Como construir a persona ideal para seu escritório de advocacia

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Todas as estratégias de marketing jurídico atuais devem ser focadas em um segmento (target), pensando sempre em atrair uma persona ideal.

Essa segmentação filtrada fará com que você entenda e mostre soluções benéficas para um determinado público (persona), fazendo que seja relevante para ele estar acompanhando o blog do seu escritório Jurídico.

Sempre aconselhamos o escritório de advocacia a determinar sua persona através da carteira de clientes que já atende, sabendo ao certo quais são as dores desse determinado segmento. Nessa definição, muitas vezes é dado um nome a ela, afinal uma empresa ou um escritório pode ter em média 3 personas.

Persona para escritórios de advocacia

Temos o José, por exemplo, sendo uma pessoa que teve vários problemas com as companhias telefônicas por conta de contratos abusivos, terá a impressão de sempre estar sendo enganado por essas empresas.

José tem 31 anos, trabalha como empresário, casado, gosta de estar bem antenado, e por isso necessita de uma internet rápida.

Sentiu que ao definir o José, seu escritório saberá articular melhor a curadoria de conteúdo do seu blog e de suas redes sociais, fazendo com que seu público seja completamente atendido.



Por que devo desenvolver uma persona?

Compreender seu target ou seu nicho torna-se vital para o sucesso do seu negócio. Primeiramente, não tem como você desenvolver um produto ou serviço se não souber quem poderá comprá-los, correto?

A seguir, como montar uma estratégia de marketing jurídico digital, para conscientizar sobre a marca, brand ou com foco em ROI, se você não sabe as dores dos seus possíveis clientes ou prospects? Pense na buyer persona como um pilar para tudo aquilo que será desenvolvido na sua estratégia, pois é pensando nela que você criará todo o conteúdo.

Sua persona terá muita valia em ações de Marketing e Publicidade de seu escritório, ou seja:

  1. Produção de peças de mídia para redes sociais, blog ou mídia externa;
  2. Vocabulário adequado com a linguagem do seu nicho, facilitando a interpretação por parte dele;
  3. Linguagem visual.

Você conhece o poder de marketing do seu escritório?

A buy persona de um escritório de advocacia é fundamental para suas estratégias. Aconselhamos sempre que sua empresa jurídica, antes de pôr a mão na massa sobre a persona ou dados externos dos seus leads, torna-se fundamental olhar para dentro do seu escritório jurídico.

Dentro do Marketing existe o SIM (Sistema Integrado de Marketing), que nada mais é do que a junção de dados estatísticos de sua empresa, dados obtidos por pessoas, equipamentos e procedimentos com a finalidade de coleta, classificação, análise e avaliação fazendo com que as tarefas sejam orgânicas. Muitas vezes temos tudo que precisamos bem embaixo do nosso nariz!



Exemplificando:

  1. Pegar toda a relação dos clientes que foram convertidos nos últimos 12 meses e traçar dados homogêneos entre eles;
  2. Tenha acesso à contabilidade interna, utilizando as informações contábeis para começar a ter o norte de como é a sua persona ou qual a melhor a ser trabalhada;
  3. Utilizar algum software jurídico de qualidade fazendo com que seus dados estejam seguros e sempre à vista quando necessitar obtê-los, Melhorando a Gestão do escritório de advocacia em que for utilizado.

persona escritórios de advocacia

Como desenvolver uma persona para meu escritório

Bom, agora que sabemos o que é persona e a sua importância, vamos tentar mostrar neste artigo, de forma simplista, como desenvolver uma persona que ajudará o setor de marketing do seu escritório.

Com base nos dados estatísticos da sua base de clientes ou mesmo realizando uma pesquisa, você já pode detalhar melhor o personagem que representa o seu cliente ideal. Para definir as personas, será necessário elaborar os seguintes dados:

  1. Nome fictício dado à persona;
  2. Sexo que é dominante;
  3. Idade;
  4. Setor em que trabalha;
  5. Cargo que ocupa;
  6. Nível de escolaridade;
  7. Quais as metas do seu escritório de advocacia.

Esse modelo de checklist é o mais básico de todos. Muitas vezes aconselhamos os clientes a desenvolverem suas próprias métricas de resultados pertinentes a cada área de atuação.

A criação e definição da Buy Persona para um escritório de advocacia está muito ligada a uma pesquisa de Marketing Digital. Toda persona deve ser única e jamais criada através de suposições ou achismo – isso tornaria o resultado final de suas ações um fracasso. Utilize dados reais de banco de dados pertinentes como mostrado acima. Caso você seja um advogado empreendedor, e não tenha todos os dados pertinentes, é de suma importância fazer alguma pesquisa de Mercado Digital.

Conclusão

Depois de suas personas criadas, você terá que filtrá-las para entender e saber quais delas são mais importantes para o sucesso do seu escritório de advocacia e qual área de atuação está tendo mais visibilidade e conversões em fechamentos de negócio. A partir daqui suas estratégias  serão desenvolvidas e colocadas em prática de forma correta.

Quer saber mais sobre Pesquisa de Mercado Digital, clique aqui e veja um super artigo sobre o assunto.

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