O que faz do SAJ ADV o melhor software jurídico do país

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O que faz do SAJ ADV o melhor software jurídico do país: o que foi novidade em 2018 e o que virá em 2019.

Em 2018, o SAJ ADV – Software Jurídico deu início a uma das mais importantes atualizações do sistema desde a sua criação, há três anos. O lançamento do novo painel de controle, em agosto, é apenas a primeira etapa de uma série de melhorias que o SAJ ADV quer – e vai – proporcionar aos usuários ao longo dos próximos meses.

Tudo, todavia, tem um início. E o primeiro passo foi mudar para melhor aquilo que já existia. A nova interface, que deu uma nova cara à principal tela do software, serviu para facilitar a vida do advogado e deixar o sistema mais intuitivo e parecido com a realidade do dia a dia.

Isso foi possível porque a reformulação obedeceu a conceitos de usabilidade e levou em consideração as ideias de UX Design (ou Experiência do Usuário, que tem foco na funcionalidade que orienta as ações realizadas pelo usuário) e UI Design (ou Design de Interface, com foco nos elementos visuais e estéticos apresentados). Foram necessários dois anos para desenvolver a ideia e torná-la possível de ser lançada em agosto, quando foi oficialmente apresentada durante a programação do ADV Conference.

Evolução constante

Naquele momento, estimava-se que o tempo que o advogado levaria para realizar suas tarefas no SAJ ADV iria diminuir em 50%. Três meses depois, essa previsão já é uma realidade para aqueles que já optaram por utilizar a nova home.

Mesmo depois de pronta, a nova versão nunca parou de ser aprimorada. De lá para cá, ao longo desses três meses até aqui, a interface já passou por três versões de melhorias, que envolveram sempre a implementação de diversas novas funcionalidades. Por exemplo:



  • a opção de mostrar o nome e os dados das partes envolvidas no processo;
  • a opção de classificar o processo por cliente;
  • a opção de acrescentar a descrição completa das tarefas a realizar, das tarefas em andamento processual e das intimações;
  • a opção de direcionar a coleta de informações diretamente para o site dos tribunais apenas com a inserção do número do CNJ;
  • a opção de mencionar pessoas do escritório nos comentários, gerando uma comunicação;
  • a opção de inserir os grupos de trabalho responsáveis a cada etapa do processo;
  • a opção de obter informações básicas das partes do processo (foto, e-mail e telefone) apenas passando o mouse por cima do nome;
  • a opção de exportar o calendário da nuvem para o calendário do celular.

As novidades, entretanto, não devem parar por aí. A mudança no painel de controle é apenas a ponta de um iceberg muito mais grandioso que já está sendo pensado e desenvolvido há bastante tempo nos bastidores do SAJ ADV.

Novas funcionalidades já estão no ar

Uma outra parte dela, inclusive, os usuários já conseguiram visualizar e já está em prática: as recém lançadas tela de login e a possibilidade de arquivar e excluir intimações e atividades em andamento em grande quantidade ao mesmo tempo.

Parecem mudanças simples? Sim. Mas quando, por trás, há a atuação de inteligência artificial e programação computadorizada, é preciso muito tempo dedicado ao desenvolvimento, aos testes e ao conserto dos erros para que o SAJ ADV possa, acima de tudo, oferecer a segurança esperada aos advogados.

Como nascem e como são feitas as melhorias no SAJ ADV?

Sempre que uma nova funcionalidade é disponibilizada ao usuário, inclusive aquelas mais simples, significa que, antes disso, dezenas – e, às vezes, centenas – de semanas e meses foram sacrificados com estudo, planejamento, testes e experiências para que ela pudesse se tornar possível.

Quer saber como surgem as novas funcionalidades e o caminho que elas percorrem?

Saiba que o primeiro passo é sempre a ideia. Tudo que um dia se torna realidade nasce sempre de uma ideia. São os feedbacks oriundos dos próprios advogados, com sugestões e reclamações. É o resultado dos contatos, dos acompanhamentos e das implementações, por exemplo, que o time do SAJ ADV faz com os usuários que necessitam. É também a percepção da própria equipe ao lidar, no dia a dia, com as dificuldades e dúvidas dos usuários. Nada passa despercebido.

saj adv melhor software jurídico 2019

Cada sugestão dessas costuma ser avaliada e estudada. Ela passa por uma análise criteriosa que busca entender a necessidade do usuário e a viabilidade e os efeitos que tal melhoria poderia proporcionar, caso implementada. Algumas, inviáveis, são descartadas. As demais são separadas em categorias, que reúnem ideias que se assemelham entre si e, às vezes, fazem surgir uma melhoria ainda maior e mais completa.

A sugestão, então, passa para a próxima etapa: ser agrupada e classificada conforme a necessidade, a urgência e o tipo. Então, parte para a chamada prototipação, uma das etapas mais importantes do processo. É com a prototipação que a ideia perde o status de mera ideia e começa a se tornar uma funcionalidade real. É, portanto, a fase em que ocorrem os testes de usabilidade de acordo com a complexidade de cada uma.

Toda funcionalidade é validada!

Com isso pronto, parte-se para a chamada validação. Assim como ocorre lá no início do processo, com o surgimento das ideias, os advogados são novamente inseridos dentro do desenvolvimento: um grupo numeroso costuma ser selecionado para validar e testar as funcionalidades em primeira mão por um tempo determinado. Essa fase é importante porque é neste momento em que ocorrem as descobertas em relação às melhorias projetadas. Elas são realmente efetivas? Alcançam o resultado de otimização esperado?

No caso da nova interface, por exemplo, 130 advogados de 41 escritórios de todo o país tiveram esse papel de avaliar e validar a mudança. A partir das reações e comentários deles, a equipe do SAJ ADV se concentra em colocar em prática tal sugestão. Essa fase costuma durar em torno de quatro meses – mais se a funcionalidade for mais complexa, menos se for mais simples.

Esta também é a última etapa do processo. Depois dela, a nova funcionalidade está pronta para integrar oficialmente o conjunto do software. E o próximo passo é disponibilizá-la para toda a rede de clientes. Do início ao fim, o processo tem o envolvimento e o acompanhamento advogados de diferentes perfis. O SAJ ADV é, portanto, um software jurídico feito por advogados para eles mesmos.

Quer saber o que mais vem por aí?

Conheça 5 novidades que o SAJ ADV planeja lançar em 2019 para facilitar ainda mais a vida dos advogados:

Timeline do processo

Essa é uma das grandes promessas do SAJ ADV ainda para este ano. A timeline do processo é exatamente aquilo que o nome da funcionalidade diz: uma verdadeira linha do tempo do processo, que mostra todas as principais etapas que formam o todo do processo, o ponto exato onde a demanda se encontra e a situação de tudo que aconteceu até aquele momento.

Para facilitar a visualização do que realmente interessa ao advogado, a timeline do processo vai manter apenas as informações e os andamentos mais importantes da demanda. Isso significa que os pequenos procedimentos (aqueles que não interferem no andamento da ação ou no resultado final) serão excluídos do desenho para não poluir e não desviar a atenção daquilo que realmente interessa. É o que acontece, por exemplo, com os despachos.

Além disso, a movimentação processual poderá ser acessada e visualizada de diferentes formas e critérios. O critério objetivo, por exemplo, que leva em conta o objeto do ato praticado. O critério subjetivo, por sua vez, mostra o sujeito que pratica o ato processual: o órgão jurisdicional ou as partes. Também será possível visualizar os dois ao mesmo tempo.

A timeline do processo tem previsão de ser lançada nos últimos dias de 2018. A ideia é que os advogados já possam adentrar o Ano Novo com uma rotina mais fácil, intuitiva e prática para o dia a dia.

Ações em lote

Assim como ocorreu recentemente com as intimações e as tarefas em andamento, que agora podem ser arquivadas e excluídas em grande quantidade ao mesmo tempo, tal possibilidade também será possível de ser feita com as audiências e compromissos.

Essas funcionalidades, que permitem arquivar e excluir as diversas atividades que alimentam o sistema, receberam o nome de Ações em lote. Afinal, apenas de ser dividida em pequenas partes, elas todas integram uma funcionalidade única.

Isso beneficia especialmente aqueles advogados que não conseguem acessar o sistema várias vezes ao dia ou todos os dias para alimentá-lo, o que acaba acumulando tarefas. Assim, quando o acesso é feito, eles podem atualizar o que já foi feito (ou não) de uma única vez, sem perder tempo com isso.

As ações em lote para as audiências e compromissos estão previstas para serem lançadas em 2019.

Sugestão automática de tarefas

Quando a sugestão automática de resultados entrar em operação, os advogados poderão perceber claramente como funciona na prática o conceito de inteligência artificial e como é a atuação dos robôs que estão por trás da realidade do SAJ ADV.

Isso porque eles estarão presentes sempre que uma nova intimação for inserida automaticamente no software. A partir dessa informação, o próprio sistema fará a leitura automática da intimação e irá sugerir os próximos passos do que deve ser feito dentro do caminho de uma ação judicial. O advogado, então, tem o papel de aceitar ou rejeitar a sugestão que o sistema está dando, fazendo com que o software “aprenda” o que é correto e o que é inadequado e, aos poucos, se adapte à rotina de cada escritório.

Essa funcionalidade deve entrar em operação também em 2019.

Sugestão automática de modelo de documentos

Da mesma forma como ocorrerá com as sugestões dos próximos passos, o software também irá recomendar o uso de modelos prontos de documentos para as próximas fases do processo.

Esses modelos dizem respeito às cinco atividades mais utilizadas pelos atuais usuários do SAJ ADV: a petição inicial (com o recolhimento ou juntada das custas intermediárias e das guias, por exemplo), os embargos de declaração, as apelações cíveis, as contrarrazões e o agravo de instrumento.

Tal funcionalidade está prevista para 2019.

App para mobile

Talvez a mais esperada das funcionalidades, o aplicativo do SAJ ADV em formato mobile já está em desenvolvimento pela equipe que faz a inteligência do software funcionar. A partir dele, o advogado poderá acessar o software do próprio celular em um formato próprio para utilização e visualização por meio do aparelho, diferente do que ocorre hoje, por exemplo, em que o sistema está adaptado apenas no formato para computadores.

O aplicativo do SAJ ADV está previsto para entrar em operação também em 2019.

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