Como modelos de documentos jurídicos no SAJ ADV geram produtividade

Como modelos de documentos jurídicos no SAJ ADV geram produtividade

Modelos de documentos jurídicos são um acervo de referências que advogados usam de base para acelerar e padronizar a construção de novas peças processuais de um caso.

Sistema tem nova funcionalidade: o propositor de documentos

Já jogou na internet “modelo de petição inicial”? Ou “modelo de juntada de petição documentos”? “Contrato de trabalho”, que tal? De fato, dizer que há muitos tipos de documentos jurídicos é eufemismo no universo do Direito. Lidar com eles faz parte da vida do advogado, e ter no escritório vários modelos de documentos é meio caminho andado, seja pelo tempo, seja pela qualidade.  

Aliás, com certeza seu escritório não está sozinho nessa. Muitos recorrem a referências de peças processuais para criá-las. Afinal, começar do zero é jogar tempo fora. Ainda assim, encontrar modelos na internet pode dar trabalho. Tem tanta coisa que é um lance de sorte bater com o exemplo perfeito. Normalmente, você encontra uma referência, toma-a de base e faz ajustes para deixá-la de acordo com a sua necessidade e padrão. O que nos leva a estaca zero.

“Ah!”, você vai dizer, “mas é só uma vez. Depois de pronto, o modelo é para sempre.” Entretanto, nós sabemos que no dia a dia não é bem assim. A regra é perdê-los, voltando à rotina de buscas. Nesse caos, a crença de que, na gestão do escritório, a gestão de documentos é um trabalho menor cai por terra. Inteligência aqui é determinante. 

Se é assim, temos um caminho! Neste artigo você vai entender como fazemos para que o SAJ ADV software jurídico ajude na administração de documentos do escritório. São várias funcionalidades que atuam juntas, e o propositor de documentos veio para dar mais um salto de qualidade a esse processo. 

modelos de documentos com o propositor

Armazene modelos de documentos em nuvem

Para começar a criar um acervo de modelos de documentos prontos, você precisa de uma biblioteca. Pois salvá-los em pastas de qualquer jeito, apenas em um computador, está fora de cogitação. A ideia é torná-los acessíveis a todos os membros do escritório, não limitados a um ou outro usuário. Aqui, entram os serviços de nuvem. Então, sim, você tem a acessibilidade garantida.

Agora pense conosco: se seu serviço de nuvem fosse vinculado ao software jurídico em que você gerencia seu escritório e seus processos? Os olhos brilharam, não é? Os nossos também brilharam quando pensamos nisso.



Por isso, o SAJ ADV é vinculado à Microsoft. Ao lado desse parceiro, permitimos que, dentro do software, os advogados criem, editem e armazenem seus modelos de documento na nuvem. Aproveite e faça o teste agora desta ferramenta e de todas as outras funcionalidades de nosso sistema!

Assim, trabalhando dentro do software e em nuvem, todas as atividades são feitas no mesmo lugar. Centralizando o trabalho, os membros do escritório acessam e editam o modelo de documento de qualquer dispositivo, de onde estiverem. 

Depois, tudo o que for feito é salvo automaticamente. Outra vantagem é que os demais usuários do sistema podem colaborar simultaneamente. Feito isso, só começar a vincular a tarefas. Se precisar imprimir, só baixar em .pdf ou .docx. 

Incremente sua produtividade com o propositor de documentos

Agora que você sabe que o SAJ ADV armazena em nuvem para você e os advogados com que você trabalha os acessarem de onde estiverem, nada mais natural que permitir que os documentos sejam preenchidos automaticamente. Certo?

Sim, e nós fizemos isso com o propositor de documentos. Essa funcionalidade é nossa última novidade e recém foi lançada no SAJ ADV. Você até já pode começar a testar, para ver como funciona na prática.

Com o propositor de documentos, você pode criar ou importar modelos de peças, vinculá-los a tipos de tarefas e gerar dados e blocos de informações variáveis. A vantagem disso é que, sempre que tiver tarefas, a inteligência artificial do sistema vai sugerir que você a vincule àquele documento. Depois de vincular, o sistema ainda vai preencher para você as informações do documento com base no cadastro-base do processo e do cliente. Aqui embaixo, vamos explicar melhor por que e como.

1. Sugestão de cadastro de modelos de documentos

Primeiro, a inteligência artificial vai sugerir, se for o caso, a criação de modelos de documentos em suas tarefas. Ao acessar uma tarefa, você verá isto:

sugestao de documento propositor

Ao optar por Cadastrar um novo modelo, você será levado ao Propositor de documentos. Nesta tela, é possível tanto importar um documento quanto criar ou colar um texto.

Você vai nomear o modelo, indicar os tipos de tarefa a que ele pode ser vinculado e, nos campos que variam (como nome, CPF e RG), começar a inserir as variáveis. Além disso, você poderá selecionar blocos inteiros de informação como variáveis (por exemplo, Da Gratuidade da Justiça). Por isso, a dica aqui é que seu modelo base seja o mais completo possível. Assim, ficará mais fácil personalizá-lo.

Feito o modelo, então é só salvar. Ele ficará no próprio propositor de documentos. Aliás, nós já deixamos vários outros pré-cadastrados. Assim, sempre que você desejar customizá-los, só buscar pelo nome.

propositor de documentos

2. Sugestão de modelos de documentos por tipo de tarefa

Quando você voltar à mesma tarefa, tem mais uma mãozinha do sistema. Isso, porque a inteligência artificial vai visualizar que modelos podem ser vinculados e sugerir que você faça isso. Veja na imagem:

sugestao de vinculacao de documento propositor

Ao clicar para vincular, é aí que o salto em qualidade acontece. Primeiro, você selecionará os blocos que deseja incluir na peça e gerar o documento.

No documento gerado, você verá que o sistema preenche automaticamente os dados variáveis, de acordo com o que você já tem registrado no cadastro do processo e do cliente. A dica é fazer o cadastro do cliente e do processo o mais completo possível, para que o preenchimento seja também total.

Depois, basta salvar ou baixar o documento em .docx ou .pdf.

gerar documento no propositor

Quando você tiver vários modelos cadastrados e vir o propositor de documentos em pleno funcionamento, a nossa dica é: calcule mais uma vez quanto você demora para fazer e preencher uma peça. Sem dúvida, o tempo de trabalho e de retrabalho vai diminuir consideravelmente.

Só para citar alguns motivos disso:

  1. Acessibilidade: você e todos os usuários do SAJ ADV acessam os modelos de documentos dentro do próprio software.
  2. Inteligência: a IA sugere que você crie modelos para vincular a tipos de tarefas ou vincule documentos já cadastrados às tarefas a que eles foram vinculados por você.
  3. Automação: criando dados e blocos de informações variáveis, você simplesmente seleciona o que quer na peça e, ao gerá-la, ela sai com todos os dados preenchidos pelo próprio sistema.

Extra: baixe nossos kits de modelos de documentos 

Lembra que falamos que procurar modelos de documentos na internet pode ser como buscar uma agulha no palheiro? Isso, se você já não tiver um site ou parceiro de confiança para usar de referência em suas peças. 

Se você ainda não tem, agora é hora de mudar isso também. Para ajudar você a construir facilmente um banco de modelos para o escritório, demos várias dicas para você montar peças processuais e produzimos vários kits para baixar. Há padrões de petição inicial, de petição civil, de tutela, de habeas corpus etc. Todo esse conteúdo é gratuito. Então se ainda não conhece, pode começar a navegar! 

Funcionalidade: no SAJ ADV tem sempre mais

O SAJ ADV tem serviço de nuvem, tem propositor de documentos, tem até modelos de documentos para o seu acervo. Sim, nós trabalhamos mesmo para que você tenha mais tempo para o que faz de melhor: advogar. Por isso, sempre tem tantas novidades aparecendo por aqui. Ademais, já que você chegou até o fim do nosso artigo, que tal aproveitar para conhecer os lançamentos de julho de 2019?

É por isso também que nosso software jurídico está em constante evolução. Só que nós sabemos que não fazemos essa evolução sozinhos. Nosso software jurídico faz parte de uma revolução da advocacia, da qual certamente você também faz parte.

Então, para dizer bem a verdade, grande parte do nosso trabalho conta com a ajuda de profissionais da advocacia, seja do time do SAJ ADV, seja de clientes. Estamos sempre em contato com quem está dentro dos escritórios, pedindo feedback, ouvindo sugestões, para criar mais funcionalidades. Aliás, o propositor de documentos foi construído exatamente assim.

Faça seu teste e venha conosco!

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre nosso software jurídico? Então, faça abaixo seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *