Melhor software jurídico: os MUITOS diferenciais do SAJ ADV

O SAJ ADV é o melhor software jurídico online, integrado totalmente em nuvem. Criado para a gestão completa de processos judiciais de um escritório de advocacia. Teste grátis!

Confira as funcionalidades que fazem do SAJ ADV o melhor software jurídico do país. O que foi novidade em 2018 e os lançamentos de 2019.

Em 2018, o SAJ ADV – Software Jurídico deu início a uma das mais importantes atualizações do sistema desde a sua criação, há três anos. O lançamento do novo painel de controle, em agosto, é apenas a primeira etapa de uma série de melhorias que o SAJ ADV quer – e vai – proporcionar aos usuários ao longo dos próximos meses.

Tudo, todavia, tem um início. E o primeiro passo foi mudar para melhor aquilo que já existia. A nova interface, que deu outra cara à principal tela do software, serviu para facilitar a vida do advogado. E, assim, deixou o sistema mais intuitivo e parecido com a realidade do dia a dia.

Isso foi possível porque a reformulação obedeceu a conceitos de usabilidade. Levou, em consideração, então, as ideias de UX Design. Ou seja, a experiência do usuário, com foco na funcionalidade que orienta as ações realizadas pelo usuário. E também observou a concepção de UI Design ou Design de Interface. Portanto, focou nos elementos visuais e estéticos apresentados. Foram necessários dois anos para desenvolver a ideia e torná-la possível de ser lançada. E em agosto, o resultado foi oficialmente apresentado durante o ADV Conference.

Evolução constante do SAJ ADV: mais um motivo para você ter o melhor software jurídico

Naquele momento, estimava-se que o tempo que o advogado levaria para realizar suas tarefas no SAJ ADV iria diminuir em 50%. Três meses depois, essa previsão já era uma realidade para aqueles que optaram por utilizar a nova home.

Mesmo depois de pronta, a nova versão nunca parou de ser aprimorada. De lá para cá, a interface já passou por três versões de melhorias. E sempre envolveu a implementação de diversas novas funcionalidades. Por exemplo:

  1. mostrar o nome e os dados das partes envolvidas no processo;
  2. classificar o processo por cliente;
  3. acrescentar a descrição completa das tarefas a realizar, das tarefas em andamento processual e das intimações;
  4. direcionar a coleta de informações diretamente para o site dos tribunais apenas com a inserção do número do CNJ;
  5. mencionar pessoas do escritório nos comentários, gerando uma comunicação;
  6. inserir os grupos de trabalho responsáveis a cada etapa do processo;
  7. obter informações básicas das partes do processo (foto, e-mail e telefone) apenas passando o mouse por cima do nome;
  8. exportar o calendário da nuvem para o calendário do celular.

As novidades, entretanto, não devem parar por aí. A mudança no painel de controle é apenas a ponta de um iceberg muito mais grandioso que já está sendo pensado e desenvolvido há bastante tempo nos bastidores do SAJ ADV.



Novas funcionalidades já estão no ar

Uma outra parte dela, inclusive, os usuários já conseguiram visualizar e já está em prática: as recém-lançadas tela de login e a possibilidade de arquivar e excluir intimações e atividades em andamento em grande quantidade ao mesmo tempo.

Parecem mudanças simples? Sim. Mas quando, por trás, há a atuação de inteligência artificial e programação computadorizada, é preciso muito tempo dedicado ao desenvolvimento, aos testes e ao refinamento para que o SAJ ADV possa, acima de tudo, oferecer a segurança esperada aos advogados.

Como nascem e como são feitas as melhorias no SAJ ADV?

Sempre que uma nova funcionalidade é disponibilizada ao usuário, inclusive aquelas mais simples, significa que, antes disso, dezenas – e, às vezes, centenas – de semanas e meses foram dedicados a estudo, planejamento, testes e experiências para que ela pudesse se tornar possível.

Quer saber como surgem as novas funcionalidades e o caminho que elas percorrem?

O primeiro passo é ter uma ideia. Aliás, como tudo que um dia se torna realidade. E, como você deve saber, os insights vêm dos mais diversos lugares.

No nosso caso, são os feedbacks oriundos dos próprios advogados. É o resultado dos contatos, dos acompanhamentos e das implementações, por exemplo, que o time do SAJ ADV faz com os usuários. É também a percepção da própria equipe ao lidar, no dia a dia, com as dificuldades e dúvidas dos usuários. Nada passa despercebido.

saj adv melhor software jurídico 2019

Uma ideia, no entanto, não é um projeto ainda. Cada sugestão dessas precisa ser avaliada e estudada. Então, ela passa por uma análise criteriosa que busca entender a necessidade do usuário e a viabilidade. Mas também os efeitos que tal melhoria poderia proporcionar, caso implementada.

Nesse processo, algumas ideias, inviáveis, são descartadas. As selecionadas são separadas em categorias, que reúnem as que se assemelham entre si.

Então, passamos para a próxima etapa: agrupar e classificar cada grupo conforme a necessidade, a urgência e o tipo.

Depois, partimos para a chamada prototipação, uma das etapas mais importantes do processo. É na fase de protótipo que a ideia perde o status de mera ideia e começa a se tornar um projeto de funcionalidade real. É, portanto, a fase em que ocorrem os testes de usabilidade de acordo com a complexidade de cada uma.

Toda funcionalidade é validada!

Com isso pronto, parte-se para a chamada validação. Assim como ocorre lá no início do processo, com o surgimento das ideias, os advogados são novamente inseridos dentro do desenvolvimento. Um grupo costuma ser selecionado para validar e testar as funcionalidades em primeira mão por um tempo determinado. Essa fase é importante porque é neste momento que ocorrem as descobertas em relação às melhorias projetadas. Elas são realmente efetivas? Alcançam o resultado de otimização esperado?

No caso da nova interface, por exemplo, 130 advogados de 41 escritórios de todo o país tiveram esse papel de avaliar e validar a mudança. A partir das reações e comentários deles, a equipe do SAJ ADV se concentrou em aprimorar o protótipo. Essa fase dura em torno de quatro meses – mais tempo, se a funcionalidade for mais complexa, menos se for mais simples.

Esta também é a última etapa do processo. Depois dela, a nova funcionalidade está pronta para integrar oficialmente o conjunto do software. E o próximo passo é disponibilizá-la para toda a rede de clientes. Do início ao fim, o processo tem o envolvimento e o acompanhamento de advogados de diferentes perfis. O SAJ ADV é, portanto, um software jurídico feito por advogados para eles mesmos.

Novidades do SAJ ADV em 2019

Conheça 5 novidades que o SAJ ADV começou lançar em 2019 para facilitar ainda mais a vida dos advogados:

1. Timeline do processo

Essa foi uma das grandes promessas do SAJ ADV, concretizada em 2019. A timeline do processo é exatamente aquilo que o nome da funcionalidade diz: uma verdadeira linha do tempo do processo. Ela mostra todas as principais etapas que formam o todo do processo, o ponto exato onde a demanda se encontra e a situação de tudo que aconteceu até aquele momento.

Para facilitar a visualização do que realmente interessa ao advogado, a timeline do processo vai manter apenas as informações e os andamentos mais importantes da demanda. Isso significa que os pequenos procedimentos (aqueles que não interferem no andamento da ação ou no resultado final) serão excluídos do desenho. Assim, evita-se a poluição e o desvio de atenção daquilo que realmente interessa. É o que acontece, por exemplo, com os despachos.

Além disso, a movimentação processual poderá ser acessada e visualizada de diferentes formas e critérios. O critério objetivo, por exemplo, leva em conta o objeto do ato praticado. O critério subjetivo, por sua vez, mostra o sujeito que pratica o ato processual: o órgão jurisdicional ou as partes. Também será possível visualizar os dois ao mesmo tempo.

A ideia era que os advogados contassem com uma rotina mais fácil, intuitiva e prática.

Ações em lote

Assim como ocorreu recentemente com as intimações e as tarefas em andamento, que agora podem ser arquivadas e excluídas em grande quantidade ao mesmo tempo, tal possibilidade também será possível de ser feita com as audiências e compromissos.

Essas funcionalidades, que permitem arquivar e excluir as diversas atividades que alimentam o sistema, receberam o nome de ações em lote. Afinal, apesar de ser dividida em pequenas partes, todas integram uma funcionalidade única.

Isso beneficia especialmente aqueles advogados que não conseguem acessar o sistema várias vezes ao dia ou todos os dias para alimentá-lo, o que acaba acumulando tarefas. Assim, quando o acesso é feito, eles podem atualizar o que já foi feito (ou não) de uma única vez, sem perder tempo com isso.

As ações em lote para as audiências e compromissos estão previstas para serem lançadas em 2019.

Sugestão automática de tarefas: o melhor software jurídico também é o mais ágil!

A ideia dessa funcionalidade era que, quando a sugestão automática de tarefas entrasse em operação, os advogados pudessem perceber claramente como funciona na prática o conceito de inteligência artificial e como é a atuação dos robôs que estão por trás da realidade do SAJ ADV. E tornou-se um dos grandes diferenciais do sistema.

Isso, porque eles estarão presentes sempre que uma nova intimação for inserida automaticamente no software. A partir dessa informação, o próprio sistema faz a leitura automática da intimação e sugere os próximos passos do que deve ser feito dentro do caminho de uma ação judicial. O advogado, então, tem o papel de aceitar ou rejeitar a sugestão que o sistema está dando, fazendo com que o software aprenda o que é correto e o que é inadequado e, aos poucos, se adapte à rotina de cada escritório.

Modelo de documentos: sugestões para melhor desempenho

Da mesma forma como ocorrerá com as sugestões dos próximos passos, o software também irá recomendar o uso de modelos prontos de documentos para as próximas fases do processo.

Esses modelos dizem respeito às cinco atividades mais utilizadas pelos atuais usuários do SAJ ADV:

  1. a petição inicial (com o recolhimento ou juntada das custas intermediárias e das guias, por exemplo);
  2. os embargos de declaração;
  3. as apelações cíveis;
  4. as contrarrazões;
  5. e o agravo de instrumento.

A ideia, então, é que a sugestão esteja vinculada a uma tarefa de modo a adiantar os passos do processo. Essa funcionalidade estará vinculada a um propositor de documentos, funcionalidade que permitirá que o funcionário crie documentos com blocos de informação variável.

Tal funcionalidade está prevista para 2019.

App para mobile: agora o melhor software jurídico está em suas mãos

Talvez a mais esperada das funcionalidades, o aplicativo do SAJ ADV em formato mobile já está em desenvolvimento pela equipe que faz a inteligência do software funcionar. Embora o SAJ ADV já seja otimizado, agora será ainda mais fácil acessá-lo do próprio celular em um formato próprio para utilização e visualização por meio do aparelho

O aplicativo do SAJ ADV está previsto para entrar em operação também em 2019.

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