Novo CPC – Prazos processuais são atendidos pelo SAJ ADV

Tempo de leitura: 3 minutos

Depois de mais de 40 anos de vigência e após passar por diversas reformas, em março entrou em vigor o Novo Código de Processo Civil. Adaptado à realidade atual, o Novo CPC reformulou diversos aspectos, dentre eles a simplificação de procedimentos e racionalidade, a decisão procedida de contraditório, a restrição do agravo de instrumento, a uniformização da jurisprudência e outros tantos que não cabem neste artigo.

Outra grande mudança no Novo CPC é o cálculo dos prazos processuais. Agora apenas os dias úteis entram na contagem, ficando excluídos os feriados locais, estaduais e nacionais instituídos por lei . Os sábados, domingos e os dias em que não houver expediente na unidade judiciária não entram na contagem. O feriado forense – que engloba sábados, domingos e dias de festa nacional quando há suspensão da atividade judiciária – também foi unificado para todos os tribunais.

Com a nova regra o advogado não precisa mais destinar finais de semana e feriados ao trabalho em processos. E para que não perca o prazo fatal é preciso se ater aos dias uteis das diferentes unidades judiciárias. Os prazos do Novo Código de Processo Civil já valem para intimações publicadas a partir do dia 18 de março. É bom observar que o Novo CPC não é aplicável para os procedimentos dos juizados especiais.

Novo CPC - Principais Mudanças

O que mudou no SAJ ADV para atender ao novo CPC

A desorganização de um escritório de advocacia já é um grande problema. Agora, junte a isso a mudança de prazos do Novo CPC. Não é difícil perder o controle da situação, certo? Sem um bom planejamento e um software jurídico que auxilie o advogado na gestão dos prazos, as chances de criar uma bola de neve são grandes. Em outro post falamos sobre a gestão de informações no escritório de advocacia, vale a pena a leitura.

Foi pensando em agilizar ainda mais o dia-a-dia do advogado que o SAJ ADV se adequou aos prazos do novo CPC. A mudança está na forma de contagem dos prazos em tarefa. Agora é possível configurar as atividades com diferentes formas de cálculos de prazos: dias corridos, CPC de 1973 e CPC de 2015. Dessa forma o advogado pode trabalhar com processos que utilizam a contagem no formato do CPC de 1973 e do Novo Código de Processo Civil, ao mesmo tempo. Vale destacar que a nova funcionalidade já está disponível para todos os usuários do SAJ ADV.



Para configurar a funcionalidade no SAJ ADV basta acessar Cadastros Gerais em configurações e então editar o tipo de tarefa que deseja utilizar. Após essa configuração já é possível receber as intimações com o cálculo do prazo padrão e fatal sugerido automaticamente pelo SAJ ADV.

novo cpc

Esta é apenas uma das novidades que o SAJ ADV traz para o mercado jurídico.

Confira também nossa funcionalidade de edição de documentos na nuvem e da inteligencia artificial na sugestão de tarefas a partir da captura de intimações.

** O Portal Mega Jurídico disponibilizou uma versão para download gratuito.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o Novo CPC? Faça abaixo abaixo seu cadastro e receba nossos materiais diretamente em seu email.

4 Comentários

  1. Avatar

    É de grande valia esta ferramenta eletrônica para os operadores do direito e principalmente aos advogados.

    Responder
  2. Avatar

    Interessante , tenho que ler com calma e atenção , pois também teve alteraçao de acordo com a lei 13256/16

    Responder
  3. Avatar

    Só um adento.
    O artigo 219 do CPC não se aplica aos ações trabalhistas conforme RESOLUÇÃO TST Nº 203, DE 15 DE MARÇO DE 2016.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *