Como contratar os melhores profissionais para seu escritório de advocacia

7 dicas de como contratar o profissional de que você precisa no seu escritório de advocacia

Ter uma equipe de sucesso pode ser o diferencial do seu escritório. Mas como reconhecer os melhores profissionais para fazer parte dela? Mais difícil ainda pode ser encontrar o perfil de profissional que completa o seu time e, assim, elevar o nível do seu escritório de advocacia. Nem sempre o melhor profissional é o melhor para a sua equipe. E mesmo quando é, é preciso ser estratégico na hora de contratá-lo para não perder oportunidades.

Portanto, vale a pena conferir algumas dicas sobre como encontrar e como contratar os melhores profissionais para seu escritório de advocacia

1. Invista na gestão de equipes

Em primeiro lugar, é importante investir na gestão de equipes. Isto porque, por melhor que seja um profissional, ele poderá não atender às expectativas se não for direcionado ao que se espera. Do mesmo modo, se uma equipe não é bem gerida, o potencial de cada profissional pode não ter espaço para aparecer. Portanto, é interessante buscar alguém qeu exerça uma função mais administrativa. E, assim, esteja responsável pela organização das tarefas e funções dentro do seu escritório.

melhores profissionais para o escritório de advocacia

É preciso lembrar que a advocacia 4.0 é vislumbrada como um negócio. Um escritório de advocacia já não é apenas a reunião de advogados que desejam benefícios ao se associar. Um escritório de advocacia é uma sociedade que deve observar os preceitos do Código de Ética da OAB, mas também precisa se inserir no mercado e pensar na melhor forma de organização. Desse modo, melhores resultados serão vislumbrados a curto, médio e longo prazo.

Ainda, dentro do perfil da advocacia 4.0, é preciso pensar em estratégias que facilitem essa gestão. Então, pode ser o momento de investir em uma tecnologia, como um software jurídico, que permita a atribuição e o compartilhamento de tarefas e prazos. Como se verá mais adiante, a integração da equipe na gestão do escritório de advocacia é um elemento essencial na hora de despertar o melhor do seus profissionais.

2. Busque alguém que preencha as necessidades do seu escritório de advocacia

Ao gerir uma equipe, provavelmente você encontrará também o que falta nela. E isto não precisa ser um problema. É importante ter a compreensão dos pontos altos e dos pontos baixos para otimizar o que é preciso. E uma vez que se sabe onde está o déficit é possível buscar, então, o profissional que o preencha. Afinal, o melhor profissional para o seu escritório de advocacia é aquele que contribuirá para os resultados do seu escritório.



Dessa maneira, conheça bem o seu negócio e a sua equipe. Veja onde e em quem é necessário investimento. Um bom profissional que não tenha uma função dentro do escritório dificilmente mostrará o melhor dele. E outro profissional, ainda que tenha menos destaque na carreira de modo geral, mas seja essencial para o que seu escritório precisa, poderá ser o melhor profissional daquele ambiente.

Faça uma boa gestão do seu escritório. Logo que você tiver definida a necessidade, será mais fácil direcionar a busca. E, assim, avaliar e encontrar o melhor profissional para o seu escritório de advocacia.

3. Escolha o profissional que se encaixe no perfil do seu escritório

Assim como é necessário encontrar um profissional, seja ele advogado ou não, que se encaixe nas necessidades do seu escritório de advocacia, é preciso encontrar alguém que se adeque ao perfil do seu escritório e ao Código de Cultura dele. Portanto, antes de contratar mais um membro para a sua equipe, reflita:

  • como minha equipe é?
  • a pessoa contratada consegue se inserir harmonicamente dentro da equipe?
  • como meu escritório funciona?
  • a função necessária exige trabalho presencial?
  • é possível trabalho home office?
  • a função será exercida em jornada de trabalho fixa ou avaliada pela produção?
  • quais as condutas inadmissíveis dentro do meu escritório?

Enfim, você deve se fazer e fazer ao candidato as perguntas que entender essenciais para que a função, posteriormente, seja atendida da forma como se espera.

E lembre-se: a comunicação é a melhor forma de evitar problemas. Deixe claro o que é esperado do profissional e saiba o que você pode esperar dele também. Por exemplo, se a sua equipe tem um ritmo muito ágil de trabalho, e a função exigirá uma adequação a isso, o melhor profissional deverá estar ciente de que espera isso dele.

4. Procure por profissionais com recomendações

Na hora de analisar o currículo do profissional, veja também as recomendações. Por exemplo, você precisa de um advogado cível no seu escritório. E um colega de profissão comenta que contratou um advogado correspondente certa vez, na sua região, que fez um trabalho excelente. Será que ele não poderia ser o melhor profissional para o seu escritório de advocacia?

Além disso, é interessante buscar profissionais onde não se imaginaria. Fale com conhecidos, busque em outros escritórios de ramos semelhantes alguém em quem o investimento valeria. Utilize as redes sociais para conhecer mais dos profissionais. Nesse sentido, o LinkedIn pode ser uma grande oportunidade para encontrar o melhor profissional para o seu escritório. Ali, você pode ver produções, como artigos escritos na internet, o que pode evidenciar o conhecimento do profissional. Mas também pode encontrar recomendações dele.

Não tenha medo. O melhor profissional está no mercado. E com um pouco de esforço, você o encontrará.

5. Não deixe passar oportunidades

Iniciada a busca, não deixe passar oportunidades. Por exemplo, você precisa de alguém no seu escritório de advocacia que tenha conhecimento em marketing jurídico. E você se depara com o profissional perfeito para isso, mas só pretendia contratar alguém depois de 3 meses. Avalie as condições do seu escritório e veja se não é mais válido adiantar essa decisão do que perder uma boa oportunidade.

Ou ainda, digamos que você precise de um advogado trabalhista e queria alguém com mais experiência. Contudo, não surge ninguém dentro do perfil adequado para a sua equipe com o nível de experiência desejado. Mas tem um jovem advogado que demonstra ter bastante conhecimento na área. Pode ser que com um pouco de tempo e a gestão certa, ele se mostre o melhor profissional para a vaga.

E isto se aplica também ao momento de efetivar um estagiário. Se durante o estágio, o indivíduo se mostra competente e pró-ativo, pode ser o momento de contratá-lo para o escritório de advocacia. E, assim, você não perderá a oportunidade de contratar um profissional excelente.

6. Integre a equipe na gestão do escritório de advocacia

Como mencionado, antes, não basta escolher o melhor profissional por suas características. É preciso integrá-lo na gestão do escritório. Portanto, é necessário um esforço para que o profissional seja incluído na organização das tarefas e funções. Mas também que seja ensinado trabalhar com as ferramentas do escritório. Assim, o seu trabalho será otimizado.

Por exemplo, se sua equipe trabalha com um software jurídico como o SAJ ADV, é possível incluir o profissional dentro da usabilidade do software. Cadastre-o dentro de um usuário ou crie um novo usuário a depender da função por ele exercida. Indique como cadastrar tarefas no calendário, pois assim será possível a interação e o controle de suas atividades. Atribua tarefas a ele. E desse modo, a atividade dentro do escritório de advocacia será mais harmônica e produtiva.

Com um software jurídico, é possível mensurar o trabalho, o engajamento e o atendimento a prazos do profissional. E uma vez que ele esteja efetivamente integrado no modo de organização do escritório, será possível dar feedbacks a ele, valorizando o que for positivo e dando dicas sobre o que for mais negativo.

O engajamento da equipe no uso do software jurídico ou na forma de gestão garante a otimização da organização. E concede a ela a sensação de que ela faz parte das decisões do escritório, o que reflete em sua felicidade e na qualidade do trabalho.

7. Valorize o trabalho dos profissionais do seu escritório de advocacia

Por fim, valorize o trabalho dos profissionais dentro do seu escritório de advocacia. Todos gostam de ser reconhecidos pelo que fazem. E bons profissionais não apenas merecem isto como são incentivados pelo reconhecimento. Por exemplo, se você tem em vista um candidato ideal, mas ele recusa a sua oferta de contratação, talvez faça mais sentido mudar a oferta do que buscar outro profissional. O mercado jurídico é competitivo e contar com qualidade é essencial para se destacar nele.

Ofereça aos profissionais, portanto, o valor que o trabalho deles merece. Não perca oportunidades por ignorar o que é positivo em sua equipe. Parabenize, bonifique, mostre que um bom trabalho faz a diferença dentro da equipe e do escritório. Não deise o talento e o esforço da sua equipe passar em branco. Profissionais mais felizes produzem melhor. Profissionais de destaque são o grande diferencial de grandes bancas da advocacia. E o melhor profissional para o seu escritório de advocacia é aquele cujo potencial é valorizado e aproveitado.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre Gestão de Escritório de Advocacia? Então, faça abaixo seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *