Planilha de controle financeiro para escritórios de advocacia

A planilha de controle financeiro é uma ferramenta que auxiliar nos cuidados com as contas do escritório, o fluxo de caixa e outras atividades que fazer com que a vida útil do seu escritório seja cada vez maior.

  • Aline de Souza Pereira
  • 19 de junho de 2020
  • ATUALIZADO EM: 18 de junho de 2020
  • TEMPO DE LEITURA: 4 minuto(s)
  • 0 Comentários. COMENTE!

Uma planilha de controle financeiro pode ser uma excelente aliada na gestão do seu escritório de advocacia. Com uma planilha como essa, contabilizar os honorários advocatícios, controlar os pagamentos, recibos e gastos do escritório fica muito mais fácil. E é sobre este tema que esse artigo trata.  

Mas, antes de mais nada, quero discutir um pouco sobre a gestão do seu escritório de advocacia, visto que, esse também é um ponto importante quando falamos de finanças.  

Gestão de escritório de advocacia  

Uma das maiores dificuldades que os advogados encontram quando resolvem empreender é como fazer a gestão do escritório. A principal causa disso, como muitos advogados e advogadas apontam, é o curso de bacharelo em direito não ensinar sobre empreendedorismo e gestão. 

Mas como fazer uma boa gestão do escritório? Para essa questão, existem diversas respostas, que pode ser desde contratar um software jurídico para escritórios de advocacia até contratar um profissional de RH.  

No entanto, o primeiro passo para uma boa gestão é: conheça bem o seu negócio. Ou seja, conheça seus concorrentes, seus colaboradores, seu propósito, sua cultura empresarial e todas as atividades que vocês executam.  

Dito isto, preciso lembrar que para uma boa gestão do seu escritório é importante que você tenha organização. Para isso, ferramentas de gestão são essenciais.



As planilhas jurídicas, como uma planilha de controle financeiro, podem ser uma solução excelente, caso você não possa investir muito e tenha poucos clientes. Você pode optar também por utilizar agendas online ou até mesmo um software jurídico, como o SAJ ADV.  

Planilhas jurídicas para gestão de escritório  

Existem diversas planilhas que podem te auxiliar a fazer uma boa gestão do seu escritório. Com elas é possível controlar as tarefas do seu escritório, os responsáveis pelas tarefas, os atendimentos, etc…

A vantagem dessas ferramentas é que você não precisa utilizar papel para que as informações sejam armazenadas. Além disso, você consegue utilizá las gratuitamente por meio das opções online, como as planilhas do Google ou do Outlook. E claro, como já disse anteriormente, com planilhas para gestão de escritório, tudo fica mais organizado, economizando muito o seu tempo.

Por outro lado, uma desvantagem é o fato de que, quando você possui muitas planilhas, além de você ter que gastar um tempo procurando no computador ou drive qual a planilha que você quer, você precisa atualizá-las constantemente. E por fim, um outro ponto é o risco de perder alguma informação porque algum colaborador apagou alguma linha da planilha por acidente. Problemas como esse são evitados quando você utiliza um software de gestão jurídica, por exemplo.

Entretanto, apesar dessas desvantagens, as planilhas seguem sendo ferramentas muito úteis para auxiliar na gestão do escritório de advocacia. E é em uma planilha específica que focaremos mais adiante: a planilha de controle financeiro. Porém, antes de entrar no assunto, vamos falar um pouco sobre a gestão financeira do escritórios de advocacia.

Planilha de controle financeiro

Gestão financeira na advocacia  

Além da dificuldade quanto a gestão do escritório, outro desafio encontrado pelos advogados e advogadas empreendedores é a gestão financeira dos escritórios de advocacia.  

Sem saber como fazer uma gestão financeira e quais ferramentas utilizar para isso, muitos escritórios tem prejuízos e acabam não conseguindo organizar, por exemplo, os honorários dos advogados do escritório corretamente.

Para começo de conversa, você precisa entender quais atividades e informações devem ser consideradas no controle financeiro do escritório. Isto é, o que é exatamente o controle financeiro e qual a sua importância.

Bom, muita gente acredita que para ter lucro basta executar bem o seu trabalho. A verdade é que, para quem é empreendedor, você só terá lucro se entender muito além do seu ofício. O primeiro ponto, portanto, é entender todas as entradas e saídas do escritório. Ou seja, todo o dinheiro ganho e todo o dinheiro gasto. Mas não basta somente saber, é preciso documentar.

Tendo tudo documentado você consegue elaborar uma estratégia que permite que você trabalhe de acordo com as demandas. Se você está gastando mais, você precisa ganhar mais. Você está cobrando pelo seu trabalho o que ele realmente vale? Seus colaboradores estão sendo remunerados de maneira justa? Todas as respostas você encontra quando documenta seu financeiro.

Mas onde documentar? Você pode criar uma planilha de controle financeiro.

Planilha de controle financeiro

Uma planilha de controle financeiro, é nada mais do que uma tabela onde você consegue inserir todos os dados que você achar necessário e que envolva os ganhos e gastos do seu escritório.

Você pode montar planilhas de acordo com os dados que você acredita que sejam mais relevantes para análise e para planejamento estratégico. Você consegue descobrir, quando você faz planilhas, possíveis padrões. Por exemplo, qual época do ano você ganha mais? E em qual você ganha menos? Sabendo isso, você consegue entender em qual época do ano você precisa se esforçar mais prospectando clientes.

Além disso, com uma planilha de controle financeiro, você consegue lembrar quais as datas de pagamento que seus clientes irão realizar seu pagamento e quais as datas que você deve pagar pelos materiais, softwares, sistemas, etc. que você utilizar.

Além disso, com esse tipo de planilha, você consegue entender quando você precisará ser contratado e por quantas horas para obter lucro (ou qualquer outro objetivo que você possua).

Vantagens da planilha de controle financeiro  

Além da praticidade de uma planilha financeira, você consegue organizar melhor cada ganho e cada despesa do seu escritório. Assim sendo, o crescimento do seu escritório se torna exponencial. Isso pois com a visualização das finanças do escritório, você consegue planejar e executar estratégias que permitam que você ganhe mais e gaste menos. Isto é, maior lucratividade para o seu negócio. 

Um outro ponto é que com a planilha de controle financeiro, você consegue remunerar seus colaboradores de maneira justa de acordo com os honorários deles. Com um colaborador com remuneração justa e lugar agradável, a chance de seu escritório crescer é cada vez maior.

Por fim, com um planilha como essa, você pode identificar em caso de fraudes, inadimplências ou outros problemas que podem trazer muito prejuízo para seu escritório. Assim, você tem como provar qualquer coisa, pois o seu escritório está devidamente organizado.

Planilha de controle financeiro para aumentar a lucratividade do seu escritório

Em suma, uma planilha de controle financeiro é uma ferramenta essencial para quem deseja empreender. No caso dos escritórios de advocacia, especialmente, é possível tornar o trabalho muito mais ágil e fácil, com todas as demandas armazenadas.

Com mais tempo, maior organização das suas finanças e estratégia bem elaborada, a produtividade e consequentemente a lucratividade do seu escritório sem dúvida irão aumentar.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre Gestão de Escritório de Advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV em seu email.

Aline de Souza Pereira

Estagiária de Customer Marketing do SAJ ADV. Graduanda de Jornalismo na UFSC. Estagiou na Agecom - agência de comunicação da UFSC e possui experiência de mais de 2 anos em produção de conteúdo.

ARTIGOS RELACIONADOS

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *