Marketing Jurídico: 3 técnicas de prospecção que você pode implementar em seu escritório

No artigo Gestão de escritório de advocacia: Como conquistar novos clientes e manter satisfeitos os atuais?, o blog do SAJ ADV explicou como é possível aumentar sua carteira de clientes e manter a qualidade dos serviços prestados por meio do marketing jurídico. Além de dar dicas para fazer o planejamento necessário para começar, falamos como um software jurídico pode auxiliar na gestão do escritório de advocacia e, portanto, contribuir para a consecução das metas traçadas no planejamento do escritório.

Outro ponto abordado foram as ações de marketing necessárias para criar uma rede de relacionamento e que podem se transformar em futuras oportunidades de negócio. O post de hoje é baseado nas ferramentas de marketing jurídico que vão ajudar o seu escritório na prospecção de clientes.

Confira 3 ferramentas do marketing jurídico que podem ajudar na prospecção de clientes

Artigos

São formas tradicionais de divulgação e seu sucesso depende do veículo escolhido para publicação. É importante ressaltar que esse tipo de texto reflete o pensamento do advogado e, se bem trabalhado, torna-se uma ferramenta eficaz de marketing jurídico. O artigo deve ser produzido de forma que se adeque ao veículo. Mas onde publicar? O que escrever? A resposta é bem simples. Jornais, revistas, portais jurídicos e sites das OABs Regionais aceitam esse tipo de material, desde que sejam objetivos, atuais e relevantes. A segunda opção são os comunicativos e jornais internos de várias associações, além das revistas especializadas que recebem textos mais extensos e com conteúdo acadêmico. Outra dica fundamental para quem quer começar a escrever artigos é ter sempre em mente o seu público-alvo. Os jornais, por exemplo, são lidos pela população em geral e a linguagem precisa ser mais clara e, portanto, deve-se evitar o “juridiquês”.

Apresentações

Palestras em eventos, sejam acadêmicos ou profissionais, dão visibilidade e credibilidade ao advogado e ao escritório. Além disso, quanto mais palestras o profissional fizer, mais convites receberá e, dessa forma, sua marca vai ganhando força no mercado. Para o advogado que prefere falar em público ao invés de escrever artigos, é essencial que tenha habilidade em oratória e que tenha conhecimentos básicos de softwares para a realização de apresentações, como o Power Point, por exemplo. E onde o profissional deve proferir palestras? Em todo o lugar onde o seu público-alvo esteja: associações, universidades e empresas, por exemplo. Outra dica é ser objetivo, respeitar o tempo de duração das apresentações e preparar os intervalos e o espaço para perguntas para fazer networking.

marketing jurídico

Networking

Em networking na advocacia o blog do SAJ ADV mostrou como as conexões são fundamentais no mercado jurídico, como influenciam na rotina do escritório e como servem para semear e distribuir conhecimento. O conceito de networking é muito amplo e, volta e meia, surge a dúvida: como devo criar minha networking? Com base em quem eu conheço? Com base em quem me conhece? De acordo com as metas do eu escritório? Ou com pessoas que precisam da minha ajuda?  Todas essas pessoas podem entrar para a lista de contato que pode ou não se tornar uma lista de relacionamento. Afinal, um contato não é necessariamente  um relacionamento. Basta pensar em sua agenda: você mantém contato com todos os números cadastrados? Se você conhece pessoas novas regularmente pode, por exemplo, começar a registrar todos os cartões recebidos em um banco de dados e avaliar como dar continuidade a esse contato.



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2 Comentários

  1. Avatar

    Bom dia, que bacana essa iniciativa e dedicação no trabalho.. Acredito que atualmente Artigos, Apresentações e um bom Networking são indispensáveis. Obrigado pelo e-mail.

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