Portal SAJ ADV: uma história de 5 anos na advocacia

O Portal do SAJ ADV é uma plataforma de conteúdo jurídico, com artigos elaborados por colunistas e redatores, além de materiais exclusivos e comentários à legislação. O objetivo é fomentar o conhecimento no meio e auxiliar advogados e advogadas na sua jornada pela advocacia.

Uma carta aberta aos leitores do SAJ ADV: como é fazer parte dessa história

A vida é feita de mudanças. Nos últimos meses, vimos rapidamente nossas vidas mudarem por conta de um vírus. Um vírus… Número incontáveis de vidas afetadas no que parece ser um efeito borboleta de nossa história. Nossas rotinas tiveram de ser alteradas para que pudéssemos nos adaptar a uma realidade não imaginada, senão naquelas distopias que entregávamos a discussões teóricas e às estantes. E posso apostar que poucos, de fato, cogitaram que viveriam essa experiência, independentemente da geração a que pertençam. Mas não é disso que venho falar. Venho falar, sim, de mudanças, mas, desta vez, de um mudança nesse portal em que você se encontra: o Portal do SAJ ADV.

Aquele que estaciona hoje, em que estão de um segundo, estaciona no passado. Afinal, o tempo passa em uma velocidade que nos parece cada vez maior, sobretudo quando lidamos com tanta informação, na velocidade de um rolar de página. E considerando todos os nossos contextos, também o blog do SAJ ADV está se transformando para trazer cada vez mais informações e dados de qualidade a todos vocês. 

Este, no entanto, é um artigo diferente daqueles que costumo fazer. E depois de 2 anos trabalhando junto à Equipe SAJ ADV, talvez seja a primeira vez em que escrevo abertamente em primeira pessoa. Contudo, há um motivo especial para isto. 

Você já viveu um grande sonho em sua carreira? Pois agora eu compartilho o nosso.

Em uma carta aberta a todos os que visitam este blog em busca de conhecimento e atualização, portanto, eu conto, em primeira mão, o que está por vir. E convido você a também participar dessa jornada de transformação. 

Do software jurídico ao blog do SAJ ADV: a transformação em um portal de informações 

Entre artigos para o blog, cases de sucesso, materiais enviados e comentários ao Portal do Novo CPC e do CPP, esta é a primeira vez que venho contar o que significa participar desse trabalho de produção, revisão e edição de conteúdo. E mais do que isso, o que significa ser parte do crescimento de um portal que ruma a 1 milhão de visitas mensais. 



Agora, então, passamos por uma mudança que não será pequena, mas a reestrutura em busca do sonho de sermos parte da diferença para todos aqueles no universo da advocacia e do Direito. E eu quero mostrar a você o que existe por trás de um portal como o nosso. 

O blog do SAJ ADV surgiu bem antes de eu integrar esta equipe há quase 2 anos. Surgiu lá em 2015 com o lançamento do software jurídico. E como vários blogs, tinha, inicialmente, a ideia de mostrar um pouco mais do nosso sistema de gestão para escritórios de advocacia. Aos poucos, entretanto, vimos que poderíamos fazer mais pela realidade jurídica e por todos que acessam nossos conteúdos. 

Afinal, um escritório não é apenas uma série de processos internos. Um escritório é a sua gestão, a sua organização, é a sua capacidade de produção, é o conteúdo de suas teses, é a paixão dos seus colaboradores – é os colaboradores.

portal SAJ ADV

Um sonho pela advocacia

Isto despertou um sonho: o de proporcionar conhecimento para que a prática da advocacia se tornasse cada vez melhor. E, assim, também contribuir para a efetivação da justiça no nosso ordenamento. Começamos, desse modo, a investir nosso tempo e dedicação tanto em conteúdos voltados à prática dos escritórios quanto a discussões mais teóricas e contextualizadas, sobre direito material e direito processual. 

Eu tive, então, o privilégio de ver o blog do SAJ ADV crescer e se tornar algo mais. Acompanhei de perto a virada para 500 mil, 600 mil, 700 mil visitantes. Vibrei com o lançamento dos portais de comentários ao Novo CPC e ao CPP. Mas acima de tudo, tive também o privilégio de trabalhar com profissionais competentes, todos unidos pelo ideal de promover a transformação na advocacia. 

O que nos diferencia de outros portais de conteúdo 

Na internet, seja no meio jurídico ou não, existem diversos canais de comunicação. Existem portais de conteúdo como o nosso, existem canais do youtube, perfis do instagram, cada qual com seu público e com os seus objetivos.  

O que, no entanto, faz com que cada um seja diferente do outro? 

A diferença está nas pessoas por trás desses projetos. Entre a equipe interna do SAJ ADV e os colunistas que confiaram no nosso trabalho e aceitaram embarcar nessa jornada conosco, existem pessoas trabalhando diariamente para trazer conteúdos relevantes e de qualidade a você. E diante de tantas transformações, o trabalho de trazer segurança nas informações é cada vez mais necessário. 

Foi por meio desse trabalho, com curadoria de conteúdo, produção, edição e revisão, que, hoje, alcançamos mais de 11.000 palavras entre as 10 primeiras posições em pesquisas do Google. Isto, entre outros motivos, contribuiu para que recebêssemos mais de 8,6 milhões de visualizações únicas desde 2015, quando nosso primeiro artigo foi publicado, e mais de 900 mil visitas mensais. 

Uma comunidade para a advocacia

Não foi sempre fácil, é verdade, mas nem sempre é para todos. E não foram apenas os números que recompensaram todo o empenho. Foram os comentários, dentro e fora do blog. Foi ver o quanto a informação ainda é relevante para as pessoas. 

Quando você escreve seu primeiro artigo, não pensa que será possível ter esse resultado, principalmente se você nunca trabalhou com métricas como estas. E quem, como eu, cursou Direito, sabe que não se fala, nas faculdades, do alcance do seu conhecimento nos meios digitais. Fala-se de artigos científicos, de livros, de anais de congresso. Mas ninguém fala que você pode fazer parte de um blog e contribuir ainda mais para a democratização do conhecimento. 

Há pessoas, todavia, que já acreditam nisso, e muitos dos quais também do meio jurídico. Nesta carta aberta, portanto, também quero agradecer aos mais de 50 colunistas que fizeram parte dessa história – da nossa história. 

E espero que possamos fazer jus à expectativa do advogado Sérgio Merola, para quem:

Quando você junta um blog que é otimizado, já tem um tráfego orgânico absurdo, e transforma num portal – e conhecendo o trabalho de vocês, eu sei que será um portal muito bom, muito bem feito – a expectativa é de crescimento. E é muito bom para nós, colunistas, estar em portais de referência.

Especialistas compartilham conhecimento por meio do SAJ ADV 

Foi em 2016 que o blog do SAJ ADV teve o seu primeiro colunista. Afinal, ninguém melhor do que aqueles que atuam no meio jurídico para compartilhar conhecimento. E desde então, outros mais aceitaram transmitir suas experiências, estudos e pesquisas por meio do nosso portal 

Nossos colunistas, em sua maioria, são advogados e advogadas, especialistas que dedicam um pouco de suas rotinas corridas para trazer análises e dicas a todos os que acessam o nosso portal, com confiança e segurança na informação. 

Toda vez que eu tenho a oportunidade de conversar com um deles, o que eu encontro são pessoas empenhadas por dar o melhor de si em suas profissões. E me orgulho muito de poder trabalhar também junto a eles e de ouvir comentários como o da advogada Geisilene Amorim Caldas: 

Eu não tenho nem como te falar o valor [de escrever], porque é muito. É um prazer muito grande que você ganha: o prazer de contribuir com a sociedade de uma maneira ou de outra; o prazer de ter a oportunidade de escrever quando você não é ninguém de família importante. Não tem como precificar isso […]. 

O retorno disso não é apenas o nome nas buscas do Google. É o compartilhamento de informações; o reconhecimento por anos de estudo e prática colocados em um artigo; a criação de uma comunidade. É saber que todo o seu esforço está se tornando algo maior na criação de um novo Direito. 

Do blog do SAJ ADV ao Portal do Novo CPC e do CPP comentados 

Quando entrei no SAJ ADV em setembro de 2018, uma das propostas de trabalho era dar vida a um novo formato de conteúdo: comentários aos artigos do Novo CPC. Diferentemente do blog, o Portal do Novo CPC é dedicado a analisar artigo por artigo da legislação, com referência à doutrina e à legislação. 

À época, eu tinha 2 anos de graduação e estava finalizando um mestrado. A insegurança de trazer algo relevante batia constantemente. Afinal, quem era eu para fazer parte disso? E aqui, então, eu falo a todos aqueles que já pensaram em escrever ou investir em qualquer projeto, mas não encontraram confiança suficiente para isto: você consegue, basta acreditar e se dedicar.  

Existe algo, contudo, que não posso ignorar, pois este projeto foi parte de um empenho coletivo, como todos aqueles do SAJ ADV. Com todo o suporte do nosso time, em especial do Thiago Loch, head de conteúdo, conseguimos fazer acontecer. E um ano depois, começamos a nos dedicar ao Portal do CPP. 

Foram meses de preparação, semana a semana, comentando artigos, caputs, incisos e parágrafos. E quando lançamos, pensamos: será que valeu o esforço? Hoje eu digo, sem dúvidas: valeu sim. 

Todas as horas empenhadas valeram ao ver quantas pessoas acessam esse conteúdo em busca de esclarecimentos sobre um Direito que, muitas vezes, não é intuitivo.  

A letra da lei é viva. Possui uma intenção inicial, mas ganha contornos com a aplicação prática. O que está na literalidade pode não estar na jurisprudência. E acompanhar tudo isso para poder trazer essas análises é também uma forma de aprender.  

Portal do SAJ ADV: informações seguras sobre o Direito na prática 

Ao revisitar essa história, o sentimento que tenho é de que cresci como pessoa e como profissional. Participar da equipe de marketing e conteúdo do SAJ ADV não é apenas trabalhar para trazer informações sempre, é ganhar conhecimento.  

Com o Thiago Loch, head de conteúdo, cada dia é um pouco mais de conhecimento sobre marketing e SEO. Com a Janaína Alves, coordenadora de marketing, cada dia aprendo mais sobre linguagem e redação. Isto sem falar em todas os outros membros dessa equipe, cada qual com sua especialidade, trabalhando diariamente para tornar este grande projeto cada vez maior. Isto sem falar nas trocas que a comunidade SAJ ADV possibilita.

E agora, então, damos um novo passo em nosso sonho de levar todo esse conhecimento a mais pessoas. Expandimos nosso blog para um formato de portal, que possa fazer mais jus aos conteúdos publicados e melhorar a experiência daqueles que o visitam. Não porque ele não fosse suficiente, mas porque, como disse antes, a vida é feita de mudanças. E parafraseando a cliente SAJ ADV Ludimila Bravin, às vezes não cabemos mais em nós mesmos, então crescemos.

Queremos trazer a você, leitor ou leitora, uma nova experiência jurídica. E assim, compartilhar a sensação de que todos nós podemos nos tornar ainda maiores. 

Quer ficar por dentro de tudo sobre o SAJ ADV? Faça abaixo seu cadastro e receba os nossos materiais em seu email.

Redatora do SAJ ADV. Mestra em Teoria e História do Direito pelo PPGD/UFSC (2019). Bacharela em Direito pela UFSC (2015). Pós-graduanda em Direito da Proteção e Uso de Dados pela PUC Minas Digital.

ARTIGOS RELACIONADOS

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Avatar

    JEANE REGINA TOMAZ

    5 dias atrás

    Sou cliente e não consigo contato com suporte. Lamentável!!!

    Responder
    • Athena Bastos

      Athena Bastos

      5 dias atrás

      Oi, Jeane, tudo bem?

      Encaminhei a sua mensagem ao nosso Suporte. Se a situação ainda não foi resolvida, em breve alguém deve entrar em contato com você.

      Abraços

      Responder