“Faça você mesmo” funciona no marketing jurídico?
O marketing jurídico digital é uma atividade que contribui para a captação de clientes. Conhecer essa atividade é essencial para advogados, ainda que contratando uma agência especializada.
- Colunistas
- André Rogal
- 09 de fevereiro de 2021
- Atualizado em: 09 de fevereiro de 2021
- Tempo de Leitura: 5 minuto(s)
O que é marketing jurídico digital?
O Marketing Digital é uma alternativa para que profissionais de diversas áreas possam expor os seus serviços, como é o caso dos advogados. Diferentemente da propaganda clássica, que é inclusive vedada pelo código de ética da OAB, o Marketing Jurídico Digital pode ser feito.
Essa prática, diferente do que muitos pensam, pode ser bastante acessível, e você não precisa investir uma quantia grande para poder iniciar.
Neste sentido, muitos profissionais acreditam que podem fazer por conta as própria as ações de Marketing Digital. Isso porque, existem muitas ferramentas que têm acesso gratuito, então podem economizar na mão de obra operacionalizando as próprias ações.
Mas será mesmo que tocar por conta própria, dispensando a ajuda de um profissional especializado, é uma alternativa consistente para um projeto de Marketing Jurídico?
Vou abordar dois pontos sobre este tema nas próximas linhas, que julgo essenciais antes de decidir se prefere fazer por conta própria, ou contar com a assessoria de um profissional da área.
1 – Ferramentas podem até possuir acesso gratuito, mas é preciso ter perícia na operação do marketing jurídico digital?
A lógica é a seguinte: se as redes sociais e ferramentas de desenvolvimento de sites como WordPress ou de design como Canva não cobram nada para eu poder utilizar, então qual o motivo de contratar um profissional para utilizá-las para meu próprio negócio? Desta forma, economizo com a mão de obra e posso ter mais recurso para investir em mídia paga etc.
Este tipo de raciocínio leva em consideração apenas o custo que será economizado. No entanto, nesse pensamento, não se considera o retorno das ações de marketing jurídico digital, ou mesmo o resultado estético final.
Pense que todo mundo pode comprar um galão de tinta para pintar as paredes da própria casa, sem ser necessário contratar um pintor para fazer o serviço. Se você já trabalhou com isso alguma vez na sua vida, pode até ter um resultado satisfatório. Mas se é a primeira vez que irá pintar uma parede, então verá que não é simplesmente questão de espalhar a tinta para que fique bem feito. Para ter um acabamento bom, é necessário contar com alguém que tenha experiência neste assunto.
Da mesma forma, todos podem comprar os ingredientes, mas não necessariamente serão bons cozinheiros. Ou ainda, comprar várias roupas em um shopping, mas não se tornarem bons estilistas, etc.
A analogia vale para qualquer atividade em que, geralmente, o acesso às ferramentas é fácil. Apesar da facilidade das ferramentas, para ter um bom resultado, é preciso contar com um bom suporte.
Quem pode fazer marketing jurídico digital?
Não é raro ver que muitos advogados tentem fazer o próprio social media, utilizando softwares e ferramentas de design acessíveis. Em um primeiro momento, acho extremamente positivo esta iniciativa, uma forma de ser propositivo e iniciar nas redes sociais. Mas, se levar em consideração o médio e longo prazo, é interessante aprimorar o design e investir em alguém que possa dar um “upgrade” nas peças gráficas do escritório.
A questão com o WordPress é mais complicada. Muitas vezes, o advogado quer fazer pequenas alterações em seu site, sem precisar acionar a manutenção da agência que o desenvolveu. Aí, ele mesmo entra na ferramenta e procurar fazer as alterações. O risco destas ações é maior. Isso porque, muitas vezes o WordPress contém vários plugins instalados, qualquer alteração, por menor que seja, pode acabar comprometendo outros componentes da ferramenta.
Por fim, a parte visual fica seriamente comprometida. Fazer um website é um trabalho que envolve um estudo de marca e exige um senso estético apurado por parte da agência que desenvolve. Não é uma questão de ser fácil ou difícil operacionalizar o WordPress. A questão aqui é compreender e harmonizar as informações, cores, entre outros elementos, afinal, o site pode perder o seu valor se ficar “remendado”.
Portanto, não recomendo mexer na parte visual de sua página institucional sem que tenha uma habilidade testada neste segmento, seja na parte técnica, quanto artística.

2 – Tempo é dinheiro. Saiba medir o melhor custo-benefício para o seu caso!
Quando você contrata um profissional, você paga principalmente pelo tempo que ele vai utilizar para resolver o seu problema. No marketing digital não é diferente.
As ações de marketing digital levam tempo, sejam elas voltada para a parte visual, como aquelas voltadas para a performance, como o Google Ads, Facebook Ads, entre outros.
Existem diversos cursos de Google Ads, SEO e até mesmo voltados diretamente para o Marketing Jurídico.
A maioria destes cursos são acessíveis e um advogado pode perfeitamente aprender a dominar algumas ferramentas, afinal, se formar em Direito não é nada fácil e quem o faz pode perfeitamente aprender a dominar o marketing digital. A grande questão é ter tempo para aprender tudo isso e conciliar com o restante da rotina.
Portanto, existem perguntas básicas que você tem de se fazer. Veja:
Tenho tempo para me dedicar a estas atividades?
Esteja ciente de que se for tocar as ações de marketing digital por conta própria, terá de fazer isso com certa frequência, afinal é a periodicidade um dos pontos mais importantes quando o assunto é social media e performance na internet.
Aprender por conta própria é enriquecedor e pode agregar para a profissão, mas garanto que é a prática que irá trazer resultados. Não basta se debruçar sobre termos, expressões da moda ou teorias do que serve ou não. Cada escritório é um universo próprio e o que aprendemos serve como base, mas é a experimentação e o trabalho constante que traz os melhores retornos. A melhor parte de aprender por conta própria é a de se tornar um profissional inteirado, que sabe conversar e principalmente cobrar da agência quando for ler um relatório, ou sugerir alguma estratégia, mas não necessariamente assumir a responsabilidade de operacionalizar as ações.
Há ainda o acréscimo de que as ferramentas de Marketing Digital estão em constante mudança. Assim, muitas vezes, o que se aprendeu há um ou dois anos atrás já está em desuso, longe do que seria a melhor prática, sendo necessário uma atualização constante sobre o assunto.
Tenho tempo para me dedicar as atividades de marketing digital a este nível?
Desta forma, se comprometer com uma atividade pode fazer com que tenha de se abster de outra. Vale a pena deixar de trabalhar na parte jurídica ou mesmo comercial do escritório para lidar com a questão do marketing digital por conta própria?
Você pode ganhar mais dinheiro se dedicando a outras atividades de sua atuação, mesmo pagando pelos trabalhos de uma agência, do que economizando no custo de mão de obra do marketing digital e deixando de arrecadar caso concentrasse sua energia para outros assuntos.
Na Lide Digital (www.lidedigital.com.br), procuramos buscar um conceito amplo de comunicação, que envolva os dois universos de forma qualificada, visando o curto, médio e longo prazo.
Também convido aos advogados e advogadas a conhecerem o primeiro Livro sobre Marketing Jurídico Digital, que trata dos fundamentos e estratégias pertinentes para advogados em todo o país, neste link.
Na publicação marketing jurídico digital: conceito e prática existem conceitos técnicos e acadêmicos sobre marketing que são aplicáveis na rotina dos escritórios. Bem como dicas práticas que serão úteis tanto para advogados experientes no universo digital quanto aos iniciantes