Novidades SAJ ADV: emissão de boletos com um software jurídico
A gestão financeira em escritório de advocacia é essencial para o sucesso do seu negócio e pode ser ainda mais lucrativa quando se utiliza um software jurídico
- Funcionalidades SAJ ADV
- Aline de Souza Pereira
- 09 de março de 2021
- Atualizado em: 24 de março de 2021
- Tempo de Leitura: 6 minuto(s)
Importância do SAJ ADV para a gestão financeira na advocacia
Com a chegada de 2021, muitos escritórios começam a planejar as atividades do ano, iniciando então as atividades da gestão financeira, o planejamento das contas e estratégias para o ano seguinte, etc. No entanto, o que alguns escritórios não sabem é que adquirir um sistema de gestão jurídica como o SAJ ADV, é basilar para esse planejamento.
Isso porque, um sistema de gestão na advocacia contribui não só com o acompanhamento das finanças, mas também de todas as atividades do escritório ou departamento. Assim, permite que o gestor encontre problemas a solucionar no ano seguinte.
Olhando para a gestão financeira, mais especificamente, um software jurídico contribui para o acompanhamento de receitas e despesas. Assim, o gestor consegue identificar quais os gastos são desnecessários e quais investimentos são interessantes para o próximo ano.
É por isso que aqui no SAJ ADV temos uma funcionalidade específica para contribuir com a gestão financeira de escritórios e departamentos jurídicos. Continue a leitura para conhecer melhor o módulo financeiro do nosso sistema jurídico.
Conheça o módulo financeiro do SAJ ADV
Como já comentamos em outros artigos por aqui, uma das atividades com que o SAJ ADV mais se preocupa é a realização de melhorias constantes no sistema.
Dessa forma, implementamos em 2020 o novo módulo financeiro do sistema. Além de um novo layout do software jurídico, mais moderno e mais fácil de usar, várias melhorias foram implementadas nesse setor do sistema para advogados.

Como funcionam os lançamentos financeiros no sistema?
Para uma boa gestão financeira é primordial que se faça o cadastro do fluxo de caixa. No SAJ ADV, então, você pode cadastrar os lançamentos financeiros de seu escritório ou departamento jurídico a qualquer momento e de qualquer lugar.
Para fazer esse cadastro no sistema, basta acessar o módulo e escolher a opção “novo lançamento”. Em seguida, basta selecionar se você deseja cadastrar uma receita ou uma despesa.
Esse lançamento será apresentado no sistema, e auxiliará para que o lançamento não seja esquecido. Ao fazer esse cadastro no sistema de gestão jurídica, você poderá escolher a modalidade de pagamento, isto é, se o pagamento será a vista, parcelado, ou ainda, à vista + parcelado. É importante lembrar que, só é possível selecionar uma das modalidades de pagamento.
Com isso, se escolhe a melhor modalidade de pagamento para ambas as partes, ou seja, quem vai pagar e quem vai receber.
Como funcionam os lançamentos recorrentes no sistema?
Além disso, uma outra vantagem do módulo financeiro do SAJ ADV é que ao cadastrar um lançamento, o sistema já faz a solicitação da indicação de recorrência.
Essa é uma facilidade importante para o planejamento financeiro. Afinal, as receitas e despesas, permitem maior previsibilidade da situação financeira do negócio. Assim, em caso de faltar ou sobrar dinheiro em algum mês, é fácil entender de onde veio essa sobra, que não está na normalidade do planejamento.
No SAJ ADV, é possível cadastrar recorrências mensais, anuais ou semestrais. Assim, o controle financeiro pode ser revisado ao longo do tempo, para maior previsibilidade das finanças.
O único ponto de atenção, nesse sentido, é que a única modalidade de pagamento que o sistema permite em um pagamento é o pagamento à vista. Assim, antes de cadastrar uma recorrência, garante que esse modo de pagamento poderá ser realizado.
É possível excluir cadastros de receitas ou despesas no SAJ ADV?
A exclusão de um lançamento pode ser realizada normalmente no sistema. Para lançamentos que tenham parcelas, no entanto, o sistema dará as seguintes opções:
- Somente essa parcela
- Essa parcela e as próximas
- Todas as parcelas
Ademais, o sistema também permite a edição de lançamentos, sendo possível editar assim:
- O valor das parcelas;
- A data de emissão;
- A conta do escritório;
- O tipo de documento;
- Honorários;
- Plano de contas;
- Informações de clientes.
Em resumo, com essa funcionalidade é muito fácil controlar os gastos e ganhos da empresa. Com um controle financeiro eficiente, a sua estratégia também fica mais fácil. Isso porque, com ele além de identificar gastos desnecessários, você consegue ter uma previsibilidade dos ganhos e gastos fixos no ano e também, quais os investimentos necessários para aumentar sua lucratividade.
Mas como falei anteriormente, a equipe do SAJ ADV busca sempre oferecer o melhor da tecnologia jurídica, e por essa razão, melhorar constantemente o software para advogados.
Dessa forma, esse artigo tem como objetivo te informar sobre a mais nova melhoria que realizamos no sistema. Continue a leitura para ver os detalhes.
Emissão de boletos no Software Jurídico
Uma outra coisa que sempre falamos por aqui é o fato de que, além das constantes melhorias, o SAJ ADV se preocupa muito com a opinião e sugestões de nossos clientes.
Olhando então para a solicitação dos nossos clientes e para as melhorias que ainda não haviam sido realizadas no módulo financeiro, lançamos agora a possibilidade de emissão de boletos por meio do sistema.
A funcionalidade tem a limitação de que, para que o usuário possa realizar a emissão do boleto bancário, ele deve ter o perfil configurado para tal atividade. Para esses, portanto, a funcionalidade permite que se possa gerar boletos, facilitando assim a entrada das despesas, sem a necessidade de um outro sistema que se ocupe disso.
Essa possibilidade aparecerá apenas para as receitas com os status de pendente e/ou atrasada. Ademais, a opção aparecerá no resumo da receita, na lista de receitas – junto ao editar e excluir – , ou ainda na seção de outras parcelas da receita. Veja abaixo:
Lista de receitas

Resumo da receita

Seção de outras parcelas da receita

Informações importantes sobre a emissão de boletos
É importante lembrar ainda que, o valor mínimo para gerar um boleto no sistema é de R$10,00. Ademais, um outro ponto importante é que para gerar o boleto é crucial que se tenha uma conta bancária identificada para a emissão de boletos. Com isso em conformidade então, no momento da emissão do boleto o sistema irá apresentar o modal : dados do cliente e dados do boleto.
Em dados do cliente, não será possível alterar o cliente que você selecionar. De maneira idêntica, a data de vencimento e valor em dados do boleto também não poderão sofrer alterações. Por isso, caso isso seja necessário, primeiramente você deverá realizar alteração da receita. Além disso, uma outra coisa importante de lembrar que o valor dessa emissão é de R$2,50 por boleto.
Por fim, é importante que você saiba que, ao finalizar a emissão do boleto o sistema irá te informar. Assim, você não atrasa nenhum boleto, e também não recebe com atrasos.
Dessa forma, realizar o controle e acompanhamento das receitas e despesas fica ainda mais fácil e os riscos se tornam muito menores.
Bancos disponíveis no SAJ ADV
Como falei anteriormente, para a emissão de boletos, a conta deverá estar cadastrada no sistema. Inicialmente, alguns bancos ainda não estavam disponíveis em nosso sistema.
No entanto, recentemente fizemos essa atualização. Dessa forma, o sistema passa a ter mais possibilidades de cadastro de contas. Os bancos que incluímos mais recentemente são:
Número | Banco |
77 | Banco Inter S.A. |
260 | Nu Pagamentos S.A. |
102 | XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. |
655 | Banco Votorantim S.A. (Neon) |
212 | Banco Original S.A. |
336 | Banco C6 S.A. |
121 | Banco Agibank S.A. |
403 | Cora SC S.A. |
Agora você pode escolher qual desses bancos será habilitado no SAJ ADV – software jurídico, para a emissão de boletos. Com essas duas facilidades, sua gestão financeira é ainda mais assertiva.
Dicas para gestão financeira
Além disso tudo, é importante que você saiba quais atividades são importantes para realizar esse planejamento financeiro. Por isso, algumas dicas de gestão financeira podem ser encontradas aqui no Portal e em nosso Podcast, o SAJ ADVcast.
Primeiramente é importante que você, gestor, separe as contas do escritório das suas contas pessoais. Ademais é importante que você mantém a organização das contas e das atividades, assim, além de controlar o fluxo de caixa, você garante o pagamento justo e a bonificação necessária dos funcionários.
E claro, para contribuir também com a organização, você pode optar por um software jurídico, como o SAJ ADV. Com ele, você faz melhor distribuição de tarefas, e a contagem de honorários é mais assertiva. Isso mantém o engajamento e satisfação dos colaboradores, que passam a se sentir mais reconhecidos pelas atividades realizadas, e claro, menos sobrecarregados.
Essa atividade evita também possíveis desavenças entre o time e instabilidades no grupo. Tornando assim, o trabalho muito mais produtivo e a equipe se torna um time de excelência.
Ademais é importante se manter sempre atualizado, seja quanto aos preços do mercado, ou em relação a especializações. Investir em marketing jurídico também é uma atividade que vai te ajudar muito a conquistar novos clientes e aumentar seu lucro.
Por fim, e não menos importante, para uma boa gestão financeira seja, é preciso conhecimento. Dessa forma, se números não são sua especialidade, convém contratar uma empresa que ofereça esse serviço.