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Home > Dicas para começar a investir em marketing jurídico para 2021

Dicas para começar a investir em marketing jurídico para 2021

O marketing jurídico digital é uma estratégia que pode ser utilizada para conseguir maior posicionamento no mercado e conhecimento do público

  • Colunistas
  • André Rogal
  • 01 de dezembro de 2020
  • Atualizado em: 02 de dezembro de 2020
  • Tempo de Leitura: 5 minuto(s)

O ano já está se encaminhando para o final e o que muitos escritórios começam a fazer agora é pensar no ano seguinte do que em implantar grandes mudanças ou estratégias, como marketing jurídico ou um software de gestão, nas poucas semanas que restam até o início do período de recesso do Judiciário.

Pensando nesta situação, elaboramos algumas dicas para que os escritórios possam tomar decisões assertivas e com o cuidado que o atual momento exige, visando sempre o crescimento e lembrando que os próximos meses prometem ser de recessão econômica, decorrente de todos os efeitos do isolamento social ao longo de 2020.

É importante que o advogado tenha persistência neste momento, tendo em vista que, se tiver uma atitude cautelosa e realista, poderá colher os frutos ainda no primeiro semestre do ano que vem.

Calcule as despesas antes de investir em novos projeto

Isso não vale somente para o marketing jurídico digital, mas sim para todas as esferas do escritório.

Investir em um grande projeto neste momento de instabilidade não é o ideal, porque, somado ao cenário de crise em que todo o mundo se encontra, o início de ano é um período típico de gastos diversos.

Muitas vezes o escritório terá de arcar com as férias dos funcionários, 13º salário, impostos das instalações, manutenção de equipamentos, entre outras questões típicas que ocorrem entre novembro e fevereiro.



Vale lembrar também que os preços dos produtos aumentaram bastante, basta uma breve olhada em sites e shoppings. Um notebook básico, por exemplo, está custando muito mais agora do que estava em janeiro.

Identifique o momento correto de investir em marketing jurídico

E onde chega o Marketing Jurídico Digital após todas estas considerações? A questão é que o projeto de Marketing Digital deve ser sustentável e um custo que esteja dentro da margem de orçamento do escritório.

Isso significa que não adianta gastar com diversas outras coisas e abolir completamente o marketing digital em janeiro para economizar, por exemplo. Dentro da equação de gastos deve haver um equilíbrio, para que um custo não se sobressaia em relação aos outros. Assim, não é necessário interromper nenhum projeto por falta de organização financeira.

Outro ponto a ser considerado é que não adianta aumentar consideravelmente os custos no fim de ano ou não economizar nada e querer que o marketing digital dê conta de todo o prejuízo decorrente.

Não planejar o fim de ano e chegar no meio de janeiro ativando uma campanha no Google Ads não garantirá com que os clientes cheguem em abundância no curto prazo, até porque o movimento da economia também deve afetar às pessoas físicas e jurídicas de todo o país.

Por este motivo, a dica é economizar! É importante, então, calcular os custos e planejar uma volta gradual no início do próximo ano. Assim, até março, espera-se que a situação volte a se estabilizar e ocorra, de fato, uma retomada da economia que permita voos mais altos.

Invista em setores estratégicos dentro do escritório

Se há algum orçamento disponível para investimento e é possível realizar, então começar no fim deste ano pode ser uma boa ideia, até mesmo para chegar em 2021 com um passo a frente dentro do planejamento.

Vamos dar como exemplo, um website no setor jurídico. O escritório que ainda não tem uma página institucional e está com as contas em dia, podendo investir nesta plataforma com segurança, poderá encontrar um bom cenário para dar início a este projeto.

Neste período é possível realizar o projeto visual com mais calma, fazer os ajustes necessários sem a pressão de colocar a página no ar com muita pressa e podendo ainda inaugurar 2021 com uma novidade que irá operar já nas primeiras semanas de trabalho.

Esse raciocínio vale para diversos projetos de marketing jurídico digital que são mais visuais e poderão ser tocados com mais paciência e perfeccionismo neste período.

Se há um valor para investir nestas questões e que não irá comprometer as contas de início de ano, então pode ser uma boa ideia dar início da um novo projeto neste final de ano.

marketing jurídico

Pense em criar novidades para o ano que vem

Com o cenário de instabilidade que se desenha para 2021, é importante sempre pensar em uma alternativa.

Para o escritório de advocacia, isso pode significar até mesmo criar novas ações e ampliar as áreas de atuação para incrementar ao portfólio que o escritório já oferece.

O período de final de ano é um excelente momento para começar a imaginar quais as soluções jurídicas podem ser pertinentes para o ano que vem e que estão dentro do conjunto de habilidades do advogado.

Pensado o formato da atuação dentro de algum novo segmento, o advogado poderá planejar a divulgação da mesma pelas vias digitais já de início para o ano seguinte.

Nesse sentido, deve-se fazer o planejamento de toda a comunicação das novidades e novos projetos do escritório. Como irão ocorrer os novos atendimentos? Quais pessoas irão atingir? E quais as estratégias para o próximo ano? Dessa forma, o escritório também pode passar a ser referência por esta prestação de serviços e prospectar neste novo setor.

Reflita sobre mudanças pertinentes em suas estratégias de marketing jurídico digital

Outro fator importante é o escritório fazer uma reflexão geral sobre o seu trabalho e formato de comunicação.

O período de fim de ano é perfeito para que possamos fazer aquela pergunta: “O que fui insuficiente neste ano?” e “Como posso melhorar para o próximo?”.

Anote, da maneira que lhe for mais prática, todas as metas que são alcançáveis para o próximo ano dentro do marketing jurídico digital.

Desenvolver uma logomarca e identidade visual? Criar uma website? Iniciar um trabalho de social media ou assessoria de imprensa? Identificar o atual momento do seu escritório e a solução que pode ser implantada no ano que vem também é uma boa estratégia. Dessa forma, as metas se tornam objetivos alcançáveis.

Da mesma forma, também é importante ver o que não deu certo e identificar o motivo de não ter sido bem sucedido neste ano. Assim será possível eliminar alguma estratégia que não trouxe retorno para o próximo ano. Também, será mais fácil enxergar a necessidade de fazer alguns ajustes, readaptar e ver se aquele realmente era o momento certo para investir naquela ferramenta.

Coloque em prática tudo o que foi analisado

Com este balanço feito, ficará muito mais claro e objetivo quais ferramentas de marketing jurídico digital, softwares de gestão e estratégias podem fazer valer o investimento.

Fora isso, o merecido descanso é mais do que o recomendado! Afinal, com ele você consegue colocar as ideias em ordem e oxigenar os pensamentos, o que vai ajudar na tomada de decisão para 2021.

Na Lide Digital (www.lidedigital.com.br), buscamos um conceito amplo de comunicação, que envolva os dois universos de forma qualificada, visando o curto, médio e longo prazo.

Também te convido a conhecer o primeiro Livro sobre Marketing Jurídico Digital. Ele trata dos fundamentos e estratégias pertinentes para advogados em todo o país, neste link.

Na publicação marketing jurídico digital: conceito e prática existem conceitos técnicos e acadêmicos sobre marketing que são aplicáveis na rotina dos escritórios. Bem como dicas práticas que serão úteis tanto para advogados experientes no universo digital quanto aos iniciantes.

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André Rogal

Especialista em Comunicação Digital e E-Branding pela PUCPR, com curso em Mercado de Luxo pelo Centro Europeu, autor do Livro Marketing Jurídico Digital – Conceito e Prática – 2019 e fundador da Lide Digital.

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