Gestores que todo profissional do Direito deve conhecer

Tempo de leitura: 4 minutos

O profissional do Direito interessado em empreender na área deve dar o primeiro passo buscando o máximo de conhecimento a respeito do ramo no qual pretende atuar, como as exigências legais para abrir escritórios de advocacia, por exemplo. Ele também pode obter apoio junto a consultorias do ramo ou acompanhar eventos focados em empreendedorismo jurídico.

Um bom exemplo de iniciativa para os advogados empreendedores foi uma parceria firmada entre a OAB e o Sebrae, em São Paulo, promovendo o programa estadual Advocacia Empreendedora, na qual os profissionais recebem orientação, após a graduação em Direito, em campos como marketing jurídico, finanças, recursos humanos e planejamento. Contudo, outra forma do profissional do Direito buscar inspiração para montar seu negócio e empreender na área jurídica é conhecer a história e exemplos de gestores. Isso porque um bom administrador tem como principal objetivo obter a eficiência organizacional e sua contribuição está em prover uma visão abrangente da organização, dois pontos primordiais que os advogados devem ficar atentos.

Cabe ainda destacar algumas características comuns aos gestores de sucesso que podem ser seguidas pelos profissionais do Direito como:

  • Compreender e saber lidar com todas as atividades da empresa;
  • Ter visão de negócios;
  • Ter ideias inovadoras;
  • Realizar planejamento e realinhá-lo sempre que necessário;
  • Ser analítico e em uma crise saber tomar a decisão certa;
  • Ser persistente;
  • Ser aberto à adesão de sócios para auxiliar no sucesso da empresa.

Gestores que todo profissional do Direito deve conhecer:

Listamos 3 gestores de sucesso, segundo o site Novo Negócio, que todo profissional do Direito pode ter como referência para obter êxito nos negócios jurídicos.

1 – Luiz Seabra – sócio-fundador da Natura

O empresário Luiz Seabra é um dos fundadores da Natura e se destaca por ter feito o negócio crescer, revelando-se um excelente administrador com capacidade para gerir a empresa, levando-a ao ponto mais alto do seu setor de atuação. Ele começou o negócio com uma pequena fábrica, em São Paulo. Com uma perspectiva de crescimento ele agregou dois sócios, ponto no qual a empresa passou a crescer em grandes proporções, hoje sendo reconhecida em todo o país. Um dos diferenciais adotados pela empresa é a linguagem com a qual ela se comunica com os clientes, uma novidade na época. Surgiu então o “jeito Natura” de ser, oferecendo simplicidade e produtos de qualidade.



2 – Abílio Diniz – sócio da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar)

Esse é uma referência no mundo dos negócios pois ganhou destaque ao conseguir replanejar sua empresa. Ele fez reajustes quando necessário e persistiu em seus objetivos. Após se formar na faculdade de Administração, o pai de Abílio sugeriu que ele abrisse um supermercado, na capital paulista. Ainda na década de 60 o empreendimento já era sucesso com 40 lojas abertas e aproximadamente 1,5 mil funcionários. Mas nos anos 90 Diniz sofreu uma crise em seu negócio e se viu diante da necessidade de realizar uma reforma administrativa, o que ajudou a se reposicionar no mercado.

Após realinhamentos ele acabou se afastando da presidência do grupo e hoje atua apenas como sócio. Atualmente, Diniz também é presidente do conselho de administração da BRF. Neste caso é importante lembrar ao profissional do Direito que ele deve estar preparado para problemas que surgem no decorrer tempo, especialmente durante o crescimento do negócio, e estar preparado para enfrentar problemas e tomadas de decisão, sem declinar nos primeiros obstáculos.

profissional do direito

3 – Robinson Shiva – fundador do China Inbox

Formado em odontologia, após sua formatura desistiu da profissão e resolveu criar o primeiro delivery de comida chinesa na caixa do Brasil, no Paraná. O destaque do negócio se deu devido a inovação, ideia que surgiu após uma viagem aos Estados Unidos. Mesmo sem o apoio da família no início, ele persistiu demonstrando ser um gestor resiliente e hoje tem um negócio de sucesso, que se expandiu para 20 Estados do país e no Distrito Federal. Este exemplo demostra como o profissional do Direito deve sempre manter uma visão estratégica e buscar formas inovadoras de atuar em seu escritório de advocacia.

Conhece mais algum administrador de sucesso que pode inspirar o profissional do Direito? Dê a sua sugestão nos comentários! Faça seu cadastro e acompanhe as novidades sobre empreendedorismo na área jurídica no blog do SAJ ADV.

Quer ficar por dentro de todas as novidades no mercado jurídico? Faça seu cadastro e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *