Onde investir para fazer seu escritório de advocacia crescer

Investimentos, como o próprio nome já diz, é uma quantidade de tempo ou dinheiro que você faz para ter mais prosperidade em sua vida, seu negócio e sua carreira.

Como fazer um escritório de advocacia crescer

Todo profissional sonha em alavancar o seu negócio e tornar a sua marca uma referência no mercado, não é mesmo? Com o empreendedorismo jurídico não é diferente, todo advogado empreendedor deseja ver seu escritório de advocacia crescer. No entanto, é preciso analisar algumas estratégias antes de iniciar o processo de expansão.

Nesse sentido, é importante mencionar que a disciplina, o profissionalismo e o amor pelo o que faz são elementos importantes para o crescimento sustentável de um escritório, uma vez que as características do profissional vão determinar o futuro do negócio.

Porém, não basta apenas reunir as características e habilidades profissionais para gerar o crescimento desejado. É preciso definir (e muito bem) os objetivos do negócio e as atividades que serão colocadas em prática, a fim de construir um bom caminho corporativo.

Pensando nas dificuldades enfrentadas pelo profissionais que fazem parte do empreendedorismo jurídico, preparamos este post. Nele, você, advogado, verá como fazer o seu escritório de advocacia crescer em alguns passos simples. Quer saber mais? Continue lendo!

1 – Entenda para onde crescer o seu escritório de advocacia

Certamente você já deve ter ouvido que ‘‘se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar é destino’’, certo? Mas, o ditado não cabe no empreendedorismo jurídico. Afinal, se você não sabe onde quer chegar, não terá um objetivo a ser seguido.

Além disso, aplicar estratégias sem elaborar um planejamento prévio pode afetar o futuro dos seus negócios. Por isso, vamos iniciar o processo te auxiliando nessa etapa. Confira o seguinte caminho:





Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é a alma do negócio. Afinal, é durante essa etapa que você define o seu objetivo, os caminhos a serem seguidos, as melhorias que devem ser feitas e o que você visa para o futuro do seu escritório de advocacia.

É fundamental dizer que, sim, é possível crescer de forma sustentável aplicando um planejamento estratégico. Para isso, invista um determinado período de tempo para avaliar os investimentos, relógio de ponto, receitas, pontos de retenção e novas contratações.

Em resumo, esse é o momento de tirar a ideia do papel e fazer com que os sonhos se tornem realidade. É aqui que o desejo de potencializar o escritório de advocacia, aumentar a equipe e obter bons resultados ganha força.

Escritório de advocacia

Defina metas para seu escritório de advocacia

A definição de metas para seu escritório de advocacia é extremamente importante para motivar você, advogado, e a sua equipe. Contudo, isso não significa que as metas devem ser inalcançáveis. Muito pelo contrário.

É preciso aplicá-las a fim de verificar o quão perto ou longe você está de alcançar os seus objetivos. Por isso, é importante que as metas sejam desafiadoras, mas não impossíveis! Afinal, o baixo desempenho pode resultar em uma série de frustrações e desgostos.

Dessa forma, ao invés de aplicar metas como ‘‘duplicar a receita anual’’, os objetivos do seu escritório devem ser flexíveis e similares a ‘‘aumentar o orçamento destinado a placas de segurança de R$700 mil para 1 milhão até outubro de 2020’’, por exemplo.

Comunicação interna

A comunicação interna deve ser o bem mais precioso do seu escritório de advocacia. Afinal, essa é uma ferramenta valiosa para manter a equipe alinhada na missão, valores e objetivos do negócio.

Além disso, investir na comunicação interna contribui com a motivação dos colaboradores, uma vez que eles se sentem mais engajados nesse cenário. Para isso, repasse informações de forma clara e tome cuidado com a transmissão de dados sobre o negócio.

2. Entenda como crescer seu escritório de advocacia de forma sustentável

Bom, agora que você já sabe como criar o planejamento estratégico do seu negócio, vamos iniciar a parte prática. É aqui que vamos falar da rotina do escritório de advocacia e abordar as ações que devem ser colocadas em prática. Confira os seguintes tópicos:

Aquisição de clientes

O principal meio de crescimento de um escritório é o aumento dos clientes, certo? Então, vamos imaginar que você definiu como meta a aquisição de novos clientes mas não sabe como fazer isso.

Para isso, não é necessário grandes esforços ou investimentos, basta investir na qualidade do atendimento e apostar no profissionalismo da equipe. Esses são elementos essenciais para atrair novos clientes e fidelizar aqueles que você já conquistou.

Mensuração de resultados

Lembra quando falamos sobre a importância de implementar metas mensuráveis? Pois bem, é fundamental mensurar os objetivos aplicados e analisar o retorno obtido. Afinal, metas podem ser caracterizadas como ações e ações devem dar resultados.

Para avaliar os resultados, é interessante investir em métricas ou até mesmo softwares jurídicos. Eles são capazes de analisar os investimentos, fornecer relatórios sobre o crescimento do escritório e extrair números importantes relacionados ao desenvolvimento do negócio.

Automação de tarefas repetitivas

Para quem deseja fazer um escritório de advocacia crescer, não pode negligenciar a produtividade e a execução de tarefas. Com a automação, é possível gerar mais agilidade de atividades, principalmente aquelas mais precisas, como o controle de acesso biométrico.

Cadastro e acompanhamento de processos, delegação de tarefas, gestão da equipe, controle das atividades, atualização do status de processos de clientes e a gestão financeira são tarefas que podem ser realizadas com o apoio de um software jurídico.

Assim, você e sua equipe podem alocar os esforços em atividades intelectuais e criativas para fazer o escritório crescer. Afinal, com a tecnologia é possível alinhar a agilidade sem abrir mão da qualidade.

Divulgação dos serviços

O marketing jurídico também é muito importante para que escritórios jurídicos sejam reconhecidos na internet. No entanto, é preciso investir na produção de conteúdos relevantes, que realmente eduquem e entreguem valor ao público.

Dessa forma, clientes e potenciais clientes vão começar a conhecer o seu trabalho e avaliá-lo de forma positiva. Participar de seminários, eventos e construir um bom networking também são fatores muito importantes.

Ofereça um serviço de qualidade

Todos os elementos mencionados acima acabam resultando na entrega de um serviço de qualidade. Mas é quase impossível não citar esse tópico, pois a excelência na prestação de serviço contribui com uma série de outras vantagens.

Portanto, a aquisição de novos clientes, a fidelização daqueles já conquistados e a visibilidade do negócio são premissas de um serviço de qualidade, além da conquista de diferenciais competitivos que garantem o crescimento sustentável do escritório.

Característica que fazem escritórios de advocacia crescerem

Neste post, nós não abordamos sobre as características de um planejamento financeiro para fazer um escritório crescer. No entanto, falamos sobre o equilíbrio das questões que envolvem a realidade corporativa para o seu crescimento exponencial de forma sustentável.

Você tem alguma dica de como fazer um escritório de advocacia crescer? Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma experiência com o empreendedorismo jurídico? Então, comente aqui embaixo!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Quer saber tudo sobre empreendedorismo jurídico? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV – software jurídico em seu e-mail.

A Soluções Industriais é uma poderosa plataforma de geração negócios para o mercado B2B, pois conecta compradores e tomadores de decisão aos melhores fornecedores industriais. É também uma referência para o lançamento de produtos e atualização das últimas inovações e tecnologias do mercado industrial.

ARTIGOS RELACIONADOS

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *