Marketing Jurídico – Com o que realmente o advogado deve se preocupar?

Tempo de leitura: 5 minutos

(Last Updated On: 5 de setembro de 2018)

Antes de tratar sobre Marketing jurídico, vamos primeiro entender: o que é Marketing?

Marketing é uma palavra da língua inglesa  que traduzida para o português significa mercadologia, estudo mercadológico através de técnicas, estudo de  casos diversos para se conseguir atingir um determinado grupo de pessoas que possuam características homogêneas dentro de um determinado segmento.

De acordo com a Associação Americana de Marketing (AMA), o termo é o conjunto de processos com a finalidade de criar e trocar ofertas que tenham valor aos consumidores, clientes, parceiros e à sociedade em geral.

Dentro das premissas básicas do Marketing existem alguns pontos que devemos levar em consideração como é o caso das características dos Ps.

1 – Produto: O que você oferta como produto ou serviço no mercado? Isso ajuda a identificar melhor seu target.

2 – Preço: Ponto autoexplicativo. Refere-se ao valor do seu produto e como ele será cobrado do cliente. Além da definição do valor, outras questões como a maneira que será cobrada e outras estratégias voltadas ao pagamento são abordadas.

3 – Praça: Destinado ao lugar onde seu serviço será ofertado para um determinado segmento, com características homogêneas.

4 – Promoção: Ponto em que definimos as estratégias que devemos adotar para conseguir atingir o público.

É fundamental ter em mente que, apesar de muito importante, o Marketing Mix é somente um modelo para se conseguir classificar melhor as atividades do Marketing, mas não pode nunca limitá-las.

Hoje em dia, com os vários avanços tecnológicos, principalmente a Internet, existem vários cenários em que os 4Ps do Marketing já não se encaixam perfeitamente.

Uma boa estratégia de Marketing Jurídico deve entender como os Ps funcionam, para assim poder extrair seus princípios e aplicar a outros cenários.

Agora que sabemos o conceito de Marketing,  é interessante sabermos por que o Marketing Jurídico é importante ao segmento.

Os objetivos do Marketing são:

  1. Vender mais;
  2. Fidelizar clientes;
  3. Aumentar a visibilidade de marcas, produtos e serviços;
  4. Gerenciar uma marca;
  5. Construir boas relações com consumidores e parceiros;
  6. Educar o mercado;
  7. Engajar colaboradores.

Sabemos que a rotina de um escritório de advocacia é extremamente corrida. Diante desse contexto sabemos também que torna-se fundamental que a tarefa de Marketing Digital Jurídico  seja  feita por profissionais do Marketing, a fim de estarem traçando o caminho correto sem desperdiçar esforços desnecessários com ações que não trarão retorno algum.

Outro cuidado muito importante que devemos ter sempre em mente é que não podemos fazer estratégias que possam ferir as novas Normas de Éticas da OAB referentes à publicidade online.

Marketing Jurídico na Prática

Como vimos logo acima sobre o funcionamento e o conceito de Marketing, é fundamental transferirmos essas ideias para o segmento Jurídico. Diante disso mostraremos algumas premissas básicas que você necessita antes de começar a fazer o Marketing Jurídico para o seu escritório.

Estabeleça um Nicho

Como em todos os segmentos é fundamental que você tenha em mente em quais áreas de atuação vai depositar mais empenho para conseguir Leads qualificados. Vamos supor que seu escritório de advocacia tenha expertise para desenvolver serviços no âmbito do Direito de Família.

Sabendo que o Direito de Família possui várias linhas de frente, defina quais quer atingir, tendo em vista a necessidade do seu nicho.

Supondo que a grande maioria dos seus clientes que buscam ajuda para o Direito de Família estão ligados à distribuição de herança entre parentes. Sabendo dessa demanda, determine quais são as maiores dúvidas que esse segmento possui e faça uma curadoria de conteúdo para sanar essas dúvidas, de forma clara e objetiva (não tente vender jabá).

Avalie suas ações

Após concluir suas ações iniciais de Marketing é fundamental que faça um acompanhamento frequente de todas as estratégias que estão sendo colocadas em prática. A análise de dados e métricas está presente em todas as etapas do planejamento do Marketing Jurídico. Sempre utilizamos métricas de curto, médio e longo prazo para saber se estamos indo no caminho certo, considerando todas as ações desde Redes Sociais, SEO, Marketing de Conteúdo, entre outras. Infelizmente, de acordo com o novo Código de Ética, não podemos mais fazer ações que induzam a manipular os motores de busca do Google, assim como os Links patrocinados.

Assim como as mensurações internas de suas ações, também é importante saber quais são seus concorrentes e estar sempre medindo sua performance dentro de ferramentas como Semrush ou Hrefs.

Organização no Marketing Jurídico

Como já definimos neste artigo o que é Marketing e como o mesmo é importante para o sucesso de seu escritório Jurídico;  nada disso importa se não tivermos um controle total de tudo que está ocorrendo em suas ações, sendo elas quais forem.

Implementar e avaliar um plano de Marketing não é uma tarefa simples. Ela demanda tempo, pessoas qualificadas e ferramentas específicas, de acordo com as ações que serão realizadas. Por isso, é muito importante definir um processo e mantê-lo durante todo o ano. Quando chegar o momento de começar a desenvolver o plano seguinte, não deixe de considerar quais serão os passos de implementação, as metas, as pessoas responsáveis e os esforços que as estratégias vão demandar. Dessa forma, você evitará que informações se percam no meio do caminho e conseguirá ter uma visão mais controlada e assertiva dos resultados. Além disso, todas as informações estarão organizadas e no lugar certo, facilitando e agilizando todo o processo. Muito importante para esse processo é a indicação da gestão de processos, os  quais podem ser facilmente administrados pelo SAJ –  Software Jurídico.

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