Melhor software jurídico – quais funções são essenciais para advogados?

Melhor software jurídico – quais funções são essenciais para advogados?

Tempo de leitura: 8 minutos

O que o melhor software jurídico deve oferecer ao advogado?

Adotar um software jurídico não é apenas uma tendência nos escritórios de advocacia. Contar com esse tipo de ferramenta tornou-se essencial para quem quer prestar serviços de forma eficiente. E, consequentemente, para quem deseja obter mais vantagem competitiva. Na hora de eleger o melhor software jurídico, no entanto, é preciso conhecer bem as funcionalidades de cada ferramenta. E, também, saber avaliar quais são aquelas que se ajustam melhor às suas necessidades.

Mais do que buscar o melhor software jurídico para o gerenciamento de processos, advogados que estão em busca de mais produtividade e agilidade na prestação de serviços devem ficar atentos às ferramentas que oferecem integração entre os diferentes membros do escritório, bem como, automatizam o atendimento ao cliente.

Para saber mais sobre o que o melhor software jurídico pode oferecer aos advogados e ter mais critério na hora de eleger a ferramenta ideal para o seu escritório, vale a pena conferir!

Gerenciamento de processos e trabalho em equipe

melhor software juridico

Certamente uma das funcionalidades dos softwares jurídicos que mais chama a atenção dos advogados é o gerenciamento de processos. Justamente por isso, hoje já existem no mercado diferentes ferramentas que possibilitam automatizar o acompanhamento processual.



Porém, ser apenas notificado de publicações e intimado para a apresentação de peças processuais são atividades que não bastam no dia a dia de muitos escritórios. É preciso que o melhor software jurídico ofereça ainda mais ao profissional.

Hoje, para a maioria, o gerenciamento de processos é feito em equipe. Ou seja, se o software não permite que as atividades processuais sejam delegadas ou direcionadas para os membros de uma equipe, ele já não atende mais as necessidades do escritório.

Em razão disso e de conhecer as necessidades de seus clientes, uma das funcionalidades da “Central de Captura Processual” do SAJ ADV é justamente permitir que determinadas tarefas, como o comparecimento a reuniões ou audiências, por exemplo, sejam direcionadas aos membros da equipe. Isso possibilita mais engajamento e melhora a produtividade, garantindo eficiência aos serviços prestados como um todo.

Atenção ao cliente e transparência na prestação de serviços

Todo advogado sabe que, para prestar serviços jurídicos com qualidade, mais do que conhecimento e técnica no Direito, é preciso oferecer um bom atendimento ao cliente. No entanto, atender clientes não é algo simples e leva tempo. Portanto, algumas informações básicas que são de interesse da sua clientela podem ser enviadas automaticamente pelo uso de um software jurídico. Desse modo, o advogado não precisa perder um tempo precioso explicando dados simples ao seu cliente.

No SAJ ADV todo o gerenciamento de processos pode ser integrado com a área do cliente. Isso significa que todas as informações relevantes e dados do processo são compartilhados com o cliente de forma automática. Possibilita, desse modo, uma prestação de serviços eficiente e, ao mesmo tempo, transparente. Ao ser notificado de forma regular sobre o andamento de seus processos, os clientes se sentem confiantes com os serviços jurídicos prestados e sabem que os advogados estão trabalhando pelos seus interesses, mesmo que não liguem para falar isso.

Migração de dados com segurança e agilidade

Como os softwares jurídicos não são nenhuma novidade no mercado, muitos escritórios já contam com uma ferramenta própria. Porém, mesmo assim, nem sempre o software escolhido atende as necessidades dos advogados de forma eficiente.

No entanto, escritórios que já passaram pelo processo de automatizar suas tarefas através de um software jurídico sabem que a inclusão dos dados na base costuma dar um grande trabalho, certo? Errado! Hoje, alguns softwares novos já possuem funcionalidades como a migração automática de dados. Isso faz com que os dados sejam migrados do software antigo para o SAJ ADV, sem que isso comprometa a produtividade e o dia a dia do escritório. Com a funcionalidade importação de dados do SAJ ADV é simples e seguro transferir todas as informações e dados sobre processos e clientes através de planilhas, sem perder tempo ou desfocar das atividades que merecem mais atenção pelo advogado.



Armazenamento de dados em nuvem

O risco de perdas não existe somente no momento da migração. Na verdade, é um risco constante em qualquer atividade. Contudo, existem meios de precaver danos irreparáveis. É, por exemplo, o caso do armazenamento de dados em nuvem. Alguns softwares jurídicos, como o SAJ ADV, possibilitam que o usuário edite e armazene documentos em nuvem, de modo a evitar danos pela perda.

Além disso, softwares em nuvem permitem que os documentos sejam acessados remotamente, além de facilitar a coleta de dados. Desse modo, não é preciso ter acesso a um aparelho específico para usar os documentos e dados. Pode-se acessá-los onde e quando desejar, desde que tenha acesso á internet.

Inteligência Artificial e Machine Learning no melhor software jurídico

Presença constante na rotina de um advogado, as intimações precisam de uma atenção especial. Infelizmente esse foco demanda tempo, principalmente em relação as tarefas que surgem de acordo com o texto do documento. “Perde-se” em média 3 minutos para ler um intimação, processar o assunto e determinar as próximas ações.

Como inovação está no DNA do SAJ ADV – Software Jurídico, desenvolvemos um modo inédito em sistemas para advogados. Trata-se da a solução de sugestão de tarefas a partir da leitura de uma intimação. A ferramenta conta com os modernos sistemas de inteligência artificial e machine learning. Ao receber uma intimação diretamente no software jurídico, o sistema lê a intimação e, de acordo com seu conteúdo, já sugere as próximas tarefas a serem feitas.

A máquina “aprende” com o usuário, uma vez que cada sugestão pode ser aceita ou não por quem está operando o software. Caso seja uma sugestão errada, pode-se negar e com isso o sistema vai fazendo automaticamente a correção de seu algoritmo.

Interface prática e de leitura

Quando se trabalha com processos e prazos, algumas ferramentas de facilidade visual são importantes. Muitas vezes, informações importantes podem passar despercebidas em razão de uma má organização. Por isso, é essencial trabalhar com um software que compreenda as necessidades do usuário. O SAJ ADV, por exemplo, apresenta uma home com um calendário que pode ser configurado conforme as prioridades da agenda. Assim, o usuário pode especificar cores para determinados compromissos e prazos. Portante, é mais fácil identificar o que é essencial no dia-a-dia da atividade, não obstante as notificações enviadas constantemente.

Além disso, o usuário pode visualizar quais tarefas estão sob sua responsabilidade e quais foram atribuídas a outros integrantes da equipe. Isto facilita o processo de gestão de tarefas e do escritório como um todo.

Teste antes de adquirir o melhor software jurídico

Um software jurídico é para um escritório de advocacia um investimento. Portanto, o advogado deve estar certo de que está adquirindo a ferramenta certa e que realmente atende suas necessidades. Mas, como ter essa certeza? Respondendo à questão de forma simples e rápida: testando! Sim, antes de eleger o software jurídico que atende as necessidades do seu escritório, teste as ferramentas disponíveis no mercado. O melhor software jurídico é aquele que se adapta a sua rotina. É, portanto, intuitivo e otimiza o dia a dia do escritório. E você somente saberá disso a hora que testar as ferramentas disponíveis.

O SAJ ADV possibilita o teste inteiramente gratuito em um período de 15 dias. Por se tratar de uma ferramenta simples de manusear e muito intuitiva, o advogado é capaz de testar todas as funcionalidades da ferramenta sem a necessidade de perder tempo com tutoriais ou treinamentos.

Nem todos os softwares disponíveis no mercado possibilitam o teste. Contudo, acreditamos que há apenas uma forma de verificar se é, de fato, o melhor software jurídico para o seu escritório. É preciso ver, na prática e no dia a dia, se a ferramenta se adéqua à sua rotina.

A advocacia se modernizou. Não há como negar esse fato. Então, é preciso buscar ferramentas que aprimorem a produtividade, a eficiência e a qualidade nos serviços jurídicos. Ao menos, se você não quiser perder seus clientes para a concorrência.

Quer ficar por dentro das novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *