Dicas de um grande escritório para prospectar novos clientes

A busca por novos clientes é um desafio em todos os segmentos, inclusive na área jurídica. Conversamos com o advogado Marcus Vinícius Borges, mestre e doutorando em Direito. Ele é sócio do escritório Menezes Niebuhr Advogados Associados, que compartilhou algumas lições de um escritório de sucesso.

Uma recomendação indispensável é seguir sempre a regulamentação prevista pelo Código de Ética para ações de publicidade e marketing. Borges destaca a importância da segmentação, para escritórios que estão buscam a ascensão profissional e novos clientes.

Confira as dicas do escritório Menezes Niebuhr Advogados Associados para prospectar novos clientes:

Cliente satisfeito atrai novos clientes

O cliente atual é um elemento fundamental para a manutenção e aquisição de novos clientes. Borges ressalta que o mercado conversa entre si e o boca a boca ainda é um dos principais cartões de visita. Quando um cliente fala bem do seu escritório ele está assinando embaixo, confirmando a relevância e importância do seu trabalho. Trabalhe para resolver os problemas dos seus clientes e eles farão o seu escritório se destacar.

Vá ao encontro dos novos clientes

O advogado ou gestor de um escritório de advocacia precisa ir para rua, interagir com o mercado e sentir suas dores. Com a modificação constante do cenário social e da economia, o advogado precisa estar atento às possibilidades e oportunidades. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado. Então, acompanhe o cotidiano do Fórum, participe de encontros profissionais, se mostre disponível e seja ágil frente às oportunidades.

novos clientes

Para conquistar novos clientes ao seu escritório, você também deve ficar atento para evitar os seguintes erros:

Falta de Especialização

Os novos escritórios costumam ser mais generalistas, é comum ter dificuldade para escolher uma área de atuação e focar o atendimento para determinados segmentos, o que pode afastar novos clientes. “Os escritórios que estão começando precisam tomar essa decisão, mesmo que em curto prazo ela traga alguns prejuízos. Entretanto a médio e longo prazo será muito proveitoso ter se especializado em áreas específicas do direito”, afirma Borges.



Atuação Tímida

Outro erro comum, é que os escritórios de advocacia com menos tempo de atuação se sintam intimidados com o mercado e reclamem da falta de espaço. Borges recomenda que, independentemente do tempo de experiência profissional, todo escritório deve competir de igual para igual. Os advogados precisam valorizar as oportunidades e sempre arriscar, confiando no seu trabalho, sem medo da exposição. Evitando esse erro você naturalmente vai atrair novos clientes.

Falta de Capacitação

Um advogado não foi formado para ser um administrador, mas poderá será o responsável pela gestão de um pequeno ou médio escritório. Buscar cursos de curta duração, participar de palestras e recorrer a um software jurídico facilita o atendimento das demandas de comunicação, financeiro ou recursos humanos. Com tudo em ordem no escritório, os advogados terão mais tempos para as atividades jurídicas e prospecção de novos clientes.

Marcus Vinícius Borges recomenda também aproveitar a pluralidade de aptidões entre os sócios do escritório. Ao distribuir as funções de acordo com as habilidades de cada um, a execução se torna mais simples, principalmente se for aliada às tecnologias disponíveis. Existem vários softwares e aplicativos para o gerenciamento de processos, alguns gerais e outros específicos para a área jurídica, como o SAJ ADV, verifique qual deles é mais viável para a realidade do seu escritório.

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