Tecnologia na advocacia: principais vantagens na atuação jurídica

A tecnologia na advocacia engloba uma série de ferramentas e avanços em processos utilizados para automatizar, facilitar ou investir no crescimento de profissionais e escritórios de advocacia, como através de um software jurídico, de ferramentas de marketing jurídico e de atendimento ao cliente.

Benefícios da tecnologia na advocacia e principais estratégias para escritório

Podemos afirmar com certeza que os desenvolvimentos tecnológicos já estão profundamente inseridos em diversos ramos. E não é diferente com a tecnologia na advocacia.

Especialmente no Brasil, esses desenvolvimentos vieram não apenas para tornar os processos mais simples, mas também, para trazer mais economia para o país.

No setor de Direito, os avanços tecnológicos estão sendo utilizados como uma oportunidade para a redução de burocracia nos processos de trabalho de advogados e advogadas, assim como na otimização de seu tempo.

Por essa razão, entender com clareza sobre quais as novas tecnologias neste ambiente pode auxiliar qualquer profissional a se destacar diante da concorrência e crescer de forma sustentável no mercado jurídico!

Se você quer saber, então, como a tecnologia é essencial na área de Direito para otimizar os recursos e agilizar os processos para os profissionais, nós elaboramos esse conteúdo para explicar todos os detalhes.

Quer saber mais sobre isso e ter sucesso em sua jornada no setor de Direito? Então não deixe de acompanhar nosso conteúdo! Vamos lá?



Como a tecnologia na advocacia impacta também nos negócios de direito?

A tecnologia na advocacia é fundamental para que os profissionais e escritórios consigam crescer e desenvolver os seus negócios.

Especialmente para os profissionais e escritórios no início da carreira, utilizar as inovações tecnológicas impacta fortemente nos processos e na rotina que o profissional vai levar.

No entanto, se essas mudanças vão se mostrar positivas, é ideal que a empresa ou o profissional inclua esses desenvolvimentos e verifique os resultados.

Entre todos as mudanças, mas principais no meio jurídico, pode-se mensurar, dessa forma:

  • Aumento da eficiência e eficácia;
  • Otimização de processos burocráticos;
  • Armazenamento e gerenciamento das informações;
  • Segurança em todos os processos e informações;
  • Flexibilização no atendimento e serviços aos cliente;
  • Maior satisfação;
  • Inclusão de ferramentas e softwares para auxílio de diversos departamentos;
  • Entre outros.

Também é importante ressaltarmos que esses benefícios podem ser muito flexíveis, de acordo com o porte da empresa, as suas necessidades e também do seu segmento.

Em indústrias que prestam serviços de alpinismo industrial, por exemplo, as tecnologias impactam não somente nos processos, mas na segurança dos próprios profissionais, que necessitam do máximo de cuidado para realizarem suas atividades sem impedimentos.

tecnologia na advocacia

Quais são as principais vantagens da tecnologia no setor jurídico?

Agora que você já sabe mais sobre os impactos da tecnologia na advocacia e seus reflexos gerais no setor de Direito, vamos detalhar agora sobre os seus principais benefícios, por essa razão, continue nos acompanhando!

Está preparado?

Otimização dos processos operacionais em escritórios de advocacia

Os processos operacionais e produtivos são uns dos fatores que a tecnologia mais otimizou e tornou mais simplificado, seja no ramo de direito ou em indústrias, como as que fabricam elevador de escada e possuem diversos procedimentos complexos para a sua produção, por exemplo.

Ainda mais com o aumento da competitividade entre as empresas, ter processos otimizados fará com que os próprios gestores consigam direcionar tempo e recursos para realizar investimentos mais estratégicos e se diferenciar.

Um bom exemplo de avanço da tecnologia na advocacia é a criação e desenvolvimento de softwares e ferramentas que tornam os processos de trabalho automatizados, como os softwares de gestão para advogados.

Esse processo pode acontecer, por exemplo, por meio da Inteligência Artificial, ou também conhecida como AI. Nesse caso, os mecanismos inteligentes realizam uma série de atividades operacionais sem a necessidade de intervenção humana. É o que ocorre, assim, na gestão de tarefas e na produção de documentos pelo SAJ ADV – software jurídico.

Outros softwares, como o Big Data Analytics, CRM e ERP, por exemplo, também são muito úteis no gerenciamento de dados e processos.

Maior personalização no atendimento aos clientes

Sabemos que um dos maiores desafios para os profissionais de direito e para os escritórios de advocacia se dá em relação a oferecer uma melhor experiência no atendimento e nos serviços.

Com a tecnologia na advocacia, contudo, isto se tornou possível e fácil de ser realizado!

Por um lado, hoje em dia os clientes que estão a procura de um profissional de direito podem localizá-lo facilmente por meio das plataformas online, sejam eles sites de escritório, blogs jurídicos, fóruns aplicativos e redes sociais.

Por outro, a personalização e flexibilidade nos serviços por conta da otimização nos processos também é uma grande vantagem. Com um software jurídico como o SAJ ADV, por exemplo, é possível disponibilizar uma área do cliente através do qual eles acessam informações sobre o seu processo.

Resumindo, é possível realizar um ótimo atendimento online com facilidade e ainda prestar serviços completos e garantir a satisfação dos clientes!

Até mesmo empresas de outros ramos, como indústrias que fabricam e vendem cesta básica de alimentos, por exemplo, também pode ter uma boa experiência de maneira muito simplificada. Afinal, esse foi um dos fatores que a tecnologia mais se aprofundou.

Inovações no marketing jurídico

Você já ouviu falar em marketing jurídico? Essa ramificação do marketing diz respeito às ações e estratégias realizadas para tornar um profissional ou escritório de advocacia mais reconhecido diante do público por meio do conhecimento e informações. E diante das ferramentas disponíveis no mercado, também é um benefício da adoção da tecnologia na advocacia.

O marketing direcionado para o setor jurídico tem algumas limitações, como as estabelecidas no Código de Ética da OAB. Apesar disso, com a tecnologia, é possível criar e desenvolver estratégias eficazes e que podem atrair leads (potenciais clientes), aperfeiçoar a comunicação e ainda convertê-los em consumidores fidelizados.

Um exemplo é a utilização das mídias sociais, ou seja sites, aplicativos e redes sociais.

Além disso, também há os links patrocinados, que são anúncios do seu site ou conteúdo em mecanismos de busca ou em sites renomados.

A partir dessas estratégias, é possível alcançar uma parcela maior de público, segmentar seu alvo e ainda obter mais sucesso, autoridade e reconhecimento!

Utilize a tecnologia em seu escritório de advocacia e se destaque no mercado jurídico

Ao longo do post, vimos que a tecnologia chegou para a maioria dos setores e é utilizada por todas as empresas que pretendem se destacar no mercado.

No ramo de Direito, a tecnologia veio especialmente para otimizar todos os processos, sejam eles operacionais e gerenciais, seja para garantir uma maior personalização no atendimento e na prestação de serviços, além de também tornar a empresa mais reconhecida por meio do marketing jurídico.

Utilizando a tecnologia na advocacia, é possível se destacar diante da concorrência e estar preparado para enfrentar todas as mudanças e obstáculos do mercado! E sobretudo em momentos de crise, é uma estratégia fundamental, inclusive para a manutenção de serviços básicos.

Agora que você já sabe tudo sobre quais são as principais vantagens da tecnologia na atuação jurídica, o que acha de aplicar algumas dessas dicas em seu próprio negócio e ter sucesso em sua jornada?

E aí, gostou do post? Conta pra gente! Nós queremos saber sobre a sua opinião. Também não deixe de nos acompanhar nos próximos conteúdos!

Este artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Quer saber tudo sobre Tecnologia na Advocacia? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV – Software Jurídico em seu e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *