Marketing para advogados: como usar o Google a seu favor

Tempo de leitura: 6 minutos

O marketing jurídico não pode ser feito da mesma forma que o marketing de produtos e serviços do comércio. Mesmo assim, existem muitas técnicas de inbound marketing que podem ajudar um advogado a ser facilmente encontrado no Google. Esse marketing para advogados, portanto, ajuda o profissional a conquistar clientes de forma ética e dentro das diretrizes permitidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para isso, no entanto, é preciso entender como funciona o inbound marketing jurídico, e como usar técnicas de redação e de SEO.

Este post vai abordar exatamente esse assunto.

Marketing para advogados: o jeito certo de fazer

A advocacia é um serviço que deve ser prestado de forma personalizada, individual, discreta e com sigilo profissional. O Código de Ética e Disciplina da OAB trabalha expressamente esse assunto. A ideia, segundo a normativa, é proibir atos de publicidade que tornem a advocacia um produto ou mercadoria, em vez de serviço.

Assim, a publicidade permitida pela OAB é aquela que se apresenta como moderada e discreta. Condizente, portanto, com a formalidade, dignidade e a tradição que são marcas da profissão.



Na prática, isso significa que a advocacia não pode ser anunciada, nem divulgada como oferta ou com precificações e gatilhos de prospecção de clientes na advocacia, por exemplo. A saída, portanto, é investir no marketing para advogados: unir aquilo que o profissional tem de melhor (sua expertise jurídica, experiência, especialidade e conhecimento técnico) com recursos de marketing digital. E, por fim, deixar que a tecnologia se encarregue de conectar o advogado ao seu cliente.

Desta forma, o advogado consegue fazer uma boa prospecção de clientes e age dentro das diretrizes do Código de Ética. Além disso, também evita a rejeição ou o afastamento do cliente como é comum de acontecer com outras estratégias de marketing invasivas e cansativas, por exemplo.

Como um advogado pode ser encontrado no Google

O Google não funciona como um serviço de classificados. Na verdade, ele até pode funcionar assim, mas essa não é a melhor estratégia para que um advogado consiga aparecer em destaque no site de buscas e ser encontrado de maneira mais fácil.

A estratégia do marketing para advogados, portanto, se ocupa em divulgar a marca do profissional por meio de conteúdo informativo. Esse é o seu foco e também o foco do chamado inbound marketing jurídico.

Assim, o conteúdo proveniente do marketing para advogados nada mais é que a expertise jurídica do profissional sendo transmitida por meio de textos, posts e conteúdos textuais e visuais em geral. A transmissão desse conteúdo ocorre, portanto, com a publicação material na internet. E ela pode ser feita tanto em website, blog ou redes sociais, desde que estejam associados ao nome do profissional.

Naturalmente, o conteúdo não precisa destrinchar um assunto por completo, nem mostrar o quanto você sabe falar difícil. A ideia é que o texto ofereça o suficiente para resolver as dúvidas do usuário leigo sobre determinado assunto. É importante, neste momento, mostrar a ele que você tem o conhecimento necessário para resolver o problema que o incomoda.

Lembre-se que ele não está interessado em receber uma aula. Então, não se preocupe em caprichar no vocabulário jurídico, nem mostrar o tanto que sabe sobre aquele assunto. Lembre-se que o seu público-alvo é o cliente, que é leigo, e não o advogado. É a atenção dele, portanto, que você precisa atrair.

Além disso, não basta também ter esse conteúdo publicado na Internet. Afinal, ele pode acabar se perdendo entre tantos outros que são postados diariamente. Para que seu conteúdo realmente apareça nas buscas do usuário no Google, é preciso otimizar seu conteúdo com a redação das chamadas técnicas de SEO.

marketing para advogados

Como é a redação para inbound marketing?

A redação para internet, sobretudo para as finalidades do inbound marketing para advogados, é bastante diferente da redação jurídica. É preciso ter em mente que o leitor não é versado em Direito e não está interessado em ler um ensaio jurídico. O que ele quer é saber o que a legislação diz sobre o caso que ele está vivendo.

Mas atenção: isso não quer dizer que a linguagem não pode conter uma dose de formalidade. Naturalmente, por estarmos falando de um projeto de marketing para advogados, é preciso manter a sobriedade e moderação que o Código de Ética impõe. Ao mesmo tempo, no entanto, também é importante passar credibilidade ao cliente. Assim, é possível conciliar o estilo jurídico com as técnicas de redação para inbound marketing.

Para isso, a redação deve se atentar a alguns detalhes importantes. É o caso, por exemplo:

  • gatilhos mentais nos títulos e subtítulos;
  • inserção de hyperlinks;
  • escaneabilidade;
  • padronização;
  • call to action (CTA);
  • palavras-chave.

Como funciona o SEO jurídico?

SEO é o nome dado a um conjunto de técnicas de otimização de conteúdos textuais que busca tornar um conteúdo mais fácil de ser encontrado em sites de buscas. Portanto, no termo original do inglês, Search Engine Optimization, significa, a grosso modo, otimização de sites de busca. E para o marketing para advogados, essa técnica também é muito importante.

O uso eficiente das técnicas de SEO faz com quem alguns sites ranqueiem melhor que outros no Google.

Essas técnicas requerem uma compreensão profunda de como o algoritmo do Google age, para saber qual o tipo de conteúdo que ele prioriza. Além disso, é preciso ter também uma compreensão do público-alvo daquele conteúdo, para saber quais os termos que ele mais está interessado em procurar ao fazer pesquisas no Google.

No caso do SEO jurídico, essa análise deve ser muito detalhada. Isso ocorre sobretudo porque os termos procurados pelos usuários geralmente não correspondem aos termos usados pelos profissionais do Direito. Afinal, o usuário nem sempre conhece o juridiquês.

Além disso, é importante que você saiba que o Google aperfeiçoa seus algoritmos constantemente. A ideia, com isso, é proporcionar uma melhor experiência ao usuário. Logo, é importante que o SEO seja feito por profissionais que entendam do assunto.

Essa, portanto, é uma breve ideia de como funciona o marketing para advogados e de como é importante migrar o pensamento da redação jurídica para a redação SEO. Se isso for feito corretamente, você atingirá os resultados esperados e, em pouco tempo, verá a sua cartela de clientes ser ampliada.

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