Planilha para advogados: como importar os dados para o software jurídico

Tempo de leitura: 5 minutos

A competitividade do mercado jurídico pede que os advogados sejam cada vez mais organizados. Muitos escritórios ainda usam planilhas de Excel para controlar prazos de processos e dividir tarefas. Entretanto, uma planilha para advogados exige uma gestão manual e muito mais tempo dos profissionais.  

Por isso, substituir a planilha para advogados por uma solução tecnológica é a principal tendência dos profissionais da atualidade. A tecnologia permite automatizar uma série de tarefas e ainda ajuda a controlar de forma mais eficaz os prazos e as atividades do escritório.

Uma das grandes dúvidas dos advogados no momento de migrar para um software jurídico é a importação de dados. Com uma funcionalidade específica para esta atividade, é possível inserir no novo sistema todas as informações importantes para o escritório de forma muito simples. O SAJ ADV, por exemplo, oferece modelos de planilhas para importação de dados de pessoas, processos, tarefas e andamentos.

Planilha para advogadosPlanilha para advogados no software jurídico

Planilha para advogados: passo a passo para importar os dados para o SAJ ADV

Etapa 1: Planilha de pessoas

Este modelo de planilha para advogados é a base para toda a importação de dados para o SAJ ADV. O documento indica em vermelho os campos obrigatórios de preenchimento. Sem eles, o upload das informações no sistema não será completo. Independentemente da quantidade de pessoas cadastradas no escritório, o SAJ ADV é capaz de registrar todas automaticamente no momento em que a planilha for inserida no sistema.  

Dicas importantes

Se você preencher algum campo relacionado ao endereço na planilha de pessoas, deve preencher todas as informações. Por exemplo: se você inserir o nome da rua e o número, deve anotar também o bairro, a cidade e o estado. As informações sobre endereço não são obrigatórias nesta planilha, mas quando você deixa de preencher algum campo deste tipo, o sistema reconhece como preenchimento incompleto e indica uma falha no upload. Neste caso, você terá que corrigir a planilha e fazer o upload novamente. Então, se você não tem o endereço completo, é melhor não preencher nenhum campo.

Outra dica para a planilha de pessoas é o CPF, que também não é um campo obrigatório. Quando você preenche este campo, o SAJ ADV consegue reconhecer esta informação nos processos e associá-los automaticamente a cada pessoa cadastrada no sistema. Isso economiza um tempo de trabalho dos funcionários do escritório, que não precisam vincular as partes envolvidas posteriormente. Atente-se apenas para inserir o número válido do CPF. Se você não souber esta informação, é recomendável preencher este campo posteriormente. Inserir informações inválidas, tipo “000.000”, podem ocasionar um erro no sistema.

Há ainda uma maneira de vincular a pessoa ao processo automaticamente: registrar o nome exatamente igual ao que está cadastrado no processo.

Etapa 2: Planilha de processos

Este modelo de planilha para advogados organiza todos os processos do escritório. Ele também indica em vermelho quais campos são obrigatórios de preenchimento para que a migração de dados para o SAJ ADV seja bem sucedida. Depois que a planilha estiver inserida no sistema, todos as informações sobre os processos entrarão automaticamente no software.

Durante a fase de implementação do SAJ ADV, você vai configurar a periodicidade de atualização dos andamentos dos seus processos: diária, semanal, quinzenal ou mensal. Paralelo a isso, você também vai cadastrar seu registro da OAB para receber as intimações dentro do sistema.

Dicas importantes

Entre os modelos de planilha para advogados no SAJ ADV, há o modelo de planilha de exemplos de órgãos judiciais. Você pode consultá-lo para preencher a sua planilha de processos antes de fazer o upload no sistema. Se as informações não estiverem no mesmo modelo, o carregamento do documento no sistema pode ter falha e você vai precisar ajustar a planilha para repetir a operação.

Você também pode inserir mais de um marcador para um mesmo processos. O marcador é uma espécie de palavra-chave que ajuda na busca geral do SAJ ADV. Para inserir mais de um marcador, é só separá-los com vírgula.

planilha para advogados

Etapa 3: Planilha de tarefas ou Planilha de andamentos

Para importar estes modelos de planilha para advogados, você, obrigatoriamente, já deve ter inserido no SAJ ADV a planilha de processos. As tarefas e os andamentos são vinculadas aos processos e por isso você já deve ter os processos no sistema.

Você deve decidir a ordem de importação com base no que mais se usa na rotina do escritório. Se a equipe costuma se organizar mais por meio da definição de tarefas, importe a Planilha de tarefas. No caso dos funcionários que preferem fazer a gestão pelos andamentos dos processos, dê preferência para a Planilha de andamentos.

Lembre-se de que os campos de preenchimento obrigatório estão indicados em vermelho.

Dicas importantes

Estes modelos de planilha para advogados têm um campo para apontar o identificador. Este é o grande diferencial que vai ajudar os usuários a ter mais produtividade depois da migração dos dados para o SAJ ADV.

No campo identificador, você pode registrar a pasta física ou o número do processo, por exemplo. É uma informação que vai facilitar e agilizar a execução das tarefas do escritório.

Você encontra outras dicas para a migração de dados logo abaixo dos modelos de planilhas de importação dentro do SAJ ADV.

Quer saber mais novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *