Marketing Jurídico – Ele existe? Confira nossa opinião

A expressão marketing jurídico tornou-se muito comum em nosso meio. Mas apesar de popular, a compreensão a respeito do conceito ainda é muito pequena entre os advogados.

Antes de falar de marketing jurídico, é importante conceituarmos em termos mais abrangentes. Segundo os especialistas no assunto, o marketing é toda atividade desenvolvida por uma organização, cujo objetivo final é a satisfação do consumidor. Assim, o planejamento de um produto (que pode ser um bem, um serviço, uma ideia e etc.), sua precificação, a forma com o ele será entregue ao consumidor e a forma como sua existência e características serão comunicadas, constituem atividades de marketing. Modernamente, foram acrescentadas a estas atividades, chamadas de 4Ps do marketing (product, price, place e promotion), outras, ligadas a retenção (relacionamento) com o cliente. Em outras palavras, ao contrário do que a maioria pensa e, em alguns casos, escreve, o marketing não está ligado exclusivamente à comunicação/propaganda (promotion).

E como podemos usar na gestão de escritório de advocacia?

Assim, pensar e planejar adequadamente a oferta (mix de produtos e serviços que serão ofertados ao mercado), o preço que será cobrado, a forma como este serviço será disponibilizado aos clientes do escritório de advocacia e até mesmo como faremos o anúncio destes serviços (se através de um link patrocinado na internet, por meio do patrocínio a um evento jurídico, em uma placa em frente ao escritório e outros), são atividades relacionadas ao marketing jurídico.

Entre as ações mais comuns desenvolvidas por escritórios de advocacia está o investimento em marketing jurídico digital, que é uma estratégia barata, se comparada a mídia tradicional. No entanto, esta é uma área relativamente nova dentro do marketing e várias de suas técnicas ainda se encontram em fase de teste. Originalmente, se procurou aplicar os mesmos conceitos da mídia tradicional de forma online. Porém, com o passar do tempo, entendeu-se que o comportamento das pessoas na internet obedece a uma lógica particular.

O marketing digital pode ser segmentado em uma série de ações desenvolvidas pelas empresas, entre elas:

1 – SEO (Search Engine Optimization)

Técnica concebida para otimizar o posicionamento dos websites das empresas nas chamadas buscas orgânicas (não pagas), dos mecanismos de busca, com destaque para o Google;

2 – Google Adwords

Serviço de publicidade do Google, responsável por 96% de suas receitas. Os anúncios do Adwords são exibidos na mesma página do resultado da busca orgânica. Nesse ponto devemos ficar atentos à legislação que regulamenta a publicidade na advocacia. Conheça melhor o assunto nestes links da OAB RS, OAB Conselho Federal e Portal Jus. Com este conhecimento você não corre o risco de ser penalizado, como neste caso.



3 – Inbound marketing

Também chamado “marketing de atração”, onde a empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeos, whitepapers, ebooks, newsletters e outros;

4 – Marketing de Conteúdo

Uma forma de inbound marketing, usada pela empresa para se posicionar como autoridade em um determinado assunto, como por exemplo, o direito digital. Com isso o advogado ganha, além de audiência, notoriedade, o que pode lhe render novos clientes. Uma boa estratégia de conteúdo é a publicação de ebooks. Esses materiais com conteúdo mais denso, permitem um aprofundamento maior no tema do que o uso de posts.marketing jurídico

E quanto ao título deste post? Existe o tal marketing jurídico? Tecnicamente falando não existe um marketing jurídico e sim práticas de marketing aplicadas a atividade de advogado. Técnicas desenvolvidas dentro da Ciência da Administração que podem e devem ser aplicadas ao Direito. Porém, como as pessoas usam essa expressão para fazer referência ao emprego dessas técnicas no mercado de advocacia. Vamos aceitar essa premissa como verdadeira. Independente disto, cabe destacar que existem muitos profissionais no mercado com conhecimento específico sobre o tema. Nossa sugestão é que eles sejam consultados por ocasião da elaboração da estratégia de marketing do seu escritório.

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