demanda jurídica, seja de qual área for, começará a sua busca por alguma solução pelo Google. Portanto, o escritório que tiver melhor posicionado e preparado para receber esse visitante, terá uma vantagem significativa perante seus concorrentes.
Legal Design
O Legal Design é um termo que descreve uma abordagem de comunicação que visa elaborar soluções estratégicas para resolver problemas com foco no ser humano. Explicando de maneira mais simples, é otimizar os produtos e serviços de um escritório de advocacia, focando em gerar engajamento e entregar valor ao cliente como resultado. Dentro da área jurídica, isso está mais relacionado ao processo de atendimento dos clientes, entendendo seus problemas e elaborando uma solução inovadora, capaz de entregar empatia e valor ao cliente.
Um exemplo muito simples de Legal Design é trabalhar uma simplificação do conteúdo apresentado ao seu lead, de modo que ele entenda o que ele deve fazer para ver o seu problema relacionado, em vez de abordá-lo com conceitos teóricos do Direito, que só interessam aos advogados e magistrados.
Inovação no atendimento
O atendimento dentro do Marketing Digital Jurídico é ponto de muita atenção, especialmente com a pandemia do COVID-19. Agora que ele foi quase que totalmente digitalizado, é essencial manter o uso de ferramentas como o WhatsApp (presente em 99% dos celulares no Brasil) Skype ou Zoom. Assim, você consegue chegar até o cliente e atendê-lo de forma ágil e segura.
Uso estratégico de conteúdo patrocinado
Uma última tendência de 2021 no Marketing Digital Jurídico será o uso estratégico de conteúdo patrocinado em redes sociais e no Google. Recentes pareceres dos Tribunais de Ética e Disciplina da Bahia e de São Paulo autorizaram o uso de ferramentas como links patrocinados e conteúdo impulsionado para escritórios de advocacia.
No entanto, mais do que poder usar essa ferramenta, é essencial saber como usá-la bem, engajar corretamente com o público e trazer valor para os clientes. Assim, a ferramenta gerará resultados duradouros.
Conclusão
Seu escritório jurídico deve mudar – esse é o momento. A forma de adquirir um serviço mudou e todas as formas tradicionais que existem podem ser transparência para o mundo Digital, fora as demais vantagens listadas acima.
Aproveito para deixar algumas perguntas que devem ser feitas para o setor de inteligência do seu escritório:
- Como seu escritório pode oferecer diferenciais para os leads que virão buscar serviços por meio do Google, por exemplo?
- Como seu escritório Jurídico pode fazer o processo de transição dos 4 Ps tradicionais listados acima para o âmbito digital, adotando a cocriação, aproveitando a precificação Flutuante como moeda?
- Quais são as mudanças fundamentais que seu escritório deve cumprir para fazer com que suas estratégias de serviço ao cliente sejam Digitais?
Espero que tenham gostado!