Como escolher o plano ideal de seu software jurídico

Dicas de como escolher o melhor plano de software jurídico conforme as suas necessidades

Depois de decidir trocar as planilhas jurídicas por um software jurídico, é hora de escolher um plano. No entanto, esta não é uma tarefa simples. Primeiro, é preciso pensar no software para advogados que oferece melhores funcionalidades para o profissional. Mas uma vez que se decide o produto, como escolher o plano? Afinal, escolher um plano mais barato pode parecer mais econômico em um primeiro momento, mas deixar de atender a tudo o que o escritório ou advogado individual necessita. E, assim, não gerará o retorno do investimento esperado. O contrário também precisa ser analisado. Pagar mais por funcionalidades que não utiliza, pode gerar um déficit desnecessário, levando o usuário a crer que não necessita de um sistema, quando o problema está na escolha da plano.

Por essa razão, é interessante ver algumas dicas sobre como escolher o melhor software jurídico, considerando as necessidades do seu escritório de advocacia (número de processos, colaboradores e funcionalidades), seja uma sociedade de advogados simples ou unipessoal.

1. Plano de software jurídico para jovens advogados

Aqueles que estão começando na carreira e são, assim, considerados jovens advogados, têm, muitas vezes, o ímpeto de apostar na tecnologia para se organizar na profissão, se diferenciar e, também, alavancar a carreira. Muitas vezes, são pessoas que já estão acostumadas com as inovações jurídicas. E talvez já tenham tido contato com um software jurídico durante estágios, por exemplo. E, desse modo, viram os benefícios que a implementação de um software para advogados pode trazer.

plano de software jurídico

O problema, contudo, é que nem sempre um jovem advogado terá condições financeiras de arcar com um plano de software jurídico mais robusto. Isto é compreensível e deve ser levado em consideração. Afinal, são profissionais que recém se inseriram no mercado jurídico. Portanto, ainda podem não possuir um nome bastante reconhecido ou uma grande cartela de clientes.

E apesar de conhecerem ou não os benefícios de um software jurídico, acabam optando por seguir na atividade profissional com planilhas jurídicas. Talvez considerem que, pela quantidade de processos, uma planilha para acompanhamento processual seja suficiente à gestão. No entanto, iniciar com um plano que leve em consideração esse contexto, pode ser mais benéfico, considerando as funcionalidades e integrações.

O SAJ ADV, por exemplo, oferece um plano gratuito para jovens advogados. Assim, aqueles que estão iniciando sua carreira poderão desfrutar dos benefícios de um software . Entre as vantagens de trocar as planilhas para advogados por um plano como esse, está a capacidade de cadastro de até 50 processo e até 50 atendimentos. Desse modo, as informações são integradas, e o usuário corre menor risco de perdê-las. Ainda, o plano oferecer 1GB de armazenamento em nuvem. Além da segurança, portanto, pode acessar seus dados de qualquer lugar, facilitando a sua rotina. Por fim, será mais fácil para o jovem advogado migrar para outros planos conforme seu crescimento na advocacia.



2. Plano de software jurídico para advogado individual

Como dito, conforme o profissional cresce na carreira jurídica, cresce também a complexidade na gestão de seus processos. Desse modo, talvez as limitações de um plano para jovens advogados não compensem a sua gratuidade. Quando isto acontece, é hora de pensar que um investimento a mais talvez repercuta em mais benefícios à profissão.

Por exemplo, o plano para jovem advogados é limitado a 50 processos. Mas a tendência é crescer na carreira e, assim, conseguir mais processos. Diante da alta quantidade de processos, também não compensa retornar às planilhas. É preciso, então, considerar que investimentos na advocacia podem gerar bons retornos. Se um plano de software jurídico com mais funcionalidades, por exemplo, permite que o advogado economize em tempo gasto com tarefas administrativas, ele poderá utilizar esse tempo em mais processos. E dessa forma, terá maior retorno financeiro, compensando o investimento com um software jurídica.

O plano do SAJ ADV para advogados individuais, diferentemente do plano voltado para jovens advogados, oferece número ilimitado de processos e 5GB de armazenamento em nuvem ao invés de apenas 1GB. Além disso, oferece:

  • processos com captura diária de andamentos: até 30;
  • módulo financeiro;
  • leitura de intimações nacionais para até 1 nome;

O módulo financeiro é uma importante ferramenta de software para advogados para a gestão financeira do escritório. Então, essa modalidade de plano de software jurídico possibilita melhor administração das receitas e despesas do profissional. Do mesmo modo, a captura diária e a leitura de intimações facilitam, sobretudo, o controle de prazos processuais. Assim, não apenas dá mais segurança ao advogado, como libera-o do tempo gasto com a consulta individual aos andamentos.

3. Plano de software jurídico para pequenos e médios escritórios

A complexidade aumenta quando aumentam também os profissionais. Para aqueles que formam sociedades de advogados, a gestão do escritório de advocacia deve considerar também os processos de cada um e integrar suas diferentes tarefas. Contudo, os planos apresentados anteriormente permitem apenas 1 usuário. Desse modo, tudo se concentraria dentro de somente um cadastro de usuário com o número da OAB.

Um plano com maior capacidade, portanto, pode se revelar mais benéfico para pequenos e médios escritório de advocacia. Dessa maneira, os profissionais contariam com:

  • cadastro de até 10 usuários;
  • número de processos cadastrados ilimitados;
  • leitura de intimações nacionais para até 1 nome;
  • processos com captura diária de andamentos: até 60;
  • módulo financeiro;
  • armazenamento em nuvem de 10GB.

Diante dessas condições, o módulo financeira se torna cada vez mais imprescindível. Além disso, o maior número relativo à captura de andamentos permite maior controle dos processos. E considera, assim, que mais advogados dentro de um escritório exigem maios funcionalidades de um software jurídico.

4. Plano de software jurídico para grandes escritórios

O plano de escritório de advocacia do SAJ ADV, descrito anteriormente, é um dos mais contratados. No entanto, os grandes escritórios podem sentir de necessidade de mais funcionalidades e capacidade, seja de armazenamento, usuários ou captura. Desse modo, há um plano pensado justamente para quem necessita de um plano de software jurídico mais robusto para a gestão do escritório de advocacia.

O plano Escritório Premium do SAJ ADV, pro exemplo, oferece os seguintes benefícios:

  • cadastro ilimitado de usuários;
  • número de processos cadastrados ilimitados;
  • leitura de intimações nacionais para até 3 nomes;
  • processos com captura diária de andamentos: até 100;
  • módulo financeiro;
  • armazenamento em nuvem de 20GB;
  • área do cliente ilimitada.

Entre as principais vantagens, portanto, está a possibilidade de cadastrar quantos usuários sejam necessários. Ainda, pode-se ler as intimações nacionais de até 3 nomes. Isto permite, então, maior controle, dada a quantidade de sócios e colaboradores, por exemplo. O número de captura diária de andamentos também aumenta em quase 70%, passando de 60 para 100. Igualmente, aumenta a capacidade de armazenamento em nuvem, o que condiz com as necessidades de escritórios maiores.

Por fim, o plano premium oferece área do cliente ilimitada. Assim, o cliente poderá ter acesso a algumas informações sobre seu processo. E isto repercute em melhor comunicação entre cliente e advogado e, consequentemente, na satisfação do cliente.

A escolha do plano de software jurídico, portanto, varia conforme as necessidades de cada escritório, desde o número de processos e cliente até novas funcionalidades. Há, contudo, uma outra possibilidade. Caso o profissional entenda que um plano atende a todos as necessidades, mas precisa ou deseja de uma funcionalidade ou capacidade extra, ele pode contratar serviços opcionais, também, separadamente, conforme os itens a seguir.

5. Planos com mais leitura de intimações

Um dos serviços opcionais oferecidos pelo SAJ ADV, por exemplo, é a possibilidade de contratar buscas nacionais extras. Assim, pode-se contratar mais intimações, além das 30, 60 ou 100 oferecidas nos planos par advogado individual, escritório de advocacia e escritório premium, respectivamente. E assim, garantir maior controle dos processos, principalmente quanto aos prazos processuais.

É importante, contudo, ressaltar que o plano para jovem advogado não permite a contratação de serviços opcionais do SAJ ADV. Desse modo, caso o advogado queria captura de andamentos, maior capacidade de armazenamento em nuvem ou leitura de intimações, poderá investir em um dos outros três planos de software jurídico.

6. Planos com mais armazenamento em nuvem

Da mesma forma que é possível contratar mais leitura de intimações, pode-se contratar maior capacidade de armazenamento em nuvem. Afinal, às vezes o profissional precisa armazenar maios documentos e dados do que o software permite. Isto, todavia, nem sempre o motiva a contratar um plano maior. Então, é possível permanecer com o plano atual de software jurídico, investindo apenas em espaço de armazenamento extra.

7. Planos com mais captura de andamentos

Assim como as intimações, a captura de andamentos é um item importante na atividade da advocacia. Não é apenas é uma forma de controle dos processos, mas também possibilita que o advogado dê uma resposta adequada ao cliente acerca do andamento da demanda que o envolve.

No entanto, nem sempre a capacidade oferecida pelo plano atende às demandas dos advogados. Por esse motivo, oferecem-se capturas de andamento extras como serviços opcionais. E isto pode ser benéfico a quem, por exemplo, atua sozinho, mas deseja mais capturas do que é oferecido ou aos escritórios que desejam receber mais capturas.

8. Implementação do software jurídico

Aprender a utilizar um software jurídico, contudo, pode gerar algumas dúvidas. Afinal, cada sistema possui as suas particularidades. E, principalmente para quem está migrando das planilhas jurídicas, pode ser mais difícil a adaptação. Do mesmo modo, às vezes é preciso uma indicação de todas as funcionalidades que o sistema oferece.

Diante disso, os advogados que contratarem o SAJ ADV, por exemplo, poderão contratar serviço de implementação de 2h. Nesse tempo, serão orientados sobre como utilizar o software, de modo a tornar a sua usabilidade eficiente. Aprenderão, assim, a cadastrar os processos, acessar as diferentes áreas e se beneficiar das várias funcionalidades. Dessa maneira, poderão aproveitar ao máximo o investimento em um software para advogados. E, assim, encontrarão os benefícios de utilizar a tecnologia na prática da advocacia e não gestão de escritórios.

Os planos e preços do SAJ ADV estão disponíveis na página do software. Além disso, para aqueles que desejem fazer um teste do software jurídico antes de escolher e contratar um plano, o SAJ ADV oferece a oportunidade de trial por 7 dias. Assim, pode-se verificar na prática o que o software oferece.

Quer ficar por dentro de tudo sobre Gestão de Escritórios e Software Jurídico? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *