Os 6 melhores podcasts jurídicos para ouvir em 2024

13/01/2021
 / 
09/02/2024
 / 
7 minutos

Os podcasts jurídicos são uma ótima alternativa de conteúdo para consumir durante as rotinas atarefadas dos advogados.

Seja entre uma e outra audiência, durante seu trajeto até o Fórum ou, até mesmo, após o expediente forense, os podcasts são uma fonte de conhecimento e contribuem para manter os advogados atualizados em diferentes áreas – principalmente a jurídica. 

O que é podcast?

Os podcasts são como os programas de rádio, nos quais os interlocutores conversam e debatem sobre diferentes assuntos. 

A sua diferença das mídias tradicionais (como o rádio e a TV) é que o podcast pode ser realizado por qualquer pessoa, através da internet, sendo disponibilizado em plataformas de streaming, como o SoundCloud e Spotify.

O que são os podcasts jurídicos?

Um podcast jurídico é um programa na forma de áudio, transmitido online, cujos temas abordados pelos apresentadores e convidados envolvem integral ou parcialmente algum ramo do Direito.

O conteúdo dos episódios pode ser criado por qualquer profissional do Direito e disponibilizado em diferentes canais.

É comum encontrar podcasts jurídicos que falem especificamente sobre Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Administrativo, como também aqueles que se relacionam com tecnologia, gestão, carreira e experiência profissional.

Por conta da sua variedade de opções, os podcasts de Direito vêm se destacando, cada vez mais, no dia a dia dos advogados. 

Crescimento do consumo de podcast no mercado

Atualmente, existem mais de 700 milhões de podcasts no mundo todo.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcasters estimou que 50 milhões de brasileiros já ouviram podcasts, e que os momentos preferidos para consumi-los é durante deslocamentos e atividades domésticas.

Como se pode perceber, desde o surgimento dessa mídia no Brasil, em 2004, o podcast se popularizou por conta de seu fácil acesso e criação. 

Isso possibilitou seu crescimento em diferentes nichos do mercado, incluindo a área jurídica.

Como o podcast tem mudado o mundo do direito

Com um computador (ou celular), um bom fone de ouvido e microfone e acesso à internet, qualquer pessoa pode ter seu podcast.

A simplicidade no processo de criação de um podcast permitiu que profissionais do Direito criassem seus próprios programas e compartilhassem suas opiniões e atualizações jurídicas sobre diferentes temas.

baixe uma planilha para controle de fluxo de caixa e acompanhe as financas do seu escritorio de advocacia

Hoje, é possível encontrar programas jurídicos comandados por advogados especialistas, juízes, professores de Direito e servidores públicos.

Diante da vasta quantidade de conteúdos produzidos nessa mídia, os advogados podem, a qualquer momento, se aprofundar em questões específicas de sua área, solidificar conhecimentos e manter-se por dentro das tendências e novidades jurídicas.

Benefícios de consumir podcasts jurídicos

Se você tem dúvidas sobre consumir ou não os podcasts no seu dia a dia, então é importante que conheça os benefícios que essa mídia pode trazer a você, profissional do Direito.

Abaixo, você pode conferir os principais deles abaixo.

1 – Praticidade no acesso

Conforme mencionado anteriormente, os podcasts são disponibilizados online.

Basta ter acesso à internet para conseguir acessá-los em plataformas de streamings ou, então, baixá-los para ouvir em outro momento.

baixe uma planilha de timesheet e controle a carga horária da sua equipe

O acesso aos conteúdos em áudio pode se dar por qualquer dispositivo, como computadores, notebooks ou celulares.

2 – Consumo a qualquer momento

Outro benefício dos podcasts jurídicos é que eles podem ser consumidos a qualquer momento da rotina do advogado.

Isso abrange, também, os períodos de descanso, de atividades físicas ou domésticas, ou períodos de lazer em geral.

De qualquer lugar, seja online ou offline, o advogado pode acessar facilmente um podcast de Direito e consumir o conteúdo escolhido.

3 – São gratuitos e não possuem mídia paga

Em sua grande maioria, os podcasts são disponibilizados gratuitamente por seus criadores.

Além disso, esse tipo de mídia não utiliza anúncios pagos durante sua transmissão.

Desta forma, os profissionais do Direito podem usufruir do podcast continuamente e sem interrupções.

4 – Diferentes tipos de abordagens

O mundo jurídico é composto por diferentes áreas e profissionais.

Isso implica em uma variedade de podcasts, cada qual com um tipo de assunto, tema e abordagem.

É possível encontrar podcasts jurídicos mais específicos (só de algum ramo do Direito), mais abrangentes, com linguagem mais séria ou mais descontraída, com ou sem participações especiais…

Isso permite ao advogado encontrar o programa que mais lhe agrade e que trate da sua área de interesse.

5 – Economia de tempo

Muitas vezes, os profissionais do Direito reservam os dias úteis da semana para o trabalho e deixam o final de semana para estudar e se atualizar.

Com os podcasts, os advogados podem aliar a jornada de trabalho aos estudos.

Tanto em momentos de descanso, deslocamento ou enquanto aguardam um cliente ou a realização de uma audiência, os podcasts podem ser consumidos para passar o tempo de forma produtiva.

Desta forma, quando chega o final de semana, os profissionais jurídicos podem aproveitar de outras formas seu período de lazer.

Quais os 6 melhores podcasts jurídicos em 2022?

1 – JurisCast

O JurisCast é o podcast ideal para advogados que querem se manter atualizados não somente em relação a temas jurídicos, como também sobre gestão, tecnologia e empreendedorismo.

Esse podcast jurídico é comandado por Tiago Fachini, Especialista em Marketing Jurídico, e é realizado quinzenalmente, com a presença de um convidado especialista na área.

Se você ainda não conhece o JurisCast, veja abaixo alguns dos programas mais populares em nossas plataformas:

Os episódios duram em torno de 40 a 60 minutos e podem ser acessados pelo Spotify, Youtube, Apple App Store e SoundCloud.

2 – Saindo da Caverna

No Saindo da Caverna, os professores da rede Damásio, Flavio Martins e Guilherme Madeira, comentam sobre relevantes temas de Direito, de forma atual e realista.

Os conteúdos desse podcast jurídico envolvem notícias da área, temas específicos e aprofundados, dicas culturais e participações especiais.

Com episódios semanais, a primeira temporada do Saindo da Caverna terminou em dezembro de 2020. Em 2022, foram produzidos pelo menos 5 episódios.

Os programas podem ser acessados pelo site do professor Flavio Martins, pelo SoundCloud e pelo Spotify.

3 – Salvo Melhor Juízo

O Salvo Melhor Juízo foi criado por três amigos: Thiago Hansen, historiador; Carolina de Quadros, advogada trabalhista; e Gustavo Favini, servidor público do Tribunal de Justiça do Paraná.

Por meio desse podcast jurídico, seus idealizadores objetivam levar aos estudantes e profissionais do ramo um debate aprofundado sobre o mundo do Direito – mas de forma acessível, sem formalismo e juridiquês excessivo.

Além disso, o Salvo Melhor Juízo também trata de temas que se relacionam com outras áreas do conhecimento, trazendo colocações sobre cultura, literatura e filosofia, por exemplo.

Para tratar de assuntos de forma tão completa e multidisciplinar, o podcast recebe especialistas e autoridades jurídicas para participar dos episódios.

Os programas podem ser acessados diretamente no site do Salvo Melhor Juízo, ou, então, no SoundCloud.

4 – Direito ao ponto

O Direito ao Ponto é um dos únicos podcasts de Direito com episódios diários.

A apresentação dos programas fica a cargo de Roberto Cestari, Lucas Lopes e Ederson Rodrigues, todos ex-alunos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.

Os episódios do podcast jurídico são de curta duração e trazem novidades sobre os diferentes ramos do Direito e decisões recentes e importantes dos tribunais brasileiros.

O podcast é disponibilizado no site do Trilhante, no Spotify, no Google Podcasts e no Itunes/Apple Podcasts.

5 – Direito 4.0

Inovação, criatividade e tecnologia: são essas as vertentes que vêm transformando o mundo jurídico e que são abordadas no podcast Direito 4.0.

Comandado pelo advogado Gustavo Miranda, o podcast jurídico aborda, semanalmente, as tendências dentro do Direito e a forma como a tecnologia se aplica a cada uma de suas áreas.

Para ficar por dentro dos episódios, acesse o site do Direito 4.0, o Spotify ou a Apple Podcasts.

6 – JusTáPop

Criado pelo escritório CHC Advocacia, o podcast “JusTáPop” busca tratar de forma leve e espontânea temas complexos do Direito.

Os episódios fogem do tom formal e exploram temas da cultura pop, rotina jurídica e desafios diários dos advogados. Tudo isso torna esse podcast jurídico uma alternativa descontraída para os advogados ficarem por dentro de temas da atualidade, pelo viés do Direito.

O podcast não tem uma periodicidade fixa, mas em 2022, foram publicados pelo menos 7 episódios.

Os episódios podem ser encontrados no Spotify.

Conclusão

O podcast é um importante meio de informação e de atualização para os profissionais do Direito.

Por conta de sua praticidade e facilidade de acesso, essa mídia tornou-se ideal para ser consumida em qualquer momento da rotina dos advogados – inclusive nos períodos de lazer e descanso.

Como visto, existem vários podcasts jurídicos que são produzidos há anos, e continuam ativos em 2022. Além disso, pouco a pouco, novas iniciativas especializadas vão surgindo.

Por isso, aproveite para conhecer as opções sugeridas e, posteriormente, acompanhar aquela que mais lhe agrade e que trate de assuntos do seu interesse. 

Receba meus artigos jurídicos por email

Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email

Use as estrelas para avaliar

Média 3 / 5. 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário